6.9.11

Iniciativas legais!

Vocês conhecem o Jornal Sobrecapa Literal?


Passeando pela internet, encontrei essa gostosura!
Uma das colunistas é a autora Ana Cristina Melo.

O Jornal Sobrecapa Literal pode ser assinado gratuitamente aqui: http://bit.ly/fy5KUo
Nele, vocês encontram muita informação sobre a Literatura Nacional. \o/
Vale a pena conferir!

Já está no ar a edição de setembro. Vocês podem baixá-la no site:

Nesta edição, vocês conferem:

Editorial: “Novidades” de Ana Cristina Melo
Nova Coluna. Coluna "De Olho no Mercado", de
Coluna “Marcadores”, trazendo links de entrevistas
Coluna “Lançamentos Literários”
Coluna “Literalmente”
Coluna “Sem poesia não dá”, de Sérgio Bernardo.
Coluna “Nas entrelinhas da escrita”, com a crônica “Havia um rei” de Dag Bandeira
Coluna “O Escritor em Foco”, com o artigo "Escrever, inspiração ou trabalho?" de Christiane Angelotti
Coluna “Nas mãos da ilustração”, com o artigo "Autovalorização" de Danilo Marques
Coluna “Tirando da gaveta”, com o conto "A medida do bastante" de Dag Bandeira
Coluna “Sempre mais+++”, com:
“Ficção de Gaveta – Concursos Literários”
“Marque na agenda”
“Mais vendidos – ranking Sobrecapa”
Coluna “Cursos, oficinas e eventos de setembro”

Legal não é mesmo?
Tudo o que valoriza a nossa literatura sou fã de carteirinha!


Outra iniciativa que achei mega legal foi a do blog Nem um Pouco Épico que criou o Desafio Clássico. O Desafio começou em agosto, mas ainda dá para participar. Consiste na leitura de 6 clássicos em um ano. Tempo bem razoável! :)

Fiquei sabendo desse desafio através do blog da Eduarda, BookAddict!, que é um blog bem bacana!

A última notícia que também achei muito boa, principalmente para o nosso bolso, é que a presidente Dilma Rousseff lançou o Programa do Livro Popular para incentivar a leitura no país.


As autoridades vão trabalhar em conjunto com as editoras para produzirem livros mais baratos e, assim, aumentar o índice de leitura no país.

A reportagem completa vocês podem conferir AQUI.

O que vocês acham? Os brasileiros irão ler mais?

Enfim, por hoje é isso! ;)

19 comentários:

  1. Primeiro gostaria de dizer que ameei o novo layout do blog, acho que é muito importante sempre trabalharmos para deixarmos o nosso cantinho personalizado com a nossa cara, né?? Nos sentimos melhor com isso ^^

    Muito interessante esse jornal, ainda não o conhecia, mas tudo que incentiva a literatura também é do meu interesse e sempre paro para olhar!

    Também gostaria de agradecer muitíssimo pela menção do meu blog no seu post, muito obrigada mesmo :)

    E espero que essa iniciativa da Dilma dê super certo. Na verdade eu já penso que os livros estão realmente ficando mais baratos (principalmente pela internet), mas quanto mais trabalharem a favor disso melhor ainda! Nossos bolsos agradecem ^^

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Bravo!!! Só notícia boa!!!
    Amiga, acho que o povo não ler por falta de educação. Excesso de sol e calor podem contribuir, já que não ficamos meses hibernando. Os livros no Brasil são muito caros, mas existem bibliotecas e os sebos estão às moscas. As pessoas não acham esquisito você gostar de ler assim? pois, é bem capaz de acharem que você tem um problema mental ou psiquiátrico.Meu marido é formado em engenharia 3 vezes e fica ameaçando fazer a quarta, kkk. Mas não lê uma linha de romance, pois não teve nenhuma educação para isso. Mas toda iniciativa é válida para a valorização da leitura, e ela tem que começar pelas crianças.
    Ainda não fui lá, mas acredito que este Desafio Clássico eu vou ser fiel de carteirinha, kkk como também do jornal.
    Puxa, adorei seu texto, bjussss

    ResponderExcluir
  3. Oi! Não conhecia esse jornal ainda!
    Quando ao desafio clássico eu tinha lido sobre, num blog de um menino que disse que ler clássicos era tortura. D: Fiquei horrorizada.
    Legal a iniciativa da Dilma. Nosso país precisa ler mais. ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Angélica sempre trazendo novidades, não conhecia esse projeto, pq iniciativas assim ficam sem divulgação?! Uma pena né!

    Aproveito para agradecer o carinho de sempre com meu blog! Beijos =)

    Crys Leite

    crysleite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei as novidades, já li todo o jornalizinho e me inscrevi para recebê-lo! rs'
    Amei a inciativa dos livros clássicos também! :)
    Com pequenas iniciativas assim, alcançamos um maior número de leitores!

    Beijinhos, :*
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei as novidades. Principalmente a ultima. HSUAHS.
    Sabe o que estava pensando.. como eles querem incentivar a leitura com preços tão altos?
    Lógico que tem preços que são ótimos, cabem no bolço e tal... mas tem uns que eu passo longe HSUAHS.
    Adorei.

    Beijos (:

    ResponderExcluir
  7. Angélica, quantas novidades legais, não sabia desses detalhes. Vou dar uma olhada no Jornal, e acho que esse desafio literário é muito interessante, porque a maioria que vi preza quantidade e não qualidade, diferente desse.
    E sobre os livros mais baratos... super a favor, é claro! Até porque eu faço minha parte de incentivar a leitura para qualquer pessoa, de criancinha a velhinhos ;x Tem gente que me acha doida, mas o livro mais barato com certeza vai ajudar bastante!

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    E acredita que eu não sabia desse jornal
    Nossa, uma coisa tão bacana e de graça, tem que ser divulgando
    Então, muito obrigada pela dica e já vou dar uma olhada e saber mais

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei a ideia do jornal, ainda não o conhecia... Vou dar uma olhada nele *-*
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Indiquei três memes para você responder!
    Se puder (e quiser) o link é este: http://migre.me/5EsAS

    Beijinhos, :*
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei esse Jornal Sobrecapa Literal, muito legal a idéia.
    Acho ler 6 clássicos bem sossegado e normal em um ano, por isso nem entro nesses desafios.
    Sobre os brasileiros lerem mais, antes de fazerem livros mais baratos, é necessário o estimulo as crianças e adolescente na leitura, para que elas peguem isso como hábito e não obrigação.

    Bjss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Angélica!
    Que lindo o layout novo do blog. Adoro vinho *-*
    Não conhecia o Sobrecapa Literal, mas fiquei interessada, vou dar uma olhada no site.
    Beijos,
    Sora
    Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  13. Adorei a ideia do jornal, não sabia da existência , acho importante esse aumento na procura por livros nacionais hoje em dia, além de mostrar que damos importância aos nossos autores, é uma forma de incentivar a outros arriscarem e aos que ja existem a continuarem criando e quanto mais livro melhor né.
    Beijossss, lindo o blog! :D

    ResponderExcluir
  14. Adorei a ideia do jornal, super apoio projetos brasileiros, irei assinar para ficar por dentro! *\O/* Valeu pela dica Angel!

    E eu queria muito, muito mesmo que a Dilma aprovasse viu?! ja imaginou, quantos livros a mais daria pra comprar com a fortuna que gastamos comprando hoje em dia?! *sonhandoká* Cruzar os dedos aqui pra tudo dar certo!

    Beijokas! :*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  15. Eu nem participarei desse Desafio Clássico...eu leio clássicos o ano todo, minha vida toda HAHAHA! Mas você vai participar? =D

    E bem legal esse blog/jornal, já abri aqui para dar uma olhada! E você é bem rata de internet, né? Acha tudo por aí, hahaha!!

    E sabe que eu também fiquei espantada por serem 5 livros (sobre a série do The Deerslayer)? Pior que em inglês eu só achei fácil para vender 3! Agora que eu comecei, quero terminar, né?? E uma pena não ter em língua portuguesa, porque em lingua inglesa tá bem complicadinho de ler! =( Mas pelo menos falando deles no blog, eu 'sacio' a sua vontade, hahaha!

    Grande beijo, Angel!

    ResponderExcluir
  16. Oii, primeira visitinha por aqui o/
    Adorei seu blog! Muito fofo...
    Estarei comentando seus post!
    E seguindo, me segue também!
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Nossa que bacana as novidades :D
    Confesso que não conhecia esse jornal, no entanto adorei, vou procurar saber mais. E o desafio clássico é bem interessante, vou ver se participo.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  18. ei,
    não conhecia o jornal, mas o achei bem legal e quero dá uma conferida sempre. ^^

    beijos.

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Iniciativas... MUITO LEGAIS! Cacilda, eu fiquei impressionada com a qualidade do Sobre Capa, adorei o Desafio Clássico (minha praia *-*') e estou felicíssima com a iniciativa da nossa presidente! Espero que realmente dê certo!! *-*'

    Abraços!

    Ana Carolina Nonato
    Seis Milênios

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!