25.11.10

O Guia do Mochileiro das Galáxias

Hoje vou falar sobre um livro que achei muito doido… Na verdade, foi o livro mais maluco que já li.

É um livro que deve ser lido, preferencialmente, por pessoas meio doidas, que gostam de imaginar o possível e o impossível, tem o privilégio de serem criativas e portadoras de um gene meio esquizofrênico.

Isso tudo é para dizer que, se você é daqueles certinhos que está em busca de uma história séria ou de um romance profundo, fuja desse livro!

Mas, se você está afim de uma leitura irônica, divertida, com toques sarcásticos e repleta de muita imaginação, encontrou o livro perfeito!

O Guia do Mochileiro das Galáxias é sobre Arthur Dent, alguém que tinha uma vida normal (com alguns percalços engraçados, claro), e que possuía um amigo extraterrestre chamado Ford Prefect.
É claro que ele não fazia ideia de que o seu amigo era um extraterrestre, até o dia em que chegou o FIM da Terra. Ford avisou Arthur que eles teriam poucos minutos para deixar o planeta Terra, pois ele deixaria de existir. Mesmo sob muitas dúvidas, Arthur acaba acreditando em seu amigo e, juntos, partem em uma aventura pelas galáxias.

Uma das coisas que adorei nesse livro é o fato do autor zombar de questões que perseguem a humanidade desde os seus primórdios. Ele responde sem nenhum medo qual é a resposta para "a Questão da Vida, o Universo e Tudo o Mais"...
Morri de rir com a resposta! Não adianta insistir que não vou dizer qual é!

Outra coisa que achei o máximo são os nomes dos personagens que eles encontram em outros planetas! E a descrição então? Tudo muito bizarro!

"T. Eccentrica Gallumbits, a prostituta de três seios de Eroticon 6."

Olhem esse trecho que doideira:

"O peixe-babel", disse O Guia do Mochileiro das Galáxias, baixinho, "é pequeno, amarelo e semelhante a uma sanguessuga, e é provavelmente a criatura mais estranha em todo o Universo. Alimenta-se de energia mental, não daquele que o hospeda, mas das criaturas ao redor dele. Absorve todas as freqüências mentais inconscientes desta energia mental e se alimenta delas, e depois expele na mente de seu hospedeiro uma matriz telepática formada pela combinação das freqüências mentais conscientes com os impulsos nervosos captados dos centros cerebrais responsáveis pela fala do cérebro que os emitiu. Na prática, o efeito disto é o seguinte: se você introduz no ouvido um peixe-babel, você compreende imediatamente tudo o que lhe for dito em qualquer língua. Os padrões sonoros que você ouve decodificam a matriz de energia mental que o seu peixe-babel transmitiu para sua mente.

Parece conversa de esquizofrênico!
Mas, cheguei à conclusão de que quero um peixe-babel!! \o/

Também adorei a explicação que ele deu para o surgimento da Terra. Hehehe
Essa parte também não vou contar... :p

Acho que nem 2% dos termos contidos no livro entraram para o meu cérebro. Passaram, deram um oi e depois que terminei de ler o livro, sumiram. Muito estranho isso... Será que é algum truque interespacial? Pois é, também não sei. Mas, confesso que fiquei preocupada.

Em suma, o livro é mais ou menos isso. Provavelmente você não entendeu quase nada da resenha porque eu também não entendi quase nada do livro. Mas, uma coisa posso dizer, me diverti muito lendo!

Ainda não sei se vou ler o restante da série (são 5 livros)... Gostei, mas não me senti muito motivada para ler os outros volumes. Pelo menos agora... Mas, futuramente, quem sabe?

Então, para você finalmente entender sobre o se que trata O Guia do Mochileiro das Galáxias, segue abaixo a sinopse:

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O Guia do Mochileiro das Galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

Avaliação:



É o livro mais criativo e doido que já li!

Desculpem-me essa resenha sem pé nem cabeça, mas foi assim que ficou o meu cérebro depois de ter terminado a leitura. :p

31 comentários

  1. Angélica,

    Eu assistí o filme.
    Meu marido é nerd de carteirinha e comprou a coleção desses livros. Depois de ler, assistimos o filme.
    Muito doido mas, muito bacana mesmo.
    rsrsrsr

    BJahm

    P.S.: Parece que o nome do site Babel Fish nasceu daí ou é o inverso. Alguma coisa assim! rsrsr

    ResponderExcluir
  2. E como é o filme Jahm? É legal?
    Agora fiquei curiosa!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, não sabia que era tão doido assim a leitura! Comprei os livros da serie, mais ainda não li.
    É com certeza uma leitura interessante...

    Gostei da resenha!^^

    bjus

    ResponderExcluir
  4. Po, eu sou MEGA Fanzaço desse 1o livro!!
    Muito bom!!!
    Eu quero uma Coração de Ouro pra mim! huahuahua
    Pô, vc esqueceu de falar do Marvin!!!!!

    O primeiro livro é MUITO bom, mas a trama perde conteúdo com o passar dos livros e o último já é bem chatinho, pq a série já tinha dado o que tinha que dar, mas leia tudo sim!

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  5. É mesmo! Me esqueci do Marvin!! São muitos personagens intergalácticos para a minha cabeça! Hauauhua!

    ResponderExcluir
  6. Comecei a ler o livro mas parei porque estava confundindo tudo! Hahaha. Os nomes são muito loucos e tudo é muito louco! Pelo seu post deu até vontade de voltar e acho que é o que eu vou fazer, rs. Pena é que é uma coleção e significa que vou gastar um dinheirão até ler tudo! Haha.

    Adoro o blog! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. eu adooooro esse livro! sou fã do Arthur, do Marvin e meu preferido é o Ford *-*
    eu ri demais lendo e continuue a série. O meu preferido é o segundo, O Restaurante no Fim do Universo.

    e, assim como você, sei como é dificil falar desses livros. é super facil dar spoiler, mas muito dificil de contar a história e explicar como ele é divertido. lutei pra resenhar os quatro primeiros no blog ;o
    adorei a resenha *-*
    beijos
    Mel, Defatto! & Três Lápis

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho a coleção desses livros, mas infelizmente não li nem esse, que é o primeiro. Que vergonha, né?

    Eu já imaginava que esse livro poderia ser bem maluco hehehe. E se é mais dirigida as pessoas meios doidas, que adoram imaginar o possível e o impossível, isso é comigo mesmo hehehe.

    Hahaha, eu dou razão para você ter feito uma resenha sem pé e sem cabeça, como você disse, mas não tem como ser de outro jeito, já que o livro é bem doidão em todos os sentidos.

    Com certeza para quem gosta, é diversão garantida!

    Eu quero lê-lo em breve!!!

    Beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  9. Comprei a coleção a pouco tempo, em uma das super promoções do Submarino (sim, não posso passar no site, é minha perdição!).

    Não gosto de ficção científica, comprei mais para ver se meu filho se animava e lia um pouco. Até agora nada...

    Foi a primeira resenha que li sobre o livro e quem sabe me disponha a ler o dia que estiver mais louca do que o normal.. hehehe.

    Ah, parabéns pelo site, é muito bacana. Vou vasculhar...

    Bjkas!

    ResponderExcluir
  10. oi florzinha!
    adorei o seu blog e a idéia da retrospectiva literária eu adorei! tô dentro hauahuahuahuahuhauhauhauhuhauha
    beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Angélica, fofa, adorei a resenha! Eu e Eliza já estamos com vontade de ler o livro há um tempo, e você só aumentou auhaha
    Obrigada pela visita, e muito obrigada por colocar nosso blog na Retrospectiva Literária *-*
    Um beijo!
    Elena.

    ResponderExcluir
  12. Loucura total ! Sempre ouvi falar desse livro mas nunca me interessei de ler. Quem sabe eu não me animo!

    bj
    www.blogguiadoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Angélica, eu amo ficção científica!!!!!!! é doidera pura, mas considero uma viagem sensacional...

    ResponderExcluir
  14. Angélica,

    O filme é doido que nem o livro mas eu achei legal.
    Meu marido amouuuuuuuuuu!
    Mas ele é doidinho tbm!
    ersrsrsrsrsr

    BJahm

    ResponderExcluir
  15. Eu bem que li a sinopse desse livro no skoob a alguns séculos atrás rs
    Eu estou mais para livros certinhos, digamos assim. Mais quem sabe nas férias õ/
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oiii' .. nossa esse livro parece ser bem lgl .. vo coloca na minha lista .. vc comento la no meu blog na resenha q postei sobre o livro "A Batalha do Apocalipse" q a minha resenha fico mt lgl .. obrg .. so q eu pego algumas resenhas do msm livro q ja li .. leio todas elas .. a melhor eu copio e jogo no Word e modifico do meu jeito .. tentando da melhor maneira mostrar aquele livro q li como ele e perfeito .. alias todos são ne .. so to dizendo isso para vc saber a verdade .. mas to pensando em monta as minhas proprias resenhas .. do inicio ao fim .. agora to lendo "O caçador de pipas" e me segurando para não chorar .. e mt triste .. mas os melhores são os tristes .. eu te considero mt .. obrg por me colocar nos 5 melhores do selinho .. todos meus amigos e familiares ficaram mt orgulhosos de mim .. bjbj =]'

    ResponderExcluir
  17. Genteee vocês me deixaram louca para ler o restante da série agora!!!!
    Vocês não sabem da melhor!! Toda a coleção, os 5 livros, está por apenas R$ 29,90 no Submarino!!! Qdo vi fiquei doidaaaaaa! Comprei! hehehe
    Então, em breve, novas resenhas da série! \o/

    ResponderExcluir
  18. Passando para avisar que vou ficar um pouco sumida hoje e amanhã porque terei aula da pós. :(

    Quem passar por aqui e espiar esse recado... BOM FIM DE SEMANA!!! \o/

    Uhuu! Bjss

    ResponderExcluir
  19. Pelos seus comentários é exatamente o meu tipo de livro! Ainda mais agora que o Submarino está fazendo a colação completa por R$29,90 (realmente, o Submarino é o melhor amigo que alguém pode ter :P)...

    Amei a resenha, acho que captou bem a essência de toda essa loucura intergaláctica!

    Beijos,
    Léka

    ps: Quem precisa do Babylon quando se tem um peixe-babel?

    ResponderExcluir
  20. Angel
    Deixa um comentário lá no meu blog com seu e-mail ? ou me envia um helloisah@hotmail.com , eu gostaria de saber com é que ocorre a parceria com o Pensamento Tangencial. Beijos

    ResponderExcluir
  21. Eu li o livro e vi o filme, foi a coisa mais doida que já li e vi na minha vida! E eu não bato bem da cabeça não mesmo! Tanto que fiquei tipo WTF quando terminei os dois. Foi muito, muito, muito louco O_O
    Só que não curti muito não -s Tem umas ideias legais, mas de resto. Não gostei.


    SDUSDHUKDSHUKSDHUSKD Que isso, todos nós não conhecemos alguns termos XD
    Sim, leia o livro é tipo assim, foda QQQQ

    beijos <3
    wwww.carolespilotro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Nossa engreçada e realmente doida essa história.

    Não conhecia esse livro, parece bem viagem ao mundo da lua.. rsrsrs

    beijos
    http://larideiros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Está sempre em promoção essa série *-* Dá vontade de comprar! Ri muito com sua resenha hahahah

    Angélica? Tem como mudar o link do meu blog lá no post da Retrospectiva Literária? =X Troquei de endereço =/
    Agora é esse aqui: http://leiturasdokokoro2.blogspot.com/
    É no Leituras do Kokoro - Renata Souza =D
    Se puder me seguir também ^^
    Bjus

    ResponderExcluir
  24. Sabe que varias vezes ja me peguei pensando em comprar essa coleção?!
    E acho que depois de ler sua resenha... humm será bem provável isso acontecer!!
    Bom tem post que acabou de sair do forno no meu blog... quando der da uma passadinha lá...
    Beijo
    Peripécias da Thaí

    ResponderExcluir
  25. Haha eu procurava mesmo um romance profundo ja estou fujindo desse livro kkk é ruim quando vc lê um livro e não se sente motivado pra ler a continuação, isso quase aconteceu comigo eu ia comprar sussurro mas li algumas resenhas da continuação do livro e desisti =//
    http://draama-queen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Acho que não faz muito o meu tipo de leitura, mas não custa nada tentar porque parece ser bem divertido ler!

    "T. Eccentrica Gallumbits, a prostituta de três seios de Eroticon 6."
    Estou rindo até agora por causa desta frase.
    kkkkk

    Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. O livro me ganhou com a prostituta de três seios da Eroticon 6 HAHAHAHA morri quando li isso!
    Deu pra ter uma idéia do quanto maluco esse livro pode ser, mas como você mesma disse deve ser divertido!
    Deve ser ótimo pra distrair, ainda mais nas férias quando tu quer uma leitura bem nada com nada HAHA

    Angélica *-*
    Tá rolanco uma brincadeira da Tagg e eu indiquei você no meu blog http://grintmess.blogspot.com/2010/11/ta-com-voce.html
    Se puder participar e contar doideiras da sua vida, eu ficarei feliz HAHAHA

    Peace and light,
    Eliza

    ResponderExcluir
  28. Nunca li, mas tenho curiosidade, apesar de não ter gostado do filme. Aliás, os filmes não servem nem um pouco de base para saber se um livro é bom ou não. Perdi a chance de comprar, estava em um preço muito bom semana passada, mas não posso gastar! hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Preciso dizer que esse é um grave defeito meu! Ainda não li esse livro! Irei reparar assim que puder! hehehe

    ResponderExcluir
  30. Eu tenho todos os livros da série e tudo o que posso dizer é que são muito bons. Como você disse, são livros feitos para aquelas pessoas um pouco mais surtadas do que a média e acho que é por isso que gosto tanto deles. ¬ ¬

    Enfim, recomendo a leitura de todos. Tenho certeza de que você vai gostar. Quanto ao filme, este também é bom, só que é aquela história, os livros sempre acabam sendo 42 vezes melhores do que os filmes.

    Bom, era só isso. Ah! Você escreve muito bem, vou ficar lendo seu blog pra sempre agora.

    P.S.: Um dos defeitos do filme é que o Beeblebrox fica parecendo um perfeito babaca. >.<

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!

Últimos Instagrams

© Pensamento Tangencial. Design by FCD.