13.1.12

O prazer de uma biblioteca...


Vocês não tem ideia do quanto eu amo ficar horas dentro de uma biblioteca!

Esse vício começou na minha infância...

Assim que aprendi a ler, corria no horário do "recreio" (na minha época era assim que se chamava :p) para a biblioteca da escola.

Lá, fica indecisa entre tantos títulos e múltiplas opções. Depois de decidir quais seriam os livros escolhidos, dava um oi timidamente à bibliotecária, que já sabia o meu nome e sempre sorria quando me via por lá. Ela, então, preenchia uma pequena ficha que vinha na parte de trás dos livros, com a data que eu deveria entregá-los.

E de lá eu saía com um sorriso bobo no rosto como se tivesse com grandes preciosidades em minhas mãos.

Ao chegar em casa, ia correndo mostrar para a minha mãe os livros que eu havia locado (me achava gente grande, já podia pegar livros sozinha na biblioteca). Minha mãe, que foi a pessoa que fez com que eu me tornasse uma grande leitora apaixonada por livros, elogiava as minhas escolhas e me incentiva a ler cada vez mais.

Nesta semana, passei uma tarde na biblioteca da PUC-RS em Porto Alegre.
Sou fã dessa biblioteca! Quando eu estava cursando a pós-graduação, passava muitas e muitas horas por lá.

A biblioteca da universidade possui uma área de 21.000 metros quadrados, com centenas de computadores (com internet liberada), 30 salas de estudo, espaços de leitura e milhares de livros.

O melhor de tudo é que a biblioteca é aberta à comunidade. Qualquer pessoa pode usufruir dessa maravilhosa infra-estrutura. Para isso, basta chegar na recepção e fazer um cadastro bem rapidinho. Você recebe um crachá e, então, a diversão começa!

O meu andar favorito é o terceiro, pois divide-se em dois. De um lado estão os livros de literatura e, do outro, estão os da área da saúde.

E, assim como na minha infância, não resisti em pegar emprestado alguns títulos e sair de lá com aquele sorriso bobo no rosto novamente.

A diferença agora é que ao chegar em casa, dou de cara com o meu marido que me dá um olhar divertido e diz apenas uma palavra: louca.

Às vezes ele também me faz algumas perguntas estranhas do tipo "Você já não tem muitos livros para ler em casa?". Na maioria das vezes eu apenas respondo dando um sorriso amarelo ou dou um longo e profundo suspiro...

Só quem é leitor assíduo sabe que os livros que temos em casa nunca são suficientes!!

Enfim, os escolhidos desta vez foram:

Moça com brinco de pérola, de Tracy Chevalier (este eu já li e adorei, vou fazer a resenha na semana que vem), e Relato de um certo oriente, de Milton Hatoum (que se tornou o meu escritor brasileiro preferido graças à Pri, do blog The Killing Words. Nem dá para comentar muito, senão ela fica toda exibida :p).



Também peguei O tempo entre costuras, de María Dueñas, e O processo, de Franz Kafka. Ambos, são livros que há tempos quero ler.



No momento, estou lendo O tempo entre costuras e estou achando muito bom!!

Mas, não pensem que nessa biblioteca só tem livros clássicos ou antigos, tem muito lançamento também!

Vi por lá livros da Meg Cabot, do Nicholas Sparks, série Hush Hush, Fallen, Crepúsculo etc.

Então, se você mora aqui por perto, já sabe onde ir quando quiser ler livros sem gastar nada!
Eu simplesmente amoooo!

E, se você não é daqui, procure bibliotecas em sua cidade. Aposto que você não irá se arrepender!

Obs.: a primeira foto do post é uma imagem da biblioteca que possui o meu nome (sim, foi em minha homenagem, isso é certooo :p): Biblioteca Angelica, localizada em Roma - Itália.

Mudando de assunto, agora vamos ao resultado do sorteio do kit de "Beijada por um anjo 4"?




Aeeeeeeeeee Jacque!!!!!!

Parabéns!!! \o/

Espero que você goste tanto do seu kit, assim como gostei do meu. :D


Bom, pessoal, encerro aqui o post de hoje.
No próximo, terá uma nova promoção! Fiquem ligados!

Um ótimo fim de semana a todos!

23 comentários

  1. "Só quem é leitor assíduo sabe que os livros que temos em casa nunca são suficientes!!"

    Verdadeeee!

    Kafka está há séculos aqui, mas nda de ler... :X

    Os demais não conhecia :)


    Beijocas,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  2. ahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    fiquei muito feliz de ter sido sorteada, sou louca por esse kit...rs
    Eu amo bibliotecas, lógico, mas pena que as daqui fiquem longe a beça, eu adoraria fazer uma visita e ficar folheando os livros e o melhor de tudo: ler alguns de graça.
    Bjos

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Amei o post! ... e essa biblioteca então? é o sonho de qualquer leitor!! *.* Deve ter de tudo!!!! estou encantada só de ler o que você escreveu!
    Fiquei imaginando as cenas que você descreve ... e ri com o "louca" rsrsr
    Muito bom ver alguém falar assim, com tanto amor pelos livros!
    :*
    www.aoleitor.blogspot.com
    @Leitora1

    ResponderExcluir
  4. Adoreeeeeei. Também sou fã incondicional de bibliotecas, amo demais. Sempre as frequento, aqui em São Paulo pelo menos umas quatro, uma perto de casa e outra no trabalho, que vou mais vezes, e a duas na região central da cidade, onde vou quando não encontro o que quero nas outras duas. Muito boooom.
    Te entendo perfeitamente, porque eu estou cheia de livros em casa que ainda não li, mas vira e mexe vou às bibliotecas emprestar. Maluca! Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga, só quem ama livros sabe que o quanto eles são importantes para a gente, cada um, em qualquer estilo. E uma bilioteca é o lugar preferido da gente, depois de alguns com silêncio e uma boa luminosidade que se possa ler sossegado.
    Sabe, que estas perguntas estranhas eu também escuto muito por aqui, como seria se nossos maridos também fossem viciados em livros? Nem quero pensar nisso para a realidade não ficar triste.
    Hoje doei alguns livros, não quero falar disso agora ... acho que ainda não estou pronta.
    A Pri é mesmo louca pelo Milton e deixa a gente babando, eu sei. Tenho alguns livros dele e entre eles este que você pegou. Também tenho este que você está lendo,ainda não o li e já estou louca para ler sua resenha dele. Este do Kafka eu já li, e sinceramente não gostei. Li duas veses, na esperança de ter me enganado na primeira leitura, mas não deu, não fez meu estilo, apesar de ter gostado muito de Metamorfose.Mas, leia, é um livro muito importante para a literatura universal.
    adorei seu post, beijos

    ResponderExcluir
  6. Que eu saiba, por aqui não tem nenhuma biblioteca assim )= E se tiver (provavelmente deve ter) acho que não é aberta, ou se tem é longe, nossa. HAUAHUHA.
    Mas que maravilha essa biblioteca que tem ai *u*
    Concordo plenamente! Os livros que temos em casa, nunca são suficientes! haha

    Beijos, Bárbara.
    Sobre Meus Livros.

    ResponderExcluir
  7. Também AMOOO bibliotecas. Um universo a nossa disposição.

    ResponderExcluir
  8. Acho que todos nós tivemos um início parecido nesse mundo literário: Biblioteca da escola na hora do recreio!

    Gostaria muito que minha mãe tivesse incentivado meu hábito, mas infelizmente isso não ocorreu. Ela sempre achou que livros servem para acumular poeira! Absurdo!

    Que maravilha essa biblioteca da PUC! Esse post tem que ser divulgadooooo!

    Beijos querida!
    Gabi - Romances e Leituras

    ResponderExcluir
  9. Amei o post, sempre tem alguém que não nos compreende né, que injusto!!!
    Eu não sou muito de biblioteca, sou mais consumista gosto mesmo é de livraria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca fui em uma biblioteca grande assim, acredita? Aqui no meu bairro não tem e a que fica na cidade, no centro, não sei onde fica exatamente. #triste

    você tem razão: os livros de casa não são suficientes! haha Também já fui chamada de louca xD

    Faz tempo que quero ler O tempo entre costuras, mas dinehiro ou biblioteca, cadê?! rs

    Ahhhhhh, não ganhei o kit TT__TT #meleca

    ResponderExcluir
  11. Eu confesso que não frequento muito bibliotecas :( Acho um "erro", mas eu não faço ideia do motivo. Nunca fui de frequentar, mas acho LINDO lugares cheios de livros, com cheiro de livro *o* Na faculdade na qual eu me formei, a biblioteca só pode ser consultada se você passar o número do livro (que você procura por título, aí acha o número) para a bibliotecária e espera ela voltar com ele na mão para você. Sem interação alguma, haha! E era muito demorado, talvez por isso eu só peguei livros acadêmicos emprestados u.u De qualquer forma, você tem até uma biblioteca com o seu nome, poxa!! Parabéns, HAHAH :D

    E EU FUI CITADA, DÁ LICENÇA? < e sou exibida mesmo HAHAH! Consegui infectar alguém com o meu vício por Milton Hatoum!! Eu nem gosto tanto de Relato de um Certo Oriente...só fiz meu TCC em cima dele HAHAHAHAH :D Amo demais!! O meu preferido, junto com Cinzas do Norte! <3 leia mesmo porque ele é demais!!! E pensar que o Milton Hatoum foi na minha faculdade quando eu estava no primeiro ano e justo num dia em que eu faltei! Calculei errado as datas e perdi a oportunidade de ficar pertinho, tirar foto, pedir autógrafo...:D ok, não pensarei mais nisso haha!

    E eu também falo muito nos seus posts, haha! Mas fiquei triste porque não ganhei a promoção e quero ler muito o 4º livro ;~ Mas não desistirei, um dia ganho alguma coisa, hahahah!

    BEIJOS, ANGEL! :D

    Ps: Morro dos Ventos Uivantes é LINDO e perturbador! ADORO! Jane Eyre já tem outro tipo de "poder", é o "poder" dos personagens principais: A Jane, toda moderna e determinada e o Mr. Rochester, que é incrivelmente sagaz! Adoro adoro!
    - Quanto ao Orgulho & Preconceito, bem...A Liz também é MUITO determinada, até acho que a Charlotte se baseou um pouco nela para criar a sua Jane (mas a Jane é bem mais ousada, enfim). Mas ela e Mr. Darcy juntos também montam um contraposto legal :D De qualquer forma, não se sinta estranha se não gostar, haha! EU AMO! Tá no meu top 3 da Miss Austen (que tem praticamente 6 livros, mas deixa quieto hahah)

    ResponderExcluir
  12. nossa, eu naum sabia que era aberta ao público! sempre pensei que para retirada de livros em bibliotecas de universidades era preciso estar matriculada em algum curso e que os livros eram só para consulta!
    mto bom saber

    abraços
    http://psicologias2011.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Entendo perfeitamente seus sentimentos com relação a visitar uma biblioteca!! Também me sinto da mesma forma!! De alguma maneira livre e contido, ao mesmo tempo!

    ResponderExcluir
  14. Essa biblioteca é um sonho.
    Minha facul só tem uma biblioteca que mal cobre os cursos que ela tem. Literatura que não for do assunto não tem.
    Só a minha escola do Ensino Médio tinha alguns títulos que não eram de estudo regular. Aproveitei enquanto podia porque não é aberta a comunidade. Pena. Agora só comprando ou ganhando livros pra eu ler.


    -------Erica Marts-------
    ----Confissões Literárias----
    http://confissoesliterarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Jaque!!!

    ^^

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Acho que eu nunca peguei livro em bibliotecas púbicas :o rsrs Agora que me toquei desse fato.
    E tb tem muiiiito tempo que não coloco os pés em uma =/

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Angélica!
    Que legal esse post! Quando estava na escola também pegava livros na biblioteca direto, tinha todos os volumes da coleção Vaga-Lume, eu adorava!
    Mas as bibliotecas municipais aqui são horríveis. Nas duas que eu fui, só tinha livros velhos e acabados.
    Na faculdade passava muito tempo na biblioteca, mas aí era lendo livros chatos e queimando os neurônios D:
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  18. Gostei muto deste post. Também adora passear em bibliotecas. Agora já não faço isso. Resta-me passear por librarias, o que sai um pouco mais caro!

    ResponderExcluir
  19. Ei Angélica,

    Amei o post ^^
    Ainda mais sendo bibliotecária =]
    Eu também amo bibliotecas (claro ne rs), as daqui de BH públicas não são muito atualizado com os lançamentos de ficção. Mas são ótimas para pegar clássicos, Meg, Nora Roberts rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma paixão declarada por bibliotecas, quando vejo uma em alguma cidade que vou visitar meus olhos brilham. Tenho vontade de entrar, folhear os livros, pegar emprestado, me perder entre as estantes.
    Tenho mania de sair organizando os livros que estão fora de ordem, fico uma fera quando vejos que as pessoas fazem "orelhas" nas folhas, riscam ou não devolvem.

    Todas as bibliotecárias daqui já me conhecem, consigo até um prazinho maior na entrebga dos livros, amigas íntimas, rsrsrsrs.

    Sonho ir numa biblioteca tão grande quanto essa.
    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  21. Angélica, tb fazia a mesma coisa quando era pequena... passava horas na biblioteca, e levav um monte para casa! E tb me sentia gente grande pq ia sozinha! hahahah

    Puxa! Tb me identifiquei muito com o seu texto! Lindo demais!

    Essa biblioteca da PUC deve ser maravilhosa! Pena que aqui na minha cidade não tem nada parecido, e olha que é uma cidade "grandinha".

    Bjuss

    ResponderExcluir
  22. O tempo entre costuras é lindooo, adorei ler!

    ResponderExcluir
  23. Ah Biblioteca !!
    Meu sonho de vida: ter uma !! Pra poder falar pra alguem "quer ler um livro bacana? Passa lá em casa, tem Milhares ! rsrs"
    Nossa eu ia bastante a Biblioteca da escola em que estudei a vida toda, foi lá que tomei extremo gosto pela leitura .. Uma pena a minha cidade não ter uma Biblioteca Pública, eu seria frequentadora assidua, teria ate placa com meu nome kkkk'

    Post Lindo viu Angélica !!

    ps: Adoro ver meu rosto como "pensadora" na sua página e não simplismente seguidora *-*

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!

Últimos Instagrams

© Pensamento Tangencial. Design by FCD.