17.5.11

Jogos Vorazes

A resenha de hoje vai gerar polêmica... hihihi

Por quê? Porque vou falar sobre o famoso livro “Jogos Vorazes”, de Suzanne Collins, que todo mundo amou, mas eu...

Bom, vamos primeiro à sinopse:

Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?... Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

A América do Norte não existe mais, agora se chama Panem e divide-se em distritos. Cada distrito é responsável por um tipo de produção... mineral, agrícola, etc.

Anualmente, ocorre em Panem, os Jogos Vorazes onde uma menina e um menino de idades entre 12 e 18 anos são sorteados em cada distrito e são obrigados a participar dos Jogos.

O que são os Jogos Vorazes? São tipo um Big Brother com a diferença que os participantes tem que matar uns aos outros e o sobrevivente será o vencedor.
O ganhador dos Jogos Vorazes leva para casa fortuna, fama e outros benefícios para o seu distrito. É um programa de televisão bem sanguinário...

A personagem principal da história chama-se Katniss, uma menina de 16 anos, corajosa e determinada, que vive sozinha com sua mãe e sua irmã mais nova no Distrito 12 (distrito responsável pela extração de carvão).

O povo do Distrito 12 vive em muita pobreza, na maioria das vezes não tem nem o que comer.

O dia do sorteio dos participantes para ir para os Jogos Vorazes chega e fica decidido que os representantes do Distrito 12 serão a Katniss e o Peeta, um personagem que vai crescendo no decorrer das páginas.

O restante da história se passa nos tais Jogos... onde um vai matando o outro e passando por situações sinistras.

Não vou entrar em muitos detalhes... Só sei que esperava bem mais! Para mim, não passou de mais um livro YA...

Gostei da trama, achei criativa e gostei + ou – dos personagens que, como na maioria dos livros YA, poderiam ter mais profundidade.

Mas, o que eu realmente não gostei é de saber desde o início quem irá ganhar os jogos. Acho muito sem graça ler um livro que se torna previsível antes da metade. Tudo o que eu imaginei que ia acontecer, aconteceu. Então, fala sério!

Algumas partes achei viciantes e, outras, um tédio.

Achei o final fraco e não fiquei com vontade de ler a continuação.
Vou acompanhar o restante da série através dos filmes, que já estão em processo de gravação. Neste site vocês encontram todos os detalhes: http://www.jogosvorazes.com.br/
Confesso que estou ficando com medo de ler os livros que a maioria fica super mega encantada, pois eu sempre os acho sem graça. :s Acho que devo ter algum problema ou não sirvo mais para ler YAs...

Enfim, desculpem-me os fãs, mas esta é a minha opinião.

Jogos Vorazes é um livro bom para passar o tempo, mas se você não o ler, não irá perder muita coisa...

Avaliação:



Skoob:
http://www.skoob.com.br/livro/106468-jogos-vorazes

Ai ai, que venham as pedras...

35 comentários

  1. Boa resenha, bem decidida
    Não li o livro ainda,mas é bom ver os dois lados da moeda, outra opinião que não seja a de todo mundo...

    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Tsc, tsc. Tava morrendo de vontade de ler e agora você vem com essa. E é que de nós duas eu que não gosto de ler aventuras... Achei que essa poderia ser mais legal. Você acabou com minha vontade de ler. =/
    Tudo bem, porque ainda tenho 170000 na fila. xD
    Beijocas,
    Tarsila

    ResponderExcluir
  3. só leio coisas boas sobre esse livro que vou e você é a primeira pessoa que não fala que o livro é super mega ótimo, kkk.
    Adorei a resenha, esse livro não chama minha atenção, não consigo sentir um interesse pelo enredo. =/

    beijos. ^^

    ResponderExcluir
  4. há, sempre tem uma pessoa que não gosta do que o "povão" gosta, e eu sou meio assim também... geram muita expectativas, e daí quando vocÊ vai ler, puft, não era aquiiilo tudo.

    Gostei da sua resenha, e é bom saber que não estou perdendo nada :P

    Beeijos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Angélica! Muito em breve pretendo ler Jogos Vorazes. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ahah' não vou te julgar porque eu não li o livro ainda e dizem que a capa é feia mais eu gosto e o problema é que eu queria ler sem saber qual a historia e por a sua resenha eu não estou tão animada pra ler mais assim..

    Adorei a resenha Angel!

    ResponderExcluir
  7. Mas a graça do livro não está em saber quem vai ganhar os jogos. Isso todo mundo sabe O.O HAHA Pra mim a graça foi saber COMO essas pessoas iriam ganhar os jogos. Em momento nenhum o livro perdeu o encanto por eu saber o final, e olha que eu já sabia de coisas até do segundo livro HAHA Mas enfim, opinião é única e individual, né? Graças a Deus! :p

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  8. Ah, confesso que sua resenha foi a primeira que parei para ler sobre esse livro e vi que você não gostou muito. Até agora apesar de não ler resenhas só vi pessoas falando que é maravilhoso e tals, porém adorei a sua sinceridade. Ainda não li esse livro, no entanto espero em breve poder ter a oportunidade, afinal nada melhor do que a sua própria conclusão. Enfim, adorei a resenha xD

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  9. Amo Jogos Vorazes, mas só posso dizer que não concordo com sua opinião ;)

    O triste é que muitas pessoas que poderiam gostar desanimaram, que pena que você não gostou Ang :/

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico

    ResponderExcluir
  10. Realmente polêmica a resenha. A trilogia é uma das minhas favoritas... Não concordo com vc em mtos pontos na resenha. Porém, gosto é gosto, cada um tem o seu. E cada um tem seu ponto de vista. O que vale mesmo é ser sincera! =0)
    Bj.

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga, sabe que eu ia gostar deste livro, pois você disse que os EUA não existe mias ( ponto), os atuais moradores vão se matar até o fim( ponto e bimba). O que mais se poderia querer?
    Quanto eu ter empancado na Mãe, menina, acho que foi alguma mandinga pois não consigo mais sair dali, kkk. Mas tô fazendo uma rezas fortes e parece que de hoje pra semana que vem sai alguma coisa.
    Fuxico: Acho que na sua última visita a Marte, nós aqui do blogger, fomos atacados por uns bichin que deixou nossos blogs por dois dias fora do ar e ainda apagou comentários e para alguns azarados ainda deletou posts.Foi o maior preju! Mas não adiantou choro nem ranger de dentes, pois o que foi , foi e não volta mais. E agora? quando será a próxima ou o que será a próxima?Aguardaremos!!!
    Beijos e inté

    ResponderExcluir
  12. Hum... sou suspeita para falar... eu adorei o livro, sim já sabíamos quem ia ganhar mas o suspense está no q a capital irá fazer após os jogos... irão retaliar??? Tô lendo Em Chamas e até agora tá legal tb!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Angélica, nem ti conto! acredita que tem resenha nova no blog, kkkk
    Não acredita? vai lá ver.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Jura?
    poxa eu amoo a série! foi uma dor no coração a cada livro da trilogia!
    Mas gostos diferentes *faz parte* haha

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Angélica!!
    Eu ainda não li esse livro, talvez eu leia e talvez não (são tantos lançamentos que é difícil acompanhar todos).
    Mas ADORO ler opiniões diferentes sobre o mesmo livro. Livros que eu amei outras pessoas odiaram e vice-versa. Isso que é legal em escrever no blog, poder mostrar nossa opinião e conhecer a opinião dos outros.
    Não acho que a resenha é polêmica, acho apenas que você mostrou sua opinião que é contrária à maioria, mas ninguém é obrigado a gostar do que a maioria gosta - o velho "gosto não se discute".
    A resenha está ótima, parabéns! ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Confesso que essa nova onda de "obras distópicas" me deixa receosa. Quero ler alguns e estou com um pé atrás em outros. "Jogos Vorazes" é um exemplo, o coloquei na minha listinha há pouco tempo, porque não sei se quero uma mistura de 1984 com sadismo puro - não li o livro, mas colocar crianças para lutarem até a morte não parece ter outro significado. Por que não adultos? Enfim, vou dar tempo ao meu bolso, e se um dia eu comprar - não é prioridade - vamos ver o que vou achar.

    E "Diário de um Banana" é genial, haha! Falo porque me identifico muito com muitas passagens, aquela que coloquei no blog é verdadeira...todo ano minha mãe e as suas amigas trocam aquele tipo de presente. Lembro que quando li essa parte, fiquei uns três dias rindo sozinha. E como disse há um tempo que gostou do "Diário de uma Garota nada Popular", pode ser que goste do Greg :)

    Beijos!

    Ps: não jogo pedras. Nunca! haha.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Angélica!!
    Comecei a ler esse livro uma vez em e-book, mas achei a narrativa arrastada e monótona e parei a leitura. Dizem que a história fica melhor mais pra frente mas ainda não pude adquirir o livro.
    A Rocco continua cobrando um preço bem salgado nos livros dessa série rsrs
    Pena que o livro não atingiu muito as suas expectativas... :(
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  18. Bem gostos, cores e amores não se discutem....rsrsr...eu ainda não li o livro, pois ando lendo muitas opiniões e não sei porque ele ainda nao me chamou a atenção....vamos ver mais pra frente...rsrsrs...belas palavras na sua resenha...parabéns....beijokas elis!!!

    ResponderExcluir
  19. HDUSHUDHSUDHSUH Angel, RI MUITO da sua resenha! Confesso que foi a primeira que eu li, apesar de varios blogs ja terem postado né? Mas é pq teve um evento do livro aqui em Brasilia no final de semana passada e eu fiquei TRI LOUCA para poder ler né? Mas sim, em uma parte eu concrdo com você. Essa Katiness ai todo mundo ja sabe o que acontece com ela. dhsudhushds So lendo a SINOPSE do livro. Mas mesmo assim eu vou ler!! Adoro a capa desse livro e fiquei ansiosa pelo filme!

    Bjo:*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  20. oi!

    Fiquei surpresa com suas críticas. Ainda não li, mas sempre leio resenhas positivas a respeito do livro. Foi bom ter uma outra visão, como a sua.

    Eu tenho vontade de ler Jogos Vorazes. Está em minha lista de desejados há algum tempo. Espero ter a oportunidade de ler, mesmo não sendo um livro assim tããããão bom...

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  21. Até que enfim!
    Alguém que ão fale mil maravilhas desse livro!
    Agora eu leio, porque eu ainda não li, todo mundo fala tão bem que eu não queria ler o livro com expectativa nenhuma!
    Até que fim alguém que não gostou!
    Ufa!

    Bjinhos
    Psiu!
    www.SilencioQueEuToLendo.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oie!

    Visitando o blog pela primeira vez! Amei, lindo! Já estou seguindo :D

    Adorei sua resenha! É muito bom poder ler a opinião de alguém que não amou tanto assim o livro! Estou com ele aqui, e quero muito ler :D Mas é bom que não crio muitas expectativas, para não me decepcionar depois!

    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog, dá uma passada lá!
    Novidades Literárias #3 e Nova parceria
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Eu sinceramente gostei demais de Jogos Vorazes. Devorei rapidamente, pois eu achei a história criativa e um tanto original, mas depois que resenhei ele, eu me decepcionei um pouco, pois uma leitora me disse que o enredo de Jogos Vorazes é praticamente um plágio de Battle Royale, um livro japonês (publicado em 1999) que foi adaptado para o cinema e que também possui uma versão em mangá, com 15 volumes. A história central é praticamente idêntica. Eu dei uma lida e procurei saber mais sobre Battle Royale, e realmente posso dizer que a história é bem parecida.

    De qualquer forma eu quero ler a continuação, porque fiquei bem curiosa.

    Mas não se sinta estranha ou deslocada por não gostar dos livros que a maioria gosta. Tem tantas séries e livros que o povo ama, que eu simplesmente detestei. Um exemplo: a série Crepúsculo.

    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  24. Querendo provocar polêmica, ein! Adorei sua sinceridade na resenha. Não é todo livro que agrada a todas as pessoas e você foi corajosa pra falar o que achou.
    Tenho muita curiosidade de ler, mas ainda não tive a chance. quero tirar minha conclusões e depois desse teu post vou analisar esse livro com olhos mais criticos, afinal eram comentarios tão bons que minha critica com relação a ele ja era quase pre-definida antes mesmo de começar a leitura.

    bjs
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  25. Ei Angélica,

    Ah que isso, ninguém agrada gregos e troianos. Não acho que a gente tenha obrigação de gostar de um livro só pq a maioria gostou. Mas, eu estou com a maioria hehehe, é um estilo que eu gosto e sou fã de YA então não tinha como não amar.
    Acho que é a primeira resenha que vejo dele com nota 3 rsrs

    bjo

    ResponderExcluir
  26. As pessoas sempre falam bem desse livro, você é a primeira que vejo não falar tão bem, mas eu não tenho muita vontade de ler.

    Beijos!!

    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  27. Ai! Eu sou uma daquelas que ficou super mega ultra empolgada com o livro e não se decepcinou... hahaha... Não fica com medo não! Cada leitura, é cada leitura... sempre é algo muito pessoal!
    Eu mesmo adoro a Katniss!
    Adorei a sua resenha! Gostei de ler sua opinião, Angelica!

    bjuss

    ResponderExcluir
  28. Meus Deus.. Quanto tempo eu fiquei sem entrar aqui (o blog eu digo).. porque essa foi a primeira resenha que eu vi desse livro, rs.
    Adorei sua resenha, e ainda mais o modo como você fala! Não gosto de gente que muda sua opinião só pra agradar os outros, mais isso não vem ao caso, rs.
    Eu me interessei pelo livro, acho que vou até gostar, mais sei lá né...É melhor eu procurar mais opiniões sobre.. tipo mais opiniões verdadeiras como a sua!
    Adorei sua resenha :D

    Beijos, Jovens Leitoras.

    ResponderExcluir
  29. Hahaha! Com certeza gerou polêmica!
    Eu terminei de ler Jogos Vorazes essa semana e te confesso que gostei muito! Foi considerado um dos melhores lançamentos de 2010 e pra mim foi super merecido!
    Mas opinião é uma coisa né? O legal é que você tem a sua e não fala nada para agradar ninguém, igual a "Jovens Leitoras" ai em cima disse!
    De qualquer forma a resenha ficou otimo e você contou de um jeito bem bacana os pontos principais!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  30. Eu nunca li "Jogos Vorazes" e ainda vou cosneguir meu exmeplar. Eu acho que o filme vai ser muito bom e estou com boas expectativas por ele. :) E gostei de saber a sua opinião sobre o livro. Não é todos os livros super bem comentados que nos agradam, correto? :)
    Parabéns pela resneha.
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Ahá... alguem que não achou muito legal! Ta certo
    eu quero ler, vamos ver se vou gostar!

    ResponderExcluir
  32. Hey (:
    Parabéns, gostei da resenha. Eu ainda não li o livro, então não posso falar minha opinião UAHSUAS Tenho vontade de ler, parece bacana. Mas sabe um ponto negativo que eu vejo já de primeira? O preço! USHAUSHAUSA Espero que sua próxima leitura seja mais prazerosa (:

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  33. Olá!!

    Tem um presentinho pra vc lá blog.. um selinho! *-*

    abraços

    ResponderExcluir
  34. Oi Angélica!
    Passando aqui de novo para avisar que tem selinho pra você no blog: http://www.meujardimdelivros.com.br/2011/05/3-selinhos.html
    Beijos

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!

Últimos Instagrams

© Pensamento Tangencial. Design by FCD.