29.12.11

Retrospectiva Literária 2011!!!

Finalmente chegou o dia!!! Uhuuu!



Vocês não tem ideia do quanto eu estava doidaaa para fazer este post! :D

Primeiramente, quero agradecer aos 112 blogs participantes!!!




Este é o segundo ano que acontece a Retrospectiva Literária aqui no blog e tem sido muito legal!

Graças a essa troca que fazemos, temos a oportunidade de conhecer as obras mais lidas e aclamadas do ano. Além disso, através da Retrospectiva, acabamos conhecendo vários blogs e blogueiros interessantes!

Obrigada de coração ao pessoal que se esforçou divulgando nas redes sociais, fazendo com que mais pessoas viessem participar, tornando a blogosfera literária ainda mais unida. Vocês valem ouro!

Infelizmente, ainda não consegui passar em todos os blogs que estão participando da Retrospectiva, mas aos poucos eu chego lá. ;) Ainda mais agora que estou louca para ler as respostas de vocês!!!

Então, chega de declarações de amor e vamos às respostas!! \o/


*** RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2011 ***


* O livro infanto-juvenil que mais gostei: os livros da coleção “Desventuras em Série”. Adorei essa série! É sinistra e divertida ao mesmo tempo! Os irmão Baudelaire me conquistaram! Parei no décimo primeiro livro. Pretendo finalizar a leitura da coleção agora no início de 2012.

* A aventura que me tirou o fôlego: "A Guerra dos Tronos", de George R. R. Martin.

* O terror que me deixou sem dormir: só li um livro de terror neste ano e nem foi aterrorizante... Mas, como não tenho mais nenhum para citar aqui, então vai esse mesmo: “Carrie, a estranha”, do Stephen King.
Pode não ser muito aterrorizante, mas é um clássico escrito pelo meu ídolo, o mestre do terror!! \o/

* O suspense mais eletrizante: "Não Conte a Ninguém", de Harlan Coben. Adorei conhecer o autor!

* O romance que me fez suspirar: "A Mulher do Viajante no Tempo", de Audrey Niffenegger.

* A saga que me conquistou: "A Irmandade da Adaga Negra", de J. R. Ward. Não tem como não se apaixonar por aqueles vampiros!



Mas, é impossível citar apenas uma saga! Outra que é super mega hiper especial para mim é “As Crônicas de Gelo e Fogo”, de George R. R. Martin. Amooo!

* O clássico que me marcou: "A Revolução dos Bichos", de George Orwell. Sensacional!

* O livro que me fez refletir: "As Montanhas de Buda", de Javier Moro.

* O livro que me fez rir: "Qual Seu Número?", de Karyn Bosnak.

* O livro que me fez chorar: "A Mulher do Viajante no Tempo", de Audrey Niffenegger. Nossa, chorei muitooo no fim!

* O melhor livro de fantasia: "A Guerra dos Tronos", de George R. R. Martin, claroooo!

* O livro que me decepcionou: quase todos os livros teens. Nem sei por que ainda perco tempo lendo esse tipo de livro. Acho que é somente para descansar a cabeça mesmo, ler algo bobo e leve para descontrair...

Mas, um livro específico que realmente me decepcionou foi “As Intermitências da Morte”, do José Saramago. Eu simplesmente amooo o autor. Mas, esse livro, achei chato demais!

* O livro que me surpreendeu: "Como Água para Chocolate", da Laura Esquível.
Sempre ouvi o pessoal falar super bem desse livro. Mas, mesmo assim, eu não esperava que fosse tão apaixonante como foi! Entrou para os meus favoritos! É muito perfeito!!


* A frase que não saiu da minha cabeça: é impossível citar apenas uma frase, pois várias me marcaram. Mas, as que mais ficaram na minha cabeça foram essas abaixo:

O destino é como um estranho e impopular restaurante, cheio de garçons esquisitos trazendo coisas que você nunca pediu e de que nem sempre gosta.Lemony Snicket (frase contida no décimo volume da coleção “Desventuras em Série”)

"Louca para ser livre". Palavras mortas. Ninguém se liberta só com palavras. Milton Hatoum (livro Dois Irmãos)

Um dia, eu lhe disse: Ao diabo com os sonhos: ou a gente age, ou a morte de repente nos cutuca, e não há sonho na morte. Todos os sonhos estão aqui.Milton Hatoum (livro Dois Irmãos)

* O(a) personagem do ano: Eddard Stark!!! Também conhecido como Ned! Personagem do livro “A Guerra dos Tronos”, de George R. R. Martin.



* O casal perfeito: Henry e Clare, do livro "A Mulher do Viajante no Tempo", de Audrey Niffenegger.

* O(a) autor(a) revelação: bom, na real, o autor foi revelação para mim porque eu ainda não havia lido os seus livros - George R. R. Martin. \o/

* O melhor livro nacional: "Dois Irmãos", de Milton Hatoum. Apaixonei-me pelo autor! Quero ler tudooo o que ele publicou até hoje!

* O melhor livro que li em 2011: acho que vocês já sabem qual foi o meu preferido do ano né?

\o/ \o/ "A Guerra dos Tronos", de George R. R. Martin!!! \o/ \o/



E, em segundo, está...

A Mulher do Viajante no Tempo”, de Audrey Niffenegger.



Foi o romance mais lindo que já li na vida!

* Li em 2011, 87 livros.

* A minha meta literária para 2012 é:

Em 2011, eu possuía a meta de ler um livro por semana. Fiquei super feliz, pois acabei ultrapassando esse número!

No entanto, não tenho nenhum valor numérico para 2012.

A quantidade de livros lidos no ano é algo muito relativo, pois tem livros que são extremamente finos e, outros, enormes ou com uma linguagem mais densa.

Então, não estou nem aí para a quantidade e, sim, para a qualidade!

A minha meta para 2012 é ler os livros que estão guardados na minha estante há um bom tempo esperando para serem lidos.



Tenho vários livros maravilhosos que sempre vou deixando para depois por causa dos lançamentos.

Então, a minha meta literária para 2012 é ler os atuais livros que estão na minha estante!!

Também lerei lançamentos, claro. Mas não serão minha prioridade.

Tenho livros do Saramago, da Isabel Allende, da Jane Austen, do Stephen King, da Anne Rice, do Carlos Ruiz Zafón... tudo guardado. O.O Isso é um sacrilégio!!! Está mais do que na hora de lê-los!

Além disso, pretendo ler muitos livros de Psiquiatria! :D Então, acho que vou estar bem ocupada em 2012. o.O

Agora chega de papo, vou ir correndo olhar as respostas de vocês porque estou MEGA curiosa!!!!!!

Desde já, um feliz Ano Novo para todos vocês! \o/
Espero que 2012 seja um ano repleto de muitas realizações para todos nós!

Um super beijo!! E voltem sempre por aqui! ;)

Quem não passar aqui durante o ano, nos vemos na Retrospectiva Literária 2012! :p

37 comentários:

  1. Angélicaaa, adorei as duas respostas =D

    Também tô cheia de livros maravilhosos entocados na minha estante, dá até certa agonia saber que eles estão todos lá e eu sem tempo para ler!!

    Tô louca para ler A Guerra dos Tronoss, parece ser um livro impressionante!

    O engraçado é que na parte do livro de terror, eu pensei justamente em colocar Carrie, a Estranha mas como ele não me deu medo nenhum acabei trocando por Celular, que também não me passou muito mesmo, mas pelo menos assusta mais que Carrie rs O problema é que não gosto muito da temática e só encaro mesmo os do King, porque, bem... ele é o Rei, de fato!!

    Adorei participar da Retrospectiva, foi mesmo uma excelente ideia, Parabéns!!

    Um ótimo ano novo para você também, querida! E continue com o ótimo trabalho!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo: "...adorei as Suas respostas =D"

    kkkk Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Amei as respostas... poxa você leu livros pra caramba hein??? Mas é um pecado capital não ter lido Carlos Ruiz Zafon, leia Marina e a sombra do vento e depois me diga o que achou!!!

    ResponderExcluir
  4. Já vi que temos alguns livros e autores em comum. Você também escolheu Henry e Claire como o casal do ano, os dois são mesmo perfeitos. Achei que só eu tinha colocado o mesmo livro em mais de uma categoria, mas Guerra do Tronos figura entre várias categorias suas. Tenho vontade de ler, mas tenho medo de achar chato.
    Adorei sua lista, já anotei alguns livros para futuras leituras.
    Xero. E vou sonhar com um gato bem bonito mesmo (o que me deu o Ipad, hehehehehehe).

    ResponderExcluir
  5. Um livro por semana, meta interessante >)

    Quero muitoooo ler desventura em série e o livro da Audrey :D

    Adorei, adorei *_*


    Beijocas,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  6. Well... bom pra mim que comecei a partir dessa tua lista a fazer a minha. Muita coisa não li e já vou começar a fazer a minha. Nunca fiz meta no skoob, vou tentar fazer esse ano, vamos ver o que vira!

    Eu li pra caramba tb... acho que a unica coisa que não consegui foi LER a grerra dos tronos, porque comei a ASSISTIR antes e ai não dou conta de ler depois, acho chato, sei lá, sempre fui assim... Mas vou tentar mais uma vez, já que vc é só elogios pra ele...

    To mesmo na dos vampiros, vou terminar antes que comece qualquer outra coisa porque to mesmo hipnotizada por eles... Vc sabe né?! Até me proibiu de falar deles no skoob kkkkkkkkkkkkkkkk.

    Fora isso, as teens tem me deixado enfurecida tb, muita coisa boba e nada de especial, bom mesmo pra dar um tempo nas grandes obras um pouco e respirar né?!

    Que venham mais livros, adoro esse universo... Beijos pra vc que tem me conquistado a cada dia como amiga!

    Te desejo um excelente ano novo cheio de coisa boa e alegria!

    Até mais!

    ResponderExcluir
  7. Sim, leia Jane Austen que nunca é tempo perdido.
    Amei. Já postei minhas respostas também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Angélica!!

    Adorei ler a sua retrospectiva e adorei também fazer a minha! Adorei a sua proposta e espero ano que vem estar aqui novamente!

    Beijinhos!!!

    Marcelle.
    http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. OI Flor!
    Já estava louca para ler A Guerra dos Tronos, depois de vc falar, varias vezes, que simplesmente amou, o coloquei como meta para 2012 hehe
    Tô com vontade de ler dois livros da Jane, vou v se leio em 2012. Realmente, aparece tantos lançamentos que acabamos por deixar muitos livros maravilhosos na estante. Tbm pretendo ler os livros que estão encostados na minha, já tem um monte :D
    Ótima retrospectiva.
    Ano que vem eu participo \o/
    BJ sua linda!
    Feliz Ano Novo, que venham muitas leituras, muitos livros, muitos seguidores, muitas parcerias... Só coisa boa XD

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  10. Adorei participar da retrospectiva literária, parabéns pela iniciativa :D
    Bom, meu número de livros lidos não chegou nem aos pés dos seus, haha. Mas é porque sofro de um mal chamado "crise literária", sempre passo por isso :(
    Maaas, colocamos o mesmo em "o livro que me fez rir" e eu super quero ler A Revolução dos Bichos, além de A mulher do viajante do tempo, que a Pri me deu de Natal!

    Bom, ano que vem tem mais, né? Um feliz 2012 pra você, flor!

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Uau, 87 livros é MUITA coisa!
    Adorei sua lista! Agora fiquei com vontade de ler o livro de Niffenegger. Tanta gente elogiando, tem que ser bom! Ai, e A guerra dos tronos também. Quero muito ler, mas o tamanho dele me dá preguiça demais, admito.

    E os livros teens ultimamente tem sido decepcionante mesmo, nem para relaxar é divertido lê-los, pelo menos comigo. Eu já parei com eles, mas espero que melhorem.

    Muitos abraços e feliz 2012!

    Lizzie
    http://ahiddenpalace.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Amei suas respostas , amiga!!!!
    Preciso ler A Mulher do Viajante no Tempo e A Guerra dos Trono,urgente.
    Espero que este ano você realize grande parte de seus sonhos literários, pois sei que os sonhos pessoais você está conseguindo realizar todos.Continue assim, batalhando, você vai longe, mas não deixa o blog para trás, hem?
    Espero vir sempre aqui e encontrar muitas novidades.
    Um beijão, e feliz ano novo para você e sua família.

    ResponderExcluir
  13. adorei os livros citados. alguns li e outros pretendo ler *-*
    Stephen ♥

    ResponderExcluir
  14. Angélica!
    Desejo que tudo o que almeja, torne-se realidade...
    Que o amor pelo próximo seja uma constante em seu viver e que sua jornada esteja sempre repleta de bênçãos angelicais!
    Que nesse final de ano você possa somar todas as alegrias e dividir seu entusiasmo de ser feliz com os que ama e quer bem!
    Muita saúde, paz e amor em seu coração!
    PRÓSPERO ANO DE 2012!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. A ideia foi super legal mesmo Angélica! Adorei suas respostas e adorei a iniciativa. Espero que ano que vem tenha de novo.
    Tenho vontade de ler A Guerra dos Tronos, todo mundo fala super bem e se foi o melhor do ano, deve ser MUITO bom!

    Beijos, Bárbara.

    ResponderExcluir
  16. Nossa flor com tantas indicações a Guerra dos Tronos, vou ter que correr pra ler...adorei as suas respostas. E realmente a mulher do viajante do tempo foi um livro bem comentado nesse ano, espero poder le-lo um dia. E eu também pretendo ler em 2012,2013 e 2014...kkk os livros da minha estante, deu pra ver que tem bastante né...rsrs...espero poder até reler alguns....adoro esse meme, e espero que no final de 2012 eu não esqueça de vir me inscrever..um feliz 2012 cheio de saúde, felicidade, muitas leituras e sucesso....beijokas elis

    ResponderExcluir
  17. Adorei a Angélica! Acabei de fazer o meu1
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Oie, Angélica!
    Gostei bastante da sua retrospectiva, acabei de postar a minha. Passei tanto tempo fazendo... Não devia ter deixado para última hora... rs.
    Ano passado o meu romance e casal escolhido também foi Henry e Clare. *___* São perfeitos, sim.
    Estou lendo o aclamado A Guerra dos Tronos...
    Acho muito legal você decidir de vez tirar o pó dos livros esquecidos e nunca lidos da estante!
    Essas retrospectivas são muito proveitosas, pois conhecemos outros grandes livros, já vou pesquisar alguns dos que você citou agora.
    Beijos e Feliz 2012!

    ResponderExcluir
  19. Não sei se tinha que fazer inscrição, mas eu fiz o post no meu blog, tudo bem?
    Coloquei os créditos =DD
    Beijos

    http://livrosemeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei participar desta retrospectiva. Assim a gente pode conhecer várias leituras e as suas são ótimas.
    A minha já está postada em http://www.leituraseobservacoes.blogspot.com
    Beijos e Feliz Ano Novo.

    ResponderExcluir
  21. Oie flor!!
    Amei suas respostas!! Lindas!!!
    Quero muito ler Guerra dos Tronos! E tô correndo atrás de A Mulher do Viajante no tempo por indicação sua! Vi vc falando maravilhas sobre ele e quero muitissimo ler!!!
    Adorei participar da retrospectiva com você e com todos os outros blogs!
    Espero estar aqui ano que vem!

    Beijo grande, querida! o/

    Danni
    http://garotas-e-livros.blogspot.com/2011/12/retrospectiva-literaria-2011-garotas-e.html

    ResponderExcluir
  22. Angélica gostei da suas repostas, A Guerra dos Tronos, merece o destaque que teve na sua retrospectiva, não foi diferente da minha. Ned é um excelente personagem, mas também gostei bastante do Tyrion Lannister. Tenho bastante curiosidade para ler a série Desventuras em Série.

    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    Abraço
    Juan

    ResponderExcluir
  23. Oi Angel, amei a sua retro.
    Combinamos no livro que nos fez rir, Qual seu número? me matou de rir.
    Quero muito ler As crônicas de gelo e fogo, assisti a série e amei, mas também chorei um monte no final!!!
    Bjos
    feliz 2012, que todos os seus sonhos se realizem!!

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oláa,

    Adorei suas respostas =)
    Concordo plenamente com você, George R. Martin é fantástico, o jeito dele escrever foi uma surpresa total pra mim, também me apaixonei por Guerra dos Tronos mas eu sou muito mais fã da Aria, ela é incrível. haha

    Abraços,
    Feliz 2012 para todos vocês.

    Juliano Rafael
    Sociedade dos Leitores Vivos
    sociedadelv.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Também ri bastante com Qual seu número? as situações que a Delilah se enfiava eram hilárias.

    Tenho os 3 primeiro livros das Crônicas de Gelo e Fogo aqui mas ainda não comecei a ler, acho que ainda espero um pouco pra sair outros livros... queria que o autor não demorasse tanto pra publicar os livros Kkk
    Mas estou ansiosa pra conferir!

    Adorei a Retrospectiva, fiz a minha em video demorou um pouquinho mais pra sair por causa disso mas foi muito bom fazer. ;D

    Brigadão com certeza quero uma Retrospectiva 2012 \o/

    Feliz Ano Novo ^^ Até mais.

    ResponderExcluir
  26. Adorei os livros citados. Fiz a minha tbm
    http://dennysfontes.blogspot.com/2011/12/retrospectiva-literaria-2011.html

    ResponderExcluir
  27. "Guerra dos tronos" e "A mulher do viajante do tempo" são dois livro que eu quero MUITO ler, sério já faz tanto tempo que eles estão na minha wish list, e a expectativa só aumenta cada vez mais... *--*
    Ameeei suas respostas Ang!
    Parabéns pelo sucesso do blog!

    Feliz Ano Novo!

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico - http://gabiiem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Olá, Angélica!!
    Adorei de verdade ter participado do Meme de Retrospectiva, fiquei muito feliz pelo convite!
    Adorei mesmo a sua lista de preferidos do ano, uma pena ainda não ter lido nenhum livro do Stephen King, tenho medo na verdade de ler os livros dele, parecem ser mesmo assustadores! Vou criar coragem para conferir de perto seus livros, pode deixar!
    Guerra dos Tronos não poderia ter deixado de entrar na lista, né? rs Quem sabe eu consiga ler no próximo ano, só tenho visto ótimos comentários a respeito.
    Feliz Ano Novo!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  29. Olá Angélica!
    Adorei as suas respontas, e tem alguns livros que ainda não li, mas pelo que vc falou deles vou correr colocá-los na minha listinha pro próximo ano kk, também acabei de postar a minha retrospectiva, convido vc pra dar uma passadinha lá no meu blog e ver ^^
    Bjs, van

    http://desdenhandopalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Ueba \o// Dá para comentar muita coisa da sua listinha...hahaha! 1) Game of Thrones, eu estou com o primeiro volume aqui e o lerei em 2012 com certeza! Eu ainda não assisti o seriado justamente para não perder a graça da série de livros, talz, e com certeza você será a primeira a saber a minha opinião, hahaha! 2) "A Mulher do Viajante no Tempo" é um chuchu e lembro quando você comentou dele aqui! Adoro adoro adoro!!

    Quanto ao Milton Hatoum, ADOROOOO se precisar de qualquer indicação...haha! Uma pena que ele tem poucas obras :( Queria que ele escrevesse mais, seria uma fã muito mais feliz \o/ Mas com certeza é apaixonante ler as suas obras, o seu estilo...muito feliz por conhecer mais uma fã :D

    UM FELIZ 2012 para você, Angel!! Também adorei conhecer minha amiga sulista de boteco, hahah!!

    BEIJOSSSSSSSS

    Ps: EBAAAA Jane Eyre na sua meta \o// VALE MUITO a pena!!

    ResponderExcluir
  31. Angélica! Amei sua retrospectiva!

    Fala sério! Guerra dos Tronos é a melhor série de Todas!!! Muitooooooooo bom!!! hahah

    Li Desventuras em Série ainda na época em que estava lendo HP, tb adoro e é uma das minhas favoritas!!!

    IAN... Esses vampirões são Tudo de Bom! rs.

    Agora, um livro que vc leu e quero muito ler a A Mulher do Viajante no Tempo!

    FEliz 2012!!!

    Bjuss

    ResponderExcluir
  32. Oie!!! Estou louca para ler a Guerra dos Tronos, mas tenho que comprar o primeiro livro rs...

    Todo mundo fala muito bem do livro A mulher do Viajante do Tempo. Vou colocar ele na minha listinha ^^

    Ando dando um tempo em vampiros rs... em livros de surreais na verdade. Só nos romances rs...

    bjus flor!

    Feliz 2012!

    ResponderExcluir
  33. Queria ter participado da retrospectiva literária também. Que pena que não deu.

    Eu quero muito ler Guerra dos Tronos e A Mulher do Viajante do Tempo.

    Beijos!!

    Feliz 2012!

    @carissinha
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  34. Hola Angelica te deseo un buen comienzo del año, tienes un excelente espacio,
    si te gusta la poesía te invito a mis espacios poéticos.
    feliz semana.
    un abrazo.

    ResponderExcluir
  35. Angelicaaaaaaaa, acredita que nao fiquei sabendo da retrospectiva?^é sério ;/
    final do ano foi uma loucura, qse nem entrei no blog, TT então.. nem vi cor até agora ushauhsas

    mas to lendo as resposta de varios blogs!!

    Aiiiiii,desde que li sua resenha de A mulher do viajante do tempo eu fiquei doida pra comprar este livro, mas ele nunca entra em promoção ;/
    mas eu assisti o filme *--------* chorei tanto! hahahaah

    aaah esse ano vou ver se leio as cronicas de gelo e fogo e irmandade da adaga negra, tenho os 3 primeiros das duas series, entao vou pegar firme na leitura hahahaha

    Beeeijocas!
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  36. Olá Angélica! Valeu pela dica. A sombra do vento já está entrando na minha lista.
    Quanto ao crepusculo, de fato, vampiros brilhando a luz do sol não rola, mas o que eu achei legal na saga é o amor de um vampiro por uma humana, a ponto de lutar contra os próprios instintos de sobrevivência.
    Achei os livros do Harlan Coben, bem na linha de escrita de Sir Arthur Conan Doyle - Sherlock Holmes -, que por sinal o senhor Arthur Conan Doyle, também era médico e como eu apaixonado pelo ilusionismo. Interessante que ambas as obras são escritas em primeira pessoa. Eu particularmente acho que livros em primeira pessoa são legais apenas para romances, pois mostram o insight do protagonista. Sou meio estilo Dan Brown. Amo escrever em terceira pessoa.
    Noticia quente: provavelmente irei lançar a trilogia completa do Enigma pela dracaena, em box. É um projeto que estou desenvolvendo com o editor de lá. Espero conseguir deixar tudo pronto para o proximo natal! Ho Ho Ho...
    Obrigado pela visita e comentário no meu blog. Um forte abraço!

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!