17.6.11

Razão e Sensibilidade


Faz tempo que os livros da Jane Austen estão na minha estante esperando para serem lidos, mas sempre vou deixando para depois...

Mas, num dia desses, me deu uma vontade daquelas de ler um clássico. Então, Razão e Sensibilidade foi a minha escolha e não me arrependi.

Adoro livros em que a história se passa na Inglaterra em mil oitocentos e pouco. Quando as mulheres usavam aqueles lindos vestidos e iam a bailes à procura de pretendentes.

O mais legal desse tipo de história é que por trás de um mundo de aparente perfeição, sempre há muita hipocrisia e segredos de diversos tipos.

Segue abaixo a sinopse:
Adaptação em português do clássico da literatura inglesa, com linguagem acessível para o público jovem. Na Inglaterra, no século XIX, as irmãs Dashwood ficam desamparadas com a morte do pai, que deixara suas propriedades em Norland ao filho do primeiro casamento. Mudam-se para um chalé em Devonshire, oferecido por um primo da viúva. A autora não faz concessões à sociedade da época, traçando um painel mordaz de tipos interesseiros, cujo objetivo de vida consiste em obter meios de enriquecer e projetar-se socialmente, seja herdando fortunas, seja casando-se por conveniência.

Razão e Sensibilidade narra a história de duas irmãs Marianne e Elinor. Apesar de elas terem diferença de apenas um ano de idade, são diferentes em tudo. Marianne é emoção pura, sempre com os sentimentos à flor da pele. Já Elinor é racional e muito controlada, do tipo que sempre pensa antes de falar e agir.

A história começa com a família Dashwood tendo que se mudar de cidade porque o pai das meninas havia falecido e o meio-irmão delas, John, queria a casa que era sua herança por direito.

Então, a sra. Dashwood e suas filhas Elinor (18 anos), Marianne (17 anos) e Margarete (13 anos) mudam-se para um acolhedor chalé localizado em Devonshire, tendo que se adaptarem a um estilo de vida mais modesto.

Na nova casa, elas conhecem os seus vizinhos que são pessoas acolhedoras e repletas de histórias interessantes.

Conforme a história vai andando, Marianne e Elinor precisam enfrentar amores desenfreados, traições e fofocas... Elas também aprendem que é preciso amadurecer e, muitas vezes, engolir sapos. Meio às confusões ganham amigos preciosos e aprendem que o amor pode ser um sentimento bom como, também, pode levar à autodestruição.

Achei o final surpreendente! Nos últimos capítulos, a história dá uma revira volta que você não acredita.

A leitura é muito gostosa! Algumas partes são meio paradas... Mas, mesmo assim, fiquei viciada no livro. Agora estou louca para ler as outras obras da autora!

Também tenho Orgulho e Preconceito, mas no momento ele está viajando através do grupo Livro Viajante lá do Skoob. Assim que voltar para casa, vou devorá-lo! :D

O que eu mais curti no livro é a sensibilidade com que Jane Austen nos apresenta os personagens.

Devido à descrição que ela faz, os personagens tornam-se pessoas reais de carne e osso. Os seus sentimentos são tão intensos, os lugares são tão bem narrados e detalhados, que fazem com que você se envolva com a trama por completo. Até os personagens secundários são muito bem desenvolvidos.

Muitas vezes me vi xingando Marianne e, em outras, me via a acolhendo. Na maior parte da leitura, me senti como se também estivesse vivenciando a história. Muito bom!

Enfim, Razão e Sensibilidade é um clássico muito bom, escrito em 1811, que vale a pena ser lido!


Avaliação:


Skoob:




O filme também é bem legal! Não lembro mais muito bem porque faz anos que assisti... Mas, na época, o adorei e foi aí que surgiu o desejo de conhecer as obras da Jane Austen.

Agora, depois de ter lido o livro, só acho que as atrizes são muito velhas para os papéis... Mesmo assim, é um filme super gostoso.

Mais detalhes sobre o filme...


Por hoje é isso... :p
Boa sexta chuvosa para quem é aqui do RS e bom fim de semana a todos!!

27 comentários:

  1. Muito boa sua resenha, já li o livro e assisti ao filme, e amo essa história. Me identifiquei muito com a Marianne, já fui bobona que nem ela, hoje sou um pouco mais parecida com a Elinor graças a Deus!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Angélica, faz uma hora que chegou pelas mãos do carteiro a minha edição tripla de Jane Austen: Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito e Persuasão (dica que pesquei aqui no teu blog)! Que delícia, bem no início do fim-de-semana e, além disso, minha filhota vai para a casa do pai - tempo todinho pra mim, chuva, frio e esse livro - ah, eu sou muito feliz! hehe
    E um detalhe: em Persuasão, vem um capítulo extra, que foi excluído pela autora no original: "oferecemos aqui, pela primeira vez, ao público brasileiro esta primeira variante do romance"... Ah, eu sou MUITO feliz! hahahaha

    Bom findi a todos!

    ResponderExcluir
  3. * Adriana: eu me identifiquei com as duas o tempo inteiro. Achei isso muito legal! Em alguns momentos eu me sentia Elinor e, outros, Marianne. :)

    * Vera: Sério?! Uauu, tb quero!!! O chato que tenho que me segurar até o mês que vem, pois já extrapolei a minha cota de trocas e compras neste mês. :( Mesmo assim, vou ir lá no site do Submarino... Dependendo do frete, vou comprar tb. :)

    ResponderExcluir
  4. Ola amiga, que bom que você está lendo Jane Austen!!! Adoro, pena que os outros livro dela sejam tão caros. Eu também adoro este período vitoriano, acho que eu vivi nesta época. Meu marido diz que pode até ser, pois eu teria sido guilhotinada logo no primeiro dia,kkkk.
    O filme é um escândalo, eu o tenho e vivo assistindo.
    Adorei o post, aguardo mais
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Um dos meus livros favoritos! E Marianne, que a maioria odeia, uma das minhas personagens favoritas...
    Amo Jane Austen! Os filmes e as séries também são ótimas!
    Não deixe de ler os outros mesmo, einh.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Angélica! Já li Razão e Sensibilidade e também assisti ao filme e amei ambos! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Angélica, esse eu nunca ouvi falar e achei interessante!

    Ahh como adoro teu blog! Valeu pela dica! bjoooos

    ResponderExcluir
  8. Oi Angélica!!

    Que ótimo que você está lendo os livros da Jane Austen!
    Sou uma grande fã das obras dela e a que gosto mais é A abadia de Northanger! Se você não leu ainda, aconselho! Eu particularmente gosto bastante - é o meu livro favorito! rsrs

    Beijos

    www.notasderodapee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ótima resenha! Também acho os personagens da Austen muito verdadeiros e essa é uma das características que mais me atraem nos livros dela, sem falar na narrativa detalhada que realmente nos transporta para aqueles lugares e eventos.
    B-jus

    ResponderExcluir
  10. Esse eu só vi o filme e há muito tempo, lembro que na época adorei!
    Jane Austen escreve demais!

    ResponderExcluir
  11. adorei sua resenha!
    sabe que eu também adoro ficar viajando nos livros que retratam outra época? e eu nucna li Jane Austen, preciso ler alguma pra ver se gosto né?
    acho que vou ler este que vc indicou e parece ser muito interessante, depois aproveit pra ver o filme também^^

    megaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
  12. Da Jane eu só li Orgulho e Preconceito e Persuasão, mas esse tbm tá na lista dos que eu quero ler.
    Depois de ler Orgulho e Preconceito, veja o filme tbm, eu achei muito bem adaptado *-*
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Não li nada a Jane ainda, mas por falta de tempo mesmo já sou doida pelo genero literário dela rs...

    Eu vi o Orgulho e Preconceito e adorei o filme *-*

    bjinhos

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  14. Oi Angélica!!
    Eu adoro os filmes baseados nos livros da Jane Austen, mas ler mesmo, só li "Persuasão", que é muito bom. Mas eu li em inglês e achei a leitura difícil, justamente por ter sido escrito no século 19.
    Eu acho que já vi o filme Razão e Sensibilidade, mas faz muuuito tempo, nem lembro da história. Preciso ver de novo, ou ler o livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Adoroooo essa autora... li não faz muito tempo o livro "Orgulho e Preconceito", agora quero muito ler este do post. :)
    “Quero ganhar esse grande sucesso de Jennifer Echols”

    http://trilhasdefernanda.wordpress.com

    ResponderExcluir
  16. Huuuum!

    Eu só Orgulho e Preconceito da Jane.
    Fiquei com uma mega vontade de ler esse!
    Vou ver se meu pai tem aqui!

    ^~
    ashuahs
    Adorei sua resenha!
    =)

    Bjinhos
    Psiu!
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  17. Comprei esse livro e tenho muita vontade de lê-lo *.* Adooro as histórias da Jane!
    Ótima resenha!

    bjs
    www.booksemporium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Razão e Sensibilidade está na minha lista de espera... Pretendo lê-lo em breve. E não sabia que tinha filme dessa história! haha... Adorei!

    ResponderExcluir
  19. Olá, Angélica!!
    Adorei a sua resenha!
    Ainda não li nenhum livro da Jane Austen acredita? Acho que sou uma das poucas pessoas no mundo que não conferiu as obras dela ainda rs. Vejo ótimos comentários a respeito e após ler a sua resenha fiquei ainda mais curiosa.
    Tenha uma ótima semana.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li nada da Jane, mas já vi um dos filmes e pretendo ler em breve. Estou lendo ela, mas como personagem. Jane Austen - A vampira.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Eu amo os livros da Jane austen, mas não li Razão e Sensibilidade. Esse só vi o filme.

    Mas imagino que seja maravilhoso com os outros. Orgulho e Preconceito fale ser lido também. Acho que você vai gostar.

    Beijos!
    Carissa
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  22. JA tbm esta na minha lista ha um tempao, sou fã e conhceço sua obra atraves dos filmes, mas livros que li foi apenas um e acho ela demais!

    ResponderExcluir
  23. desafio pra vc no Peripécias!
    Bjo Thai
    http://peripeciasdathai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Ok, acho que ainda dá tempo de comentar, haha.
    Razão e Sensibilidade é tudo o que o título diz, mesmo! Muita sensibilidade e também tem a razão. Me apaixonei pela mais velha, talvez por me ver bastante nela. Não acho a obra máxima de Austen, mas é, com certeza, uma obra sensacional! E Elinor, na minha opinião, rouba a cena...haha! Aguenta a sua carga e a da irmã. Uma mulher ímpar e sincera. Uma das minhas musas inspiradoras, hahaha! Leia logo Orgulho e Preconceito porque tenho certeza que você vai amar!!!

    Beijos!!

    Ps: quem me dera ter aproveitado o Dia dos Namorados! No fim estou solteira, sozinha, abandonada, haha. Fazer o que? Um dia encontro outro guerreiro viking que me ame! =D

    ResponderExcluir
  25. Nossa, é um absurdo mas eu ainda não li os livros da Jane Austen e parece que isso anda me perseguindo ahauhauaua, tenho que arranjar logo os livros dela para ler. ótima resenha.

    Bjsss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Pra começar... eu AMO o trabalho da Jane Austen! Desde que li Orgulho e Preconceito fiquei encantada! (aliás, é PERFEITO!! Tornou-se um dos meus livros favoritos).
    Razão e Sensibilidade foi o segundo livro da Austen que eu li. AMEI o livro, logo no começo fiquei com a impressão de que ia ser a mesma coisa que Orgulho e Preconceito (tem suas semelhanças, sim), mas Austen conseguiu desenvolver uma história bem diferente porém igualmente interessante!
    Elinor e Marianne são personagens fascinantes, gostei de ver como elas vivenciaram a mudança com a morte do pai, o amor...cada uma do seu jeito!

    Ainda não vi o filme, mas já vi a minissérie produzida pela BBC e AMEI!! Gostei muito do elenco, as atrizes que interpretaram as irmãs Dashwood fizeram um ótimo trabalho! Acho que em 3 episódios eles conseguiram passar a essência do livro, atendo-se aos acontecimentos mais importantes da história mas sem ‘cortar’ demais. Espero ver o filme, mas, honestamente, acho difícil barrar a minissérie, pois foi uma ótima adaptação!

    Ótima resenha Angélica!
    Fico muito feliz quando encontro resenhas de livros da Jane Austen pela blogfera :)

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!