7.12.10

A Sombra do Vento

Meu deussss que livro perfeitooo!
Este entrou para a lista dos meus favoritos!

O livro simplesmente tem tudo o que vocês podem imaginar... romance, suspense, ação, drama... Em alguns momentos dei risada e, em outros, chorei. Realmente perfeito demais!

Quando comecei a leitura fiquei preocupada, pois parecia ser um livro chato. Mas, nada a ver!! O livro prende a atenção do início ao fim. Você não consegue parar de lê-lo até descobrir todo o mistério! Quando a história chega ao fim você fica deprimida (o), pois queria mais! Chorei muito no fim, o final foi tão perfeito e comovente que não me aguentei.

Um dos fatos que achei muito legal foi que o autor, Carlos Ruiz Zafón, conseguiu unir todas as pontas, sem deixar nada de fora. Além disso, no meio da história, ele mistura personagens e histórias de outros livros clássicos, deixando a obra ainda mais rica.

Aposto que você está louca (o) para saber sobre o que trata esse livro...

Bom, a história começa com Daniel, aos dez anos, sendo levado pelo seu pai para conhecer o cemitério dos livros.

O cemitério dos livros é uma biblioteca secreta imensa, com muitas estantes e corredores que mais parecem labirintos. No cemitério dos livros, você encontra muitos livros “esquecidos” e muitas raridades, esperando para serem lidas.

O pai do Daniel fala para ele escolher um livro e diz que esse livro deve se tornar muito especial e que deve acompanhá-lo pelo resto da sua vida. Além disso, ele não pode falar para ninguém que conheceu o cemitério dos livros, que deverá ficar em segredo entre eles.

Daniel concorda em manter segredo desde que possa contar para a sua mãe, já que não guarda segredos dela. Seu pai concorda.

A mãe de Daniel morreu quando ele tinha quatro anos de idade (não me lembro direito a idade, acho que foi com 4 anos) e, desde então, ele conversava com ela em seus sonhos e era criado por seu pai, um proprietário de uma pequena livraria de livros usados (um sebo). Na qual, eles moravam no andar de cima.

Voltando ao assunto do cemitério... Daniel escolhe um livro que se chama “A Sombra do Vento” e, ao ler, fica obcecado pela história e pelo autor, Julián Carax. Quer ler outras obras do autor, saber mais sobre ele, descobrir o que aconteceu etc. É aí que o problema começa. Ao tentar descobrir mais sobre o autor, ele se envolve em uma trama que não tem como voltar atrás.

Durante a trama, Daniel inicia com dez anos e termina com dezoito. Então, no decorrer da história, você acompanha todo o amadurecimento e crescimento de Daniel. Desde as suas angústias, até o seu primeiro amor. E, no fim do livro, ele já está com “alguns cabelos grisalhos”. Muito legal!

Um dos personagens secundários, mas não menos importante, que amei, foi o Fermín.
Fermín era um funcionário da livraria do pai de Daniel, com uma história muito peculiar, e simplesmente um “sábio”. Morri de rir com alguns dos seus comentários e me emocionei com outros. Volta e meia ele largava umas pérolas do tipo: “Falar é para bobos; calar é para covardes; escutar é para sábios”.

A minha frase preferida do livro e que vou colocar aqui para finalizar a postagem é uma dita pelo personagem Julián Carax, o autor:

Os livros são espelhos: neles só se vê o que possuímos dentro”.

É ou não é perfeita?

Bom, quem ainda não leu, não perca mais tempo! Compre logo esse livro! Ele é meio carinho, mas vale a pena ter!
Só um aviso... quem está acostumado apenas com leituras mais diretas e leves tipo "Diários do Vampiro" e outros livros da moda, pode achar a narrativa um pouco cansativa.
Eu não achei, mas gosto é gosto...

Para saber mais sobre o livro, aí vai a sinopse:

A Sombra do Vento é uma narrativa de ritmo eletrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. O enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo. Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Além de ser uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros, é um verdadeiro triunfo da arte de contar histórias.

Avaliação:



Até a próxima galera!
Obrigada pelos comentários!
Vocês sabem como fazer uma blogueira feliz. :)

31 comentários

  1. Oii angélica..
    como vc ta minha linda??!!
    sempre é assim .. qdo vc começa o livro ..é um poco chato .. vai ficando bom pq vc começa a conhecer os personagens .. vai chegando no fim .. vc ja fica envolvido com os personagens.. ae acaba e é hr de chora pq queria saber se realmente acabou tudo bemm .. sou igual a vc .. rsrs .. eu vi esse livro entre os outros q vc compro qdo eu ganhei meu primeiro selinho de vc .. ta na minha listinha ..
    aahh quase ia esquecendo .. da uma passada no meu blog .. criei meu mascote .. o Frank .. pega ele lá e posta aqui no canto do seu blog .. e faz um desejo ..

    http://lipeler.blogspot.com/

    bjbj' =]'

    ResponderExcluir
  2. Eu amei esse livro também, ele é tudo de bom. Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  3. Ah a sombra do vento *.* esse livro é lindo de mais. O Záfon tem um tato pra pegar várias histórias e unilas surreal. E é muito bom, pois ele vai conduzindo tendo mistério, mas não é algo que vc fique imaginando (como termina?) , na rrealidade vc se preocupa em viver cada pedaço do livro, e quando acaba... =O =)

    ResponderExcluir
  4. É verdade Hello! Sem falar nas revelações que ele vai fazendo durante o livro!! É tudo muito surpreendente! Showww!

    ResponderExcluir
  5. Menina, tô louca pra ler este livro!Valeu seu post, ficou muito bom. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Vc entendeu agora pq eu li ele em 24 horas semd esgrudar? BOM DEMAIS!!!!!!
    saudades dos personagens, das paisagens, do suspense e daquela casa...

    ResponderExcluir
  7. Angélica.... Hj fiquei muito feliz!!!!
    Adorei o "Tagged", nossa muito legal mesmo!
    Faz um tempo que ando meio sem vontade de fazer nada.. mas depois que recebi seu recadinho me avisando.. nossa vou correr e postar la ..
    E agora falando do Livro... Bom... muito boa a leitura né!
    Esse livro foi o primeiro do meu acervo.... Amo todos eles.. mas esse em especial... Ganhei ele da minha Prima Juliana.. no dia do meu aniversario.. desde então...
    Gostei muito da Resenha!!!
    Beijos e depois vai la ver o que respondi! ^^
    Thaísa Demetrio

    ResponderExcluir
  8. Oii Angélica .. obrg por ir visitar meu blog e ver o Frank .. ele te mando um bejaumm ..'
    eu respondi seu comentário no meu blog .. depois faz q nem o Frank .. da um pulo la .. rsrs'
    bjbj' te amuu

    =]'

    ResponderExcluir
  9. Não é meu tipo de livro, mas vou tentar ler algum dia =D
    Amei essa frase: “Falar é para bobos; calar é para covardes; escutar é para sábios” kkk
    E a capa é linda *-*
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Há muito tempo tenho vontade de ler essa livro ang, e depois dessa sua resenha então me interessei mais ainda, já dá pra fazr uma lista de todas as pessoas que falaram que eu TENHO que ler esse livro! precisoo deleee *-*

    Uma das minhas próximas aquisições! :D

    Beijos,
    Gabriela Morgante
    Mundo Platônico

    ResponderExcluir
  11. Adoro livros assim, marcantes!! A sua resenha ficou ótima e estou curiosa para ler esse livro, parece ser bem emocionante e intrigante. Do jeito que eu gosto!!
    Vou colocar já na minha lista de desejados.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  12. Adorei! Adoro livros assim, fora de moda! *Viciada em Agatha Christie e Stephen King, haha* Vou ler com certeza!

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é perfeito mesmo! Adorei tudo, o romance proibido, a leitura, o cenário...a tristeza da violência, mas sobretudo a cumplicidade que unia todos os personagens.

    Perfeito.

    ResponderExcluir
  14. Eu sou louca para lê!!!!!

    Só que ele sempre tá caro ¬¬

    Esse autor é latino!?

    Eles sempre me surpreendem! Vc já leu "Travessuras da Menina má"? me surpreendi muito com ele e anos depois o que acontece? O autor ganha um nobel! huahaa

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Também gostei muito deste livro. Adorei a tua resenha, tão carregada das tuas emoções e sentimentos de leitura que é impossível não me transportar novamente para as páginas do livro :)
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  16. Putz, impossivel nao querer ler com essa tua sinopse!!!
    Adorei e vou comprar com certeza! Valeu a dica!
    beijao

    ResponderExcluir
  17. O layout novo do blog tá lindão =D O meu é um lixo, haha! A única imagem que tem nele foi uma foto de um livro que tenho em casa e que eu tratei porcamente no photoshop. Eca.

    E vi "A Sombra do Vento" tantas vezes nas livrarias mas nunca tive curiosidade em saber do que se tratava. Acho que o título e a capa não me chamaram atenção, e pelo seu comentário, talvez eu estivesse equivocada ;) Quando tiver um tempo darei uma chance para ele.

    Beijos!

    Ps: meu namorado DIZ que sabe cozinhar, e que me humilha na cozinha. Mas em 4 anos de namoro só fez pipoca na panela para mim UMA vez. Mas acho que é isso mesmo: quando casar aprende. Minha mãe sempre me fala =)

    ResponderExcluir
  18. Nossa o livro parece ser bom mesmo, eu naum tinha me interessado pela capa mas sua resenha está ótima!!!


    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Assim que esse livro foi lançado, o comprei. Foi só ler cemitério dos livros na sinopse que fiquei me coçando de curiosidade, mas mesmo assim não depositei muitas expectativas na leitura. Então, me surpreendi. Como você, amei o livro e entrou para os meus favoritos.

    A história é ótima!!

    Como você disse, quem está acostumado apenas com leituras da moda, pode ter um certo preconceito com a leitura, além do livro ser um pouco grande, a história se desenrola aos poucos, cativando nossa atenção...

    Beijos
    Dri Ornellas
    http://a-menina-do-fim-da-rua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. já tinha gostado da capa , depois da resenha então , acho qe vai entra para a minha lista de natal. hahaha

    ResponderExcluir
  21. Nunca tinha visto o livro antes e achei a história bem legal, a resenha me deixou com vontade de ler

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia o livro, mas adorei a resenha! Adoro livros assim e agora estou morrendo de vontade de ler!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Eu li esse livro... E amei tanto!!! Também é um dos meus preferidos. Tem realmente tudo nessa história. Uma obra completa. Depois eu li O Jogo do Anjo, que é uma história que acontece antes, sendo o Sempere que é pai em A Sombra do Vento o Sempere filho. Também é ótimo, sendo que dá mais medo...
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Tem selinho para você la no blog.
    http://sempre-lendo.blogspot.com/
    Abraços

    ResponderExcluir
  25. SIM É PERFEITO! *pula junto* Aproveito e indico o outro dele (não sei se vc ja leu) "O Jogo do Anjo" que tbm é mto bom, e tem meio que um 'link' com "A Sombra do Vento". Ótimo post. Bjs.

    ResponderExcluir
  26. Oi Angélica querida, tudo bien?
    Eu amei esse livro, pra mim um dos melhores que li ultimamente e o melhor do ano!
    Tem a continuação, vc sabia? Não me lembro o nome agora, mas tem sim...beijos,

    ResponderExcluir
  27. Nossa! Eu tenho esse livro, mas ainda não peguei para ler!!! Já me falaram q a huistória é ótima!!!

    Adorei a resenha!!!

    bjuss

    ResponderExcluir
  28. Queridaaaaaaaaaaaaa eu tenho esse livro e não li ainda. Ganhei em julho, de aniversário do meu pai. OMG!!! Eu quis esse livro porque meu melhor amigo disse que era o livro da vida dele, além de eu ficar muito interessada pela sinopse.

    Prende do começo ao fim, é emocionante, perfeito e comovente? Preciso ler!!!

    Ótima resenha querida!!!

    Beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  29. Bem, vc tem razão em tudo o que diz sobre esse livro, ele é realmente fantástico! Ademais, tem O Jogo do Anjo, não sei se você conhece, o li também logo após ler A Sombra do Vento, em 2009, o livro também usa de pano de fundo o sebo e a família de Daniel, antes mesmo do nascimento deste, conta em parte a história da mãe dele e a de um escritor maldito, contratado por um sujeito obscuro para escrever um grandioso livro. É tão bom quanto a Sombra do Vento e o final desse me tirou lágrimas também.

    ResponderExcluir
  30. Parece ser muito bom! Já entrou na lista de compras Haha Abraços

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!

Últimos Instagrams

© Pensamento Tangencial. Design by FCD.