17.11.10

O Dia do Curinga - Jostein Gaarder

Hoje vou falar sobre a obra de um dos meus autores preferidos: Jostein Gaarder.
Simplesmente amooo os livros do Gaarder!
Sempre são obras que levam o leitor à reflexão. Sendo assim, O Dia do Curinga não poderia ser diferente.

O Dia do Curinga é um livro que você lê muito rápido! Uma leitura gostosa que prende a atenção do início ao fim. E, quando chega ao fim, você se sente órfã (o).

A história é sobre Hans-Thomas, um garoto de doze anos, e o seu pai, um mecânico um pouco diferente dos tradicionais...

Eles partem em uma aventura pela Europa para tentar trazer de volta a mãe de Hans-Thomas, que os deixou quando ele tinha quatro anos de idade.
Conta o pai de Hans-Thomas, que ela saiu de casa "para se encontrar" e nunca mais apareceu.
Uma vez, ao acaso, eles a veem em uma revista de Atenas. Então, partem em uma jornada até lá.

Durante a viagem, o pai de Hans-Thomas, faz diversos questionamentos filosóficos... Daqueles que todos nós almejamos as respostas.

No caminho para Atenas, eles passam por uma cidade e Hans-Thomas ganha um livrinho e uma lupa. Não vou falar de quem ele ganha esses objetos para não perder a graça...

Então, é neste momento que você não consegue mais parar de ler! Pois, além da história principal, a viagem para Atenas, começa em paralelo a narração da história contida no livrinho.

Nossa, você fica doida (o), quer muito saber o que vai acontecer em ambas as histórias!

O final do livro também é muito legal!

Você viaja ao ler o livro, é bom demais!

Uma das citações que mais gostei foi essa:

Vivemos nossas vidas num incrível mundo de aventuras, pensei. Apesar disso, a grande maioria das pessoas considera tudo isso "normal". Em compensação, vivem em busca de algo fora do normal: anjos ou então marcianos. E isso se explica pelo simples fato de que elas não consideram um enigma o mundo em que vivem. Para mim a coisa era completamente diferente. Para mim, o mundo era um sonho muito estranho, e eu vivia em busca de uma explicação racional qualquer para esse sonho.

Essa frase é dia pelo Nove de Ouros, um dos personagens do livrinho que Hans-Thomas está lendo:

Eu gostaria tanto de pensar um pensamento que fosse tão difícil que eu não conseguisse pensá-lo.

Essa também é bem legal dita pelo pai de Hans-Thomas:

Um filósofo é uma espécie de curinga: alguém que sempre acreditou ver coisas estranhas, que os olhos dos outros não viam.

Durante a leitura você vai encontrar diversas frases nesse estilo e muitas indagações do tipo “quem somos” e “para onde vamos”...

O legal do livro é que não é uma história chata ou densa sobre filosofia... É uma aventura com questões filosóficas no meio. Uma leitura recomendada para todas as idades. Muito bom mesmo!

Avaliação:



Recomendo muitooo!

Sinopse:
O ponto de partida deste livro de Jostein Gaarder é a história de um garoto chamado Hans-Thomas e seu pai, que cruzam a Europa, da Noruega à Grécia, à procura da mulher que os deixou oito anos antes. No meio da viagem, um livro misterioso desencadeia uma narrativa paralela, em que mitos gregos, maldições de família, náufragos e cartas de baralho que ganham vida transformam a viagem de Hans-Thomas numa autêntica iniciação à busca do conhecimento - ou à filosofia. O dia do Curinga é a história de muitas viagens fantásticas que se entrelaçam numa viagem única e ainda mais fantástica - e que só pode ser feita por um grande aventureiro: o leitor.

19 comentários

  1. Que delicia de resenha... Vou te contar que O mundo de Sohpia nao é la minha cara... mas essa historia aqui me chamou a atencao... vou arriscar, jata nam inha estante!!! Valeu a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu tb sou fã desse autor e amei esse livro mais que O Mundo de Sofia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Sim meninas!! Esse livro é bem mais leve que "O Mundo de Sofia". A história é de aventura... muito gostosa!

    ResponderExcluir
  4. ADoro JG ele é muito bom, tenho que ler esse livro, ainda não li O.o

    ResponderExcluir
  5. Só li um livro desse autor e amei! Preciso me aventurar em outras obras de Jostein Gaarden

    ResponderExcluir
  6. *.*
    Não conheço o autor nem havia ouvido falar da obra, porém eu gosto e muito de livros que me façam refletir sobre algo. Muito boa a resenha Angélica, vou tentar a leitura do livro. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Báh também adoro o Jostein, uma das minhas metas no projeto 101 coisas em 1001 dias é comprar todos os livros dele lançados no Brasil. O Dia do Curinga é um livro especial, fiquei feliz de encontrar alguém tão apaixonada por ele quanto eu :)
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  8. parece ser bom vai pra lista *-*
    http://draama-queen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Pra receber uma nota 10! Uau...
    eu quero!

    ResponderExcluir
  10. ei Angelica, não conhecia esse livro, mas gostei bastante da capa. ^^
    Vou querer ler. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro e o fato de receber nota 10 realmente me deixou interessada! heeh
    Beijão

    ResponderExcluir
  12. Olá!!Bom Dia!
    Vim retribuir a visita e fiquei encantada com seu blog!!
    Amei tudo!! Este eu ainda não li, mas o Mundo de Sofia é um dos meus favoritos!!!Obrigada pela dica!!
    Estou te seguindo!!
    Muito bom sua resenha, eu adoro conhecer, quem ama os livros!!
    Espero que me visite mais!!Seja Bem Vinda!!
    Eu fui na 56°Feira do Livro de Porto Alegre!!!Não perco uma edição!!
    Beijos
    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  13. Ok me convenceu vou ler. ahaha ótima resenha.

    ResponderExcluir
  14. Espera aí. Essa é, de milhares, a melhor postagem que eu já li! AMO (como não posso expressar) Jostein Gaarder, devo muito a ele!!! Foi lendo O Mundo de Sofia que descobri o que é possível encontrar num livro. Não quis parar mais desde então. Ele é O LIVRO da minha vida. O que me abriu as portas para o mundo da leitura e da filosofia. PERFEITO. Até chorei quando terminou... Li O Dia do Curinga e vários outros do Joisten, que estão com certeza entre os meus preferidos.
    Beijos, ÓTIMA postagem. Adorei!

    ResponderExcluir
  15. A sua resenha ficou ótima, sem dar spoiler e mesmo assim deixar o leitor curioso e com vontade de ler o livro o quanto antes.

    Eu fiquei fascinada pelo trabalho de Jostein Gaarder, desde que li "O Mundo de Sofia", um livro fanstástico que marcou minha adolescência. Fez eu gostar mais de filosofia.

    "O Dia do Curinga" é um livro que quero comprar. Ele está na minha lista de desejos, mas estou esperando uma promoção, já que ele é meio caro rs.

    Beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pelos comentários meninas! Adorei!

    Também amooo O Mundo de Sofia! É por causa do livro que o nome da minha cadela é Sofia. O meu marido briga comigo até hoje por causa disso... Diz que era para eu ter deixado esse nome para quando resolvermos ter filhos... Mas, fazer o quê?! Não resisti e coloquei na minha cusca!! Ah, e o apelido dela é Sofy para o mais íntimos. :p

    Regiane, procura pela edição de bolso que é mais barata. A normal realmente é cara!
    Recebi o meu livro através de uma troca que fiz no Trocando Livros - http://www.trocandolivros.com.br
    Então, não precisei desembolsar $$...

    Realmente esse é um livro que vale a pena!!

    ResponderExcluir
  17. Valeu pela dica, Li deste autor OMundo de Sofia, e sempre fico de olho nos outros.Vou colocar no carrinho na próxima compra,rs,rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Já li esse livro três vezes e sou apaixonada! Agora comprei O Mundo de Sofia e estou muito ansiosa para ler.
    B-jus

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha, sempre tive vontade de ler... lembro que na época da faculdade cheguei a pegar emprestado umas três vezes, mas sempre tinha algo mais importante para ler e ele ficava de lado... acho que vou colocá-lo como meta para este ano.

    Beijos

    http://www.estantedadebora.com.br/

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!

Últimos Instagrams

© Pensamento Tangencial. Design by FCD.