22.1.11

Pollyanna, de Eleanor H. Porter

Aiii que fofo!

Vocês elogiaram tanto o livro nos comentários, que tive que ir correndo lê-lo!!

O que eu achei? O mesmo que vocês! \o/

Vamos aos detalhes?
Sinopse: a pequena Beldingsville, uma típica cidadezinha do início do século XX na Nova Inglaterra, Estados Unidos, nunca mais seria a mesma depois da chegada de Pollyanna, uma órfã de 11 anos que vai morar com a tia, a irascível e angustiada Polly Harrington. Por influência da menina, de uma hora para outras tudo começa a mudar no lugar. Tia Polly aos poucos torna-se uma pessoa melhor, mais amável, e o mesmo acontece com praticamente todos os que conhecem a garota e seu incrível "Jogo do Contente". Uma otimista incurável, Pollyana não aceita desculpas para a infelicidade e emprenha-se de corpo e alma em ensinar às pessoas o caminho de superar a tristeza.
Pollyanna é uma menina encantadora que sempre vê o lado bom das pessoas e da vida. Através do “Jogo do Contente”, ensinado a ela por seu pai, sempre procura ver o lado positivo das situações por piores que sejam.

Para Pollyanna, por pior que esteja a sua vida, sempre é possível encontrar um motivo para se ficar contente, basta procurá-lo.

Em um Natal, quando o seu pai ainda era vivo, ela gostaria de ter ganho uma boneca. No entanto, eles não possuíam dinheiro, viviam de doações. Quando Pollyanna abriu um dos barris que vinham as doações, ficou muito triste, pois veio um par muletas e não a boneca com a qual sonhava. Então, o seu pai disse que, mesmo assim, ela deveria ficar contente. Naquele momento, ela não conseguiu ver como poderia ficar contente diante da situação. Então, o seu pai disse que ela deveria ficar contente porque não precisava usar as muletas! E, assim, surgiu o “Jogo do Contente”.

O pai de Pollyanna morreu e ela foi morar com a sua ranzinza e rica tia em Beldingsville.
Desde que Pollyanna chegou à cidade, a vida dos moradores começou a mudar com o “Jogo do Contente”. Inclusive a sua tia, que não gostava de crianças e das pessoas de um modo geral, passou a ver a vida de um modo diferente.

Enfim, Pollyanna é uma história de otimismo, que nos mostra o quanto somos bobos em nosso dia-a-dia nos preocupando com coisas fúteis, enquanto outras pessoas vivem em situações muito piores que as nossas. Mostra o quanto não valorizamos a nossa vida, vivendo atrás de desejos e conquistas, sem valorizarmos o que temos. É um livro que nos mostra que sempre é possível vermos as situações negativas de forma otimista e que devemos ver o lado bom das pessoas.

Fiquei encantada pelo fato do livro ter sido escrito em 1912 e ainda ter o poder de encantar os leitores de agora. Gostei muito da narrativa da autora, que é leve e gostosa, fazendo com que qualquer criança pequena ou grande (como eu), devore o livro em poucas horas.

Além disso, ela conseguiu passar bem os sentimentos e o ponto de vista por parte das crianças. Inocência, alegria, felicidade, valorização de coisas simples, como o dia estar ensolarado e belo são muito bem descritos na obra.

Uma das partes do livro que dei risada foi quando Pollyanna trouxe para casa um gatinho abandonado, pedindo para a sua tia ficar com ele. Depois de alguns dias, ela trouxe um cão. E, mais adiante, trouxe um menino! Sim, um menino! A sua tia quase subiu pelas paredes!

Outra coisa que achei engraçada foi a forma de Pollyanna interpretar os diálogos dos adultos, sempre os levando ao pé da letra. Um dos personagens perguntou se ela tinha bom-senso... Ela respondeu que nunca o tinha o visto, mas sabia que o tinha. Pois, um dia ela ouviu uma conversa entre as Auxiliadoras (mulheres que cuidavam dela enquanto não morava com a tia) dizendo que ela tinha bom-senso. Então, ela sabia que o tinha só não sabia onde estava. Hauhauha!Tem vários diálogos desse tipo.

Bom, adorei!! Pollyanna é um livro que encanta, emociona e faz rir! Um livro para “crianças” de todas as idades! Recomendo!

Agora preciso ler Pollyanna Moça, que é a continuação.

Avaliação:



Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/1141


Vocês já assistiram ao clássico da Disney de 1960?

Assisti muitas e muitas vezes quando era criança! Adorava o filme!


Agora, depois de ter lido o livro, posso dizer que realmente é uma ótima adaptação! Além da atriz Hayley Mills ter interpretado muito bem Pollyanna, o filme é super fiel ao livro. Foram poucas as modificações que fizeram. Muito bom mesmo!

Quem ainda não assistiu, vale a pena. :) Filme de sessão da tarde.



Obs: participo de um Desafio Literário em que eu tinha que ler um livro infanto-juvenil em janeiro, escolhi Pollyanna. :)

45 comentários

  1. Olá Angélica, esse é um daqueles livros bem meigos e adoráveis!! Adorei a sua resenha e fiquei com vontade de ler e também assistir ao filme.
    Ótima recomendação sem dúvida!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  2. Ah, li esse livro quando estava na quarta série, e desde lá fiquei apaixonada pela história.
    Adorei a sua resenha, estou louca para ter a oportunidade de ler novamente.
    E confesso não sabia que tinha filme, mais com certeza vou assistir.
    Beijos&beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Angélica!

    Esse livro é realmente incrível. Li quando ainda era criança por indicação de uma professora e me encantei. Agora fiquei doída de saudade. Na minha próxima visita à livraria vou procurar por ele, é um clássico obrigatória paa qualquer estante.

    Vc vai amar Pollyana Moça, é tão bom quanto.

    B-jusssss!!!! ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Fui lendo e lendo sua sinopse do livro e fiquei encantada , eu quero ler e assistir o filme :)
    Vou começar a praticar o jogo do contente!
    Até mais
    http://escritonafolha.eternaldays.com/

    ResponderExcluir
  5. Já li esse livro Ang, é muito fofo!
    E a historia é bem escrita, não sabia que tinha filme... quero ver *-*

    Ótima resenha :D

    Beijos,

    Gabi

    ResponderExcluir
  6. Ai, eu nem assisti o filme!
    Poliana Moça é bem legal!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que tinha filme!! Eu adoro esse livro, é muito fofo. Não sei nem de quem era o livro quando li, mas quero comprar pra mim, preciso ler de novo.
    Não é fácil "Jogar o jogo do contente", mas acho que se vivermos com esse espírito a vida vai ficar um cadinho mais fácil, né?
    Adorei a resenha.

    Beijos,
    Vivi

    ResponderExcluir
  8. adorei!!!
    anotei aqui na minha agenda pra procurar quando for à biblioteca.
    como tem filme também vou aproveitar pra fazer um livro x filme no blog, e ainda vou ler algo mais clássico, que tô com tanta vontade de ler este ano!

    megaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu não sabia que Poliana tinha filme *--*
    Esse é um dos meus livros mais queridos... Eu li no ensino fundamental, e desde então sou apaixonada por ele. Já li o Moça também, e também é uma graça. O engraçado é que na minha versão não é Pollyana, é Poliana mesmo. Traduziram o nome dela, haha.
    É um livro muito, muito bonito. A mensagem é linda, ne.
    Com a mesma mensagem, btw, tem o filme "A Corrente do Bem" com o Haley Joel Osment. É o filme mais lindo do mundo (e velho como a morte também). Recomendo horrores.
    Beijo, beijo,
    Thai.
    ~ TrêsLápis ~

    ResponderExcluir
  10. Ooi amore, postei a sinopse do meu livro lá no blog , dá uma olhadina e fala o que achou?
    www.letrasdesonhadoras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus! Eu amooooo esse livro!É lindo! Adoro a história do jogo do contente! Agora quero ver o filme, nem sabia que existia!MUito obrigada pela dica!Bjinhos!
    :*
    http://lolisprincess.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Angélica!

    Ah, vc acredita que semana passada eu peguei esse livro na mão na Saraiva e cabei não comprando pq nunca tinha ouvido falar?
    Achei que teve tipo uma coisa de atração! E aí pensei, vou esperar um pouco mais!
    Que erro!

    Certeza que ele está na minha lista de compras!

    Adorei a resenha e fiquei doida para ler!

    BJão
    Clícia Godoy
    http://www.silencioqueeutolendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Esse é um dos livros que eu não dou embora de jeito nenhum! É a minha relíquia, é uma edição de 1978, tipo... de uns 13 anos antes de eu nascer LOL
    E pensar que a história é mais antiga ainda e, mesmo depois de um século, continua encantando.
    AH! Eu J-U-R-O que não sabia que tinha um filme de Pollyanna!

    ResponderExcluir
  14. eu tenho que ler um livro do desafio, ownt' mas já sei qual vou ler =D
    bem, a-d-o-r-e-i, achei o livro/resenha bem fofo. E estou com vontade de lÊ-lo/devora-lo agora mesmo =D
    bem, adorei aresenha Angel, parabéns, ficou linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Angélica!
    Eu sei que esse livro é um clássico da literatura, mas ainda não li. E não consigo me lembrar se já vi o filme...
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Pelo que li do seu post, esse livro nos da uma lição de moral!

    Não sabia que o livro era infanto juvenil!
    =o


    =D

    ResponderExcluir
  17. Oi Angélica, Poliana é um livro maravilhoso mesmo.
    Inesquecível!!!
    Poliana Moça também é muito bom, você vai adorar. Boas leituras. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Angélica!

    Deixei um meme pra você lá no blog!
    É 25 coisas para fazer!

    Espero que goste!

    BJos
    Clícia

    ResponderExcluir
  19. AHHHHHHHHH
    Quero tbém *_*
    hihi
    Já ouvi falar tanto do “Jogo do Contente”!

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Oláá Tem selinho pra ti la no meu blog!!!
    beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi Angélica!! Tava lendo seu blog e amei!!! Eu já li o livro n vezes é muito lindo mesmo, eu ganhei de presente quando fiz 12 anos, da patroa da minha mãe!! Foi i meu primeiro livro, e eu amei a história!!! Bjos

    ResponderExcluir
  22. Minha mãe já leu e ela fala tanto desse livro que até dá uma vontadezinha de ler UAHSAUHS fiquei com mais vontade agora com sua resenha. adorei (:
    Beijos, Vanessa.
    PS: tem promoção rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  23. Adoorei a resenha! A história me parece ser beeem interessante! *-* a capa é muito bonitinha tb hehe! Gostei muito
    Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  24. Orra, eu estava esperando tanto por essa resenha! KUSHDKUSHDKU Foi rápido :3 Eu amei a resenha, poxa, o livro deve ser muuito bom então! Agora estou louca para ler o livro e acho que vou correr atrás do livro!

    Beijos
    World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  25. Adorei a resenha, o livro parace ser muito bom, otima sugestão do filme, fiquei com vantade de assistir rsrs :)
    beijo.

    ResponderExcluir
  26. Gente, adoreeeeeeeeeei a resenha!
    O livro parece tão gostosinho de ler! *-*
    Muito muito bom <33
    Agora fiquei com vontade, como faz? D:
    Resenha maravilhosa, sério.
    Estou super curiosa agora! haha

    ResponderExcluir
  27. Nossa, adorei a resenha, me deu muita vontade mesmo de ler. Espero que possa logo.

    ResponderExcluir
  28. Minha mãe é fã número 1 desse livro. Inclusive, ela se parece muito com a Pollyanna. Não é porque é minha mãe, mas ser otimista como ela é difícil ;) Nunca tive curiosidade de ler, pra ser bem sincera. Lembro que ela (que era professora) vivia trazendo o livro pra casa, e eu nunca peguei. Coisa feia, né? Pff...quem sabe um dia? =)

    ResponderExcluir
  29. Esse é um clássico q eu nunca li. Tenho vontade de conhecer a obra. Vou tentar comprar na Estante Virtual.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  30. Adorei a resenha, já tinha ficado com 'aquela vontade' de ler quando você comentou no outro post... agora então... rs quero muito! rs
    Bjão =^.^=

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Te indiquei no meu blog, para participar do Desafio dos Sete!
    É muito simples, você só precisa fazer um post respondendo as questões :D
    Ah, e eu tenho muita vontade de ler Pollyanna! Parece ser incrível.
    Bjs

    ResponderExcluir
  32. q super lindinho!! vou procurar pra ler :D

    ResponderExcluir
  33. OI, Angélica!

    Tá rolando promoção lá no meu blog!
    ^^
    BJão!
    Clícia Godoy
    http://silencioqueeutolendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Guria, acredita que eu não sabia que tinha um filme da Pollyana???
    Também adorei o livro, por isso ele consta na minha Retrospectiva Literária de 2010. Não tinha como deixar essa criaturinha de fora!!
    Tenho até medo de ler Pollyana Moça, sabe? Medo da narrativa ter perdido a qualidade, da história não ser tão cativante quanto a primeira, enfim... Sempre fico com medo de "continuações", seja em livros como em filmes..
    Beijos, cocó!!

    ResponderExcluir
  35. Já vi o filme, mas já faz tanto tempo que preciso assistir de novo.
    E nem precido dizer que eu quero ler esse livro.
    Já quero ler tem um bom tempo e nem sei pq até hoje ainda não comprei.
    Adorei sua resenha. Me deixou com mais vontade ainda de ler. e rever o filme tbm =)
    Bjo

    ResponderExcluir
  36. Angélica,

    Já li todos os livros da Polliana, ri muito e me emocionei na mesma proporção, vez ou outra faço o jogo do contente para lidar com alguma situação, mas como não tenho o coração pura da Polliana, acabo ficando com tudo entalado, rs e quando menos se espera, explodo, rs.
    O filme irei procurar, com certeza deve ser muito bom.
    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  37. Olá Angélica!!

    Li este livro faz um tempo...
    Ele é realmente ótimo!!Esta menina, encanta e surpreende, porque apesar do muita gente pensa, procurar o lado positivo de tudo requer coragem e força!
    Beijos
    Boa semana!!
    *Ótima resenha!!

    ResponderExcluir
  38. Já coloquei esse livro nos que vou ler no skoob.
    Tem um selinho pra vc lá no blog.
    Beijos
    Garota Eclética

    ResponderExcluir
  39. Ola Angelica querida!!!adorei a resenha fiquei com muita vontade de ler esse livro ,ou assistir o filme.Sabe que eu sou meio assim, super otimista , sempre vejo o lado bom das coisas.realmente uma licao de vida.bjs querida

    ResponderExcluir
  40. Oi Angélica :)
    Demorei mas vim ler sua resenha *----*
    Eu já conhecia um pouco sobre a história, mas sua resenha falou direitinho... eu fiquei com muuuuita vontade de ler Pollyana *-* é o meu tipo de livro preferido!!!
    ADOREI ADOREI!! Ah.. você quer trocar algum livro por Pollyana?? :D
    Eu tenho Sussurro, você já leu? hehehe
    Bom, mas vc falou que o filme é bem fiel ao livro né? Acho que vou assistir *---*


    Beeijo
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  41. Eu amei o livro e adorei o filme!Qdo entristeço,logo lembro dele...minha auto ajuda!

    ResponderExcluir
  42. Lindo a onde eu encontro ?????????????????


    Adorei mesmo e meu nome e Poliana tambem !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  43. Muito legal o blog, continue lendo e postando para nós leitores. !!

    ResponderExcluir
  44. Eu tenho uma filha que se chama Poliana ,é eu amei o livro

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!

Últimos Instagrams

© Pensamento Tangencial. Design by FCD.