10.8.10

Livro de papel ou digital?

Qual deles você prefere?

Eu sempre fui viciada em livros! Sonhava em ter uma biblioteca...
Mas, depois de conhecer os e-books, o meu pensamento mudou.
Não vejo a hora de fazer uma limpa na minha estante, guardar somente os livros que pretendo reler ou que me marcaram.
Faz tempo que venho passando adiante os livros que não me agradaram muito no Trocando Livros. Mas, agora que peguei o gostinho da tecnologia, não pretendo mais ter livros de papel.
Eu sempre baixava e-books, mas não tinha paciência de ler no computador.
Isso aconteceu até o dia em que eu queria muitoooo um livro e estava sem $$ para comprá-lo. Então, baixei o e-book e li no meu computador. Desde então, a minha opinião mudou.
Todo mês eu comprava livros e, agora, os procuro no 4Shared ou no Google e faço download.
Os prós são que você pode carregar quantos livros quiser em seu notebook ou smartphone, ler onde quiser... Quando a aula está um porre (estou cursando pós-graduação), fico lendo no meu smartphone e ninguém nota. Se eu fosse abrir um livro no meio da aula com o título "Percy Jackson e os Olimpianos" não iria pegar bem... Assim, posso ler o que eu quiser. Além disso, você não precisa reservar um espaço da sua casa com enormes estantes, cheias de poeira, com livros parados que jamais serão lidos novamente. Em vez disso, eles estão todos em seu HD ou cartão de memória e a sua casa fica sem nada entulhado.
No entanto, também há os contras. No e-book não é possível sentir aquele cheirinho maravilhoso de livro novo e os autores saem perdendo feio.. Como você encontra qualquer livro na internet, eles deixam de vender e de ganhar dinheiro pela sua obra.

Então, fica aí o "x" da questão... Comprar livro de papel ou ler e-book?



Eu já me assumi... Me rendi à era digital.

6 comentários

  1. Puxa, eu goooosto de comprar livros... tenho o maior prazer em pegá-los na minha mão e confesso que até hoje eu não consegui ler um e-book inteiro, por mais que eu tente :(

    Queria conseguir ler e-books como você! Economizaria muuuito $.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Angélica,

    Eu ainda sou apaixonada por livros reais, já li e-book, não vejo problemas, mas o ato de ir até a livraria, a ânsia de encontrar aquilo que procuramos, o ato de sentar e ler o livro, para mim não tem comparação.
    É claro que os preços estão um absurdo, mas uma vez ou outra, vale a pena. Estou lendo para o meu filho (6 anos), Percy Jackson e o ladrão de raios, todas as noites, antes dele dormir, e é muito legal, acompanhar a relação dele com o livro, o cuidado em não estragar, em deixar no local certo, ao lado da cama junto com a lanterna de leitura, rs. Vale a pena, de vez em quando um livrinho real.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Angélica,

    Ahhh, eu ainda compro livros...principalmente para minha mãe, que ficou inválida depois de um AVC e adora ler. Combinei assim com Lua, minha filha de 14 anos, leia primeiro digitalizado e se vc gostar muito, compramos.
    Eu também era muito resistente com livro digitalizado, mas estava louca para ler "Dewey, um gato entre livros" e li no computador mesmo e bem rápido, aí vi que era besteira, hoje leio tranquilamente. No momento estou lendo a Autobiografia de Agatha Christie.
    Pois é, gosto mais de livros de papel, mas o digitalizado, para mim, hoje em dia não é mais um bicho de sete cabeças.

    Beijos :]

    ResponderExcluir
  4. Eu prefiro os reais. Não consigo ler muito na frente do computador... Mas sempre é a melhor coisa!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Já li e-books mas nada substituí o prazer de sentir o cheirinho das páginas, o peso do livro...

    Já li, mas não gosto... só em último caso!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Questão polêmica...
    Sou apaixonada por livros desde criança, por isso formei-me bibliotecária. Adoro o cheiro, formato, cor dos livros impressos e ainda acho o digital (mesmo em suas várias versões) muito frio. Por outro lado o e-book facilita muito ler em determinadas situações.

    Este mês li meu primeiro e-book. Confesso que foi estranho, mas depois do primeiro seguiram-se outros e estou no quinto. Dou preferência para livros antigos, esgotados e romances de banca.

    Bjkas.

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!

Últimos Instagrams

© Pensamento Tangencial. Design by FCD.