26.7.10

O Morro dos Ventos Uivantes

Eeee, estou de volta!
E, para começar bem a semana, vou falar sobre o livro que terminei de ler hoje: O Morro dos Ventos Uivantes da Emily Brontë.
Nooossa é perfeito! Entrou para os meus favoritos!
História linda demais, extremamente envolvente!
Sempre adiei ler esse livro, pois pensava que era um romance água com açúcar. Mas, me enganei profundamente. A trama é densa, profunda, com trechos repletos de paixão e violência. A obra prende a atenção do início ao fim.
Amei o modo como a história é narrada!
Alguns diálogos dos personagens parecem poesia pura!
Quando eu começava a ler, era transportada para outro mundo... Penetrava na cultura inglesa, sentia o cheiro da relva do Morro e das flores da Granja. Simplesmente maravilhoso!
Não sei como é a edição de agora, a que eu li é de 1979... Isso fez com que a leitura tenha se tornado ainda mais poética.
Realmente me encantei!

Agora estou louca para assistir os filmes. Vou correr agora mesmo atrás do clássico de 1939!
Depois eu conto para vocês como é...

Segue a sinopse e mais algumas informações abaixo:
Único romance escrito por Emily Brontë, O MORRO DOS VENTOS UIVANTES, foi publicado em 1847 e atribuído a um certo Ellis Bell. Hoje considerado um clássico da literatura inglesa, caracterizado como uma história de amor amaldiçoado e de vingança, e visto como a mais intensa história de amor já escrita na língua inglesa, recebeu fortes críticas no século XIX, época em que foi lançado. Um ano antes, as três irmãs Brontë Charlotte, Emily e Anne haviam publicado uma coletânea de poemas em nome de Currer, Ellis e Acton Bell. Nos círculos literários ingleses era crença generalizada que as Irmãs Brontë e os Irmãos Bell fossem as mesmas pessoas. No entanto, o simples crédito deu margem a controvérsias: que Bell seria, realmente, qual das irmãs Brontë? O MORRO DOS VENTOS UIVANTES já foi adaptado mais de vinte vezes para o cinema, rádio e TV. A versão de William Wyler de 1939, estrelada por Merle Oberon como Cathy e Laurence Olivier como Heathcliff, é considerado um dos grandes clássicos do cinema até os dias de hoje, indicado para sete categorias da mais importante premiação do cinema e vencedora do prêmio por sua fotografia; as versões mais recentes são as de 1992, estrelada por Juliette Binoche e Ralph Fiennes, e uma modernização para os dias de hoje, produzida pela MTV em 2003.

Avaliação:




3 comentários

  1. Angélica,

    Sou apaixonada pelo Morro dos Ventos Uivantes, adoro e o filme toda vez que passa assisto e choro horrores.
    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Comprei este livro e acho que estou demorando pra ler pelo mesmo motivo seu, parece ser muito água com açúcar, adorei sua resenha e já adicionei ele na minha pilha, vou ler assim que terminar duas séries que estão me esperando, rs. ;)

    ResponderExcluir
  3. Adoroooooooooooooo, como professora pedi até trabalho desse livro esse ano e os alunos gostaram :)
    O filme tbm é tudo de bom e sempre sofro com as personagens rsrsrs

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!

Últimos Instagrams

© Pensamento Tangencial. Design by FCD.