16.9.11

Como Água para Chocolate


Agora estou na fase dos "romances culinários".

Na verdade, esse estilo literário é denominado "cozinha-ficção", onde os romances acontecem em ambientes repletos de comilanças.

Li "Como Água para Chocolate" e me apaixonei pelo gênero!

Inclusive foi a própria Laura Esquivel, autora de Como Água para Chocolate, que inaugurou esse gênero literário.

Depois de ter terminado a leitura da obra, fui atrás de outros títulos que possuem o mesmo estilo e me apaixonei ainda mais!

Atualmente estou lendo "Chocolate", o livro que deu origem ao filme de mesmo nome, onde um dos protagonistas é o Johnny Depp.

Gente, a leitura está muitoo gostosa! Envolve França e chocolate... Para mim, não poderia ser mais perfeito.
Depois que eu terminar a leitura, terá resenha certooo!

Agora, voltando ao “Como Água para Chocolate”, vou iniciar dizendo que o livro entrou para os meus favoritos.

A história se passa no México e é sobre Tita, uma menina que nasceu na cozinha, meio a cebolas e alimentos borbulhando no fogão. Tita é a filha mais nova de mamãe Elena. Em vista disso, está fadada a cuidar da mãe até a sua morte.
Conforme a tradição da família, jamais poderá casar e ter a sua própria família.
Mas Tita se apaixona e os problemas começam...

Por ter nascido prematura, Tita acaba ficando muito tempo na cozinha para ser alimentada e acaba aprendendo os segredos culinários de várias gerações. Torna-se uma cozinheira de “mão cheia”, onde os resultados de suas receitas irão depender do seu estado de humor.
Dependendo de como Tita estiver no dia em que cozinhar, as pessoas irão partilhar de uma profunda tristeza ou de um extasiado desejo.

Os personagens são muito bem construídos! Achei a mamãe Elena uma megera! Ai que vontade de bater nela!! Hehe
Adorei Tita que, mesmo passando por muito sofrimento por causa do amor perdido e devido à mamãe Elena, tem muita personalidade e muita fibra.
Os personagens secundários também são perfeitos!
O final do livro me deixou de boca aberta.

A leitura é doce e gostosa. Você lê o livro muito rápido, li em apenas dois dias. Fiquei triste quando terminei de ler, pois queria mais.

Todos os capítulos iniciam com uma receita, que será realizada por Tita, e termina com um fato que deixa você louca para saber o que irá acontecer no capítulo seguinte.

O romance entre ela e o seu par é lindo e, ao mesmo tempo, estranho. Só lendo para entender o que eu quero dizer...

Enfim, “Como Água para Chocolate” é um belo romance que todos deveriam ler. Principalmente as pessoas sensíveis e os admiradores de belas receitas! Hummm... Perfeito!

Segue a sinopse:
Neste surpreendente romance que tem como subtítulo Romance em fascículos mensais com receitas, amores e remédios caseiros, tudo gira em torno da cozinha. Cada capítulo é aberto com uma extraordinária (e perfeitamente realizável) receita, em torno da qual não só se aglutinam os comensais que as consomem como também se "cozinham" e "coalham" amores e desamores, risos e prantos (sobretudo risos).

Avaliação:


Skoob:


O livro possui uma adaptação para o cinema. Eu ainda não assisti, mas o pessoal que assistiu disse que é muito bom também!

Trailer:


Vocês podem saber um pouco mais sobre o filme aqui:


Bom fim de semana pessoal!! \o/

Amanhã vou viajar e segunda trarei novidades... hihihi

Nada de se inspirar na resenha e comer muito chocolate no fim de semana hein?!

21 comentários

  1. Adorei sua resenha (:
    Sabe que nunca tinha ouvido falar nesse livro? er... Nunca li nada do gênero por isso não me interessei muito, mas você disse que gostou tanto... quem sabe um dia eu não ache ele por aí, HUAHAUHA.
    Vixe! Agora já estou inspirada, vou comer muuuuito chocolate! hahahahaha

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Angélica, com uma resenha dessas dá vontade de correr na livraria e "devorar" o livro.
    Já assisti ao filme, mas como sempre, parece que o livro é sempre melhor.
    Xeros

    ResponderExcluir
  3. Nem me fala Ana Karla!! Agora estou doida pelo filme! :D

    ResponderExcluir
  4. Amoooo! Comida, livros e música - meu trio de ouro! Já vi, praticamente, todos os filmes relacionados com culinária, sou uma caçadora deles, mas os livros que os originaram, li poucos... A Festa de Babette, Tomates Verdes Fritos, Sabor da Paixão, Simplesmente Martha, Vatel - um banquete para o Rei e, o mais recente a aque assisti, Julie & Julia! Olha esse link do Chucrute com Salsicha, é bárbaro!!!!!!!!!!!!!
    http://www.chucrutecomsalsicha.com/archives/filmes_comida/

    Bijão!

    ResponderExcluir
  5. Também amooo Tomates Verdes Fritos Vera!!
    Assisti Julie&Julia há pouco tempo e gostei! Fiquei curiosa para ler o livro que deu origem ao filme. :)
    Chucrute com Salsicha? Vou ir lá agora mesmo!!

    ResponderExcluir
  6. Estou com esse livro na fila de espera, após ler sua resenha fiquei curiosa para saber mais detalhes da história! Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que eu sou umas das poucas pessoas que não leu o livro Aguas para elefante, mas o que eu já li de resenha deste livro... Bem quando eu estava no Peru, em umas das longas viagens de ônibus eu também assisti a este filme, em espanhol, claro, mas eu amei. Chorei muito. É muito lindo!!!
    Mas este que você está lendo eu ainda não li, mas vou pegar a dica.Adoro romance assim.Interessante, eu sou leitora e cozinheira, mas não conhecia este estilo literário, "cozinha-ficção". Vou experimentá-lo.
    Quanto a mim, estou bem, mas já estive melhor. Semana passada meu filho e minha nora que moram em Minas, estiveram aqui e passaram uns dias imprensado do feriado do 7.Vieram só arranhar a saudade que estava latejando. Mas foi muito bom estar com eles.
    A terrinha está feia e esburacada, o transito, um terror. Mas o céu azul, o mar verde e quente, o ar fresco e o clima úmido e quente = tudo que eu amo = Está tudo bem!!!! Fortaleza é linda, os administradores é que não prestam, um atrás do outro.
    Por falar em faxina no blog, estava lembrando que ano passado por esta época você já havia lançado o Retrospectiva, lembra? Este ano não vai ter? Estou só te dando um empurrãozinho, hem?
    Sabe que eu acho que o skoob deveria ter uma opção para favoritos. Sim, há livros que realmente são favoritíssimos.
    Nossa, amiga, vai viajar, aproveita bem, mas coloca nos teus planos uma vinda ao Ceará, você vai adorar as praias daqui e ainda de quebra a gente se conhece de cheiro, que cê acha?
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Angélica, também não tinha ouvido falar desse livro.. E sobre essa história de culinária e livro, eu tenho bastante tendência a comer mais quando estou lendo algo nesse estilo. O último que li que lembrava algo assim era O pão da amizade, que me deixava louca por sopas e pelo tão falado pãozinho ;x

    Mas fiquei curiosa para conhecer esse amor diferente ;D

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha assistido ao filme (na minha aula de espanhol uashsausah) e gostei bastante. Nem sabia que era baseado em um livro... Deve ser bem mais bacana.
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ah tenho certeza de que vou amar essa história, fiquei super a fim de ler após conhecer mais sobre ela ^^
    Acho que nunca li nenhum cozinha-ficção, e não consigo atinar o porque pois tenho a impressão de que irei amar!
    Adorei o filme Chocolate com o do Johnny Depp e na verdade nem sabia que era um livro, mas deve ser muito legal!
    Gostei do fato dos capítulos se iniciarem com uma receita e é ótimo quando sempre terminam de uma forma viciante que nos deixa ansiando por mais! =)

    Gostei mesmo da dica! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Angelica quando vi o titulo do seu post no meu reader vim aqui correndo pra ler. Assisti a adaptacao desse livro ainda no ensino fundamental, tem bast ante tempo. Lembro pouco do filme, mas ele era bem interessante e mistico, talvez um pouco misterioso tambem.
    Tenho muita vontade de assistir ao filme de novo mas nao sem antes poder desfrutar dessa leitua, literalmente deliciosa.

    Xero
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  12. Angéeeeeeeeeeeeelica! Quanto tempo :D Bom, polhando a capa, eu passaria reto, mas ao ler sua resenha, esse livro se mostrou bastante interessante! E sei de uma pessoa que iria gostar muito *-* Valeu a dica

    Beijos, World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha! Confesso que não conhecia o livro, mas me interessei bastante depois de ler sua resenha! Parece ser bem, hmm... gostoso! kkk'


    Beijinhos, :*
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  14. Acredita que eu nunca li nada desse genero
    Mas achei a proposta bastante interessante e vou dar uma pesquisada
    E sobre esse livro, gostei bastante da resenha
    Meus parabéns

    Beijos e Boa Semana

    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Que legal, Angélica!
    Amei a resenha e saber mais sobre esse estilo de literatura. Não conhecia a definição. Fiquei bem curiosa para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Angélica!!
    Não conhecia o livro, mas já assisti o filme e AMEI! Mas já aviso que não dá pra assistir sem comer um chocolate junto ;)
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Angelica ^^
    Qnto teeempo rsrsrs ô vida corrida né?

    Eu desconhecia esse genero o.Õ
    Fiquei MEGA curiosa pra ler algo do tipo!

    Serio que o proytagonista é o Jonny Depp (ñ sei escrever rs) ?????? Que tudo hein? kkkk

    Adoorei!!


    Beeeijocas
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  18. Eu li O pão da amizade que tem essa mistura de cozinha com a história e achei maravilhoso.
    Então todos os livros desse genero andam me interessando.
    Adorei a resenha. O livro parece ser bem interessante. E ainda tem filme, quero ler e assistir =)
    Bjo

    ResponderExcluir
  19. Acho que fiquei com água na boca só de ler o post. Também, estou numa fome aqui!

    Não sabia que o filme era baseado em um livro, vou procurar já para ler! Adoro muito a história.

    E esse livro que você está lendo parece ser bem bacana, queria ver o vídeo, pena que aqui no meu serviço seja bloqueado =/

    beijos beijos querida.

    ResponderExcluir
  20. Acho que fiquei com água na boca só de ler o post. Também, estou numa fome aqui!

    Não sabia que o filme era baseado em um livro, vou procurar já para ler! Adoro muito a história.

    E esse livro que você está lendo parece ser bem bacana, queria ver o vídeo, pena que aqui no meu serviço seja bloqueado =/

    beijos beijos querida.

    ResponderExcluir
  21. Também já li o livro. Quanto a mim além de ser um bom livro, vale mais pelo prazer que da a sua leitura do que pelo que questiona. A parte histórica também é pouco explorada neste romance, tendo em conta o período da obra, julgo que poderia ter sido mais bem aproveitado.
    Deixo aqui a minha resenha do livro:
    http://sugestaodeleitura.blogspot.com/2011/09/como-agua-para-chocolate-laura-esquivel.html

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!

Últimos Instagrams

© Pensamento Tangencial. Design by FCD.