6.2.12

Fazendo meu filme


Oi gente!

Como vocês estão?

O blog está meio parado porque a correria está grande.

Mas não esqueci de vocês!! Não tenho aparecido, porque realmente não estou conseguindo. :(

Como chego em casa exausta e cheia de coisas para fazer, a internet está ficando lá embaixo na minha lista de prioridades.

Mas, estou morrendo de saudades do blog e de vocês!

Eu não ia fazer resenha do livro Fazendo meu filme, da Paula Pimenta, pois já tem várias na blogosfera e no Skoob.

No entanto, vocês falaram tanto sobre esse livro nos últimos comentários, que achei interessante dividir as minhas opiniões com vocês.

Este é um livro fofinho que toda adolescente deveria ler!

A personagem principal é Fani, uma menina de 16 anos, mineira, que está no segundo ano do ensino médio e, em breve, irá partir para um intercâmbio em outro país.

A trama central não é muito diferente de outros livros voltados ao público jovem... A menina que se apaixona por um menino, mas não tem coragem de falar...

O diferencial do livro está na criatividade e na sensibilidade com que a autora narra a história de Fani.

A narrativa é realizada em primeira pessoa. A gente sente como se estivesse lendo o diário pessoal de Fani.

Achei super criativo a autora colocar trechos de conversas de MSN de Fani com as amigas, bilhetinhos que elas trocavam em aula, testes de revistas adolescentes etc.



Outra coisa legal é que cada capítulo inicia com o diálogo de algum filme, já que Fani é apaixonada por cinema. Ela tem uma coleção imensa de dvds e não os empresta para ninguém!

Além disso, sonha em ser cineasta e avalia todos os filmes a que assiste com estrelinhas.


Os personagens secundários são super fofos! Tanto as amizades de Fani como, também, a sua família.

Só que, apesar de tudo isso, tive um certo problema com a leitura... Fani não me conquistou.

Achei a personagem principal muito mimada, sem atitude e chorona ao extremo. Vários e vários capítulos a menina está chorando ou dizendo que está enchendo os olhos de lágrimas. :s

Além disso, Fani é do tipo que os outros decidem tudo por ela. Isso me deixou angustiada durante a leitura.

Até a metade do livro, a leitura fluiu sem problemas. Mas, depois, fiquei entediada com a trama.

Outro fato que me estressou um pouco, é que a autora utiliza muitas e muitas palavras no diminutivo. Chegou a um certo ponto que, toda vez que eu lia uma palavra que terminava com "inho" ou "inha", me irritava.

Anotei algumas dessas palavras presentes em um pequeno capítulo para poder exemplificar para vocês:

"coisinha, sacolinha, beijinho, gracinha, fofinha, presentinho, tempinho, escrito com letra bonitinha, enviei um e-mail supereducadinho, cartõezinhos, um pouquinho, revistinha."

Primeiro, achei que fosse o jeito de Fani falar, já que ela é toda "cute cute". Então, notei que todos os personagens falavam da mesma forma! Um garoto falando sacolinha, gracinha, cdzinho... é muito estranho.

E o último detalhe que eu queria falar é que fiquei chocada ao ver que o livro já está em sua sexta edição e contém erros de português. o.O

Pôxa, bem que a editora poderia dar uma revisada melhor né?

Mas, felizmente, esses pequenos problemas não chegam a atrapalhar a leitura.

Acho que a maioria que leu o livro nem notou esses detalhes que mencionei, pois não me vi nenhum comentário desse tipo nas resenhas. É que eu realmente sou chata e cri cri com livros gente...

Enfim, é um ótimo livro para meninas adolescentes ou para quem está à procura de um livro doce e sensível.

Apesar de não ter me conquistado completamente, recomendo a leitura!

Avaliação:


Sinopse:
Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. “Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.

Skoob:

30 comentários

  1. Eu li Minha vida fora de série e gostei muito...

    Quero ler logo esse livro, estava super afim... mas, concordo, erro de port. na sexta edição não dá, né?

    Beijo,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  2. Acho que eu sou a única pessoa que nunca leu essa série, mas ainda vou ler, rs.

    Realmente erro de português na sexta edição é meio tenso.

    Beijos!!

    @carissinha
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  3. Nooossa, nem reparei nessa coisa dos diminutivos... hahahaha Mas com essa sua observação vou começar a reparar melhor... Já li os dois primeiros livros dessa série e ADORO! É, a Fani é chorona e mimada mesmo, mas eu consegui me identificar com ela porque eu era do mesmo jeito quando eu tinha 16 anos, hahahahah

    E sinceramente, atualmente eu fico surpresa com um livro que NÃO tenha erros de revisão. Triste isso, né? :(

    Gostei bastante da sua resenha! =D

    ResponderExcluir
  4. Acho que é a primeira vez que leio críticas negativas desse livro... Enfim, ele me parece superfofo, com todas essas conversas de MSN e bilhetinhos. Lembrei agora de O Diário da Princesa, que tem conversas assim, e sem falar que Mia é bem dramática. Sou chata com esses erros de português também. :~ Acho essa capa um amor.
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li este livro, mas li 'Minha Vida Fora de Série' e tem os mesmos 'problemas' que neste.
    Achei que o livro contém muito mimimi, criancice. Tudo bem que é um livro infanto-juvenil, mas a autora exagera.

    Fora estes poréns, tem umas coisas muito legais. As frases de séries e filmes, citações de músicas...

    Beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Ah, muitas pessoas falam bem desse livro mesmo, mas eu não tenho muita vontade de ler.
    Tenho curiosidade é lógico. A estória parece ser bem fofinha.. Mas tenho outras prioridades, HUAHA.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Não gamei, não xonei então tá fora da minha listinha!!!!

    Beijos sua fofis!!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha Angélica! Estou ansiosa para ler a série Fazendo Meu Filme! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oii Angelica, quanto tempo!!!

    Flor, eu adorei o livro, que pena que nao te conquistou por completo ;/

    Sabe.. eu tenho certeza que é porque vc tinha uma expectativa alta em relação a ele, pq a maioria das resenhas falam maravilhas dele. Smp que eu leio um monte de resenhas que falam que determinado livro é majestoso eu acabo me decepcionando, acho que acabamos idealizando que o livro é perfeito rsrs

    Beeijão!
    Rapha
    http://rapha-doceencanto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Agora fiquei com medo de não gostar. Ai, ai, ai. Todo mundo adorou, até minha mãe e minha irmã já leu os dois primeiros e gostaram bastante, mas fiquei com medo de ter esse mesmo olhar crítico que você e não gostar.

    Ia começar a ler essa semana, mas acho que vou dar mais um tempinho e criar coragem pra começar. E também tenho que tentar esquecer suas opiniões, rsrsrsrs. Começar a leitura sem pré-conceitos.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  11. Ei Angélica,

    Nossa eu não vi erro nenhum que me lembre, acho que sou muito tapada para isto rsrs.
    Eu amei este livro, achei a historia fofa e não vejo a hora de ler os outros livros da série. ^^

    bjos

    ResponderExcluir
  12. Este livro é super bem comentado por aqui, eu ainda não o li e acho que também vou pular este.
    Sua resenha ficou muito boa, principalmente por você ter mostrado que ficou atenta aos, como digo?, falta de atenção com o leitor? podemos chamar assim aos erros que encontramos nos livros.
    Apesar de tudo, não nos abandone.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Todas as resenhas que eu leio são sempre falando super bem do livro e ninguém critica nada. Por exemplo, nunca vi ninguém falando desse lado chorona da Fani... Tenho altas expectativas sobre esse livro, mas sempre é bom saber alguns detalhes pra evitar decepções.
    E erro na 6ª edição é dureza mesmo hein..
    Bjo

    ResponderExcluir
  14. Sou louca pra ler FMF. Espero poder ler logo.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Acho que livros adolescentes tendem para essas coisinhas...Mas tenho muita vontade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Ah, sim, lembrei uma coisa sobre esses diminutivos e vim comentar aqui de novo. A Fani é de Minas, não é? Que eu saiba os mineiros usam e abusam dos diminutivos. Tenho um amigo mineiro, um adulto, que vive falando "bonitinho", "arrumadinho", "quentinho"... Então acho que um menino falar desse modo, no livro, é aceitável, sim. Talvez só a autora pudesse ter sido mais moderada.

    ResponderExcluir
  17. Oi flor,
    Depois de muito tempo estou conseguindo vir visitar os amigos e vim te ver. Primeiro devo dizer que adorei essa serie e para mim e uma das melhores nacionais até agora...achei o jeito da autora escrever super criativo e o livro possui uma diagramação que é bem diferente do que vemos por ai...sobre os inho e inha...na real nem percebi hauhaua mas pode ser que sou um pouco desligada para isso mesmo...a fani me conquistou e apesar de ser meio indecisa as vezes achei ela legal..rsrs...enfim eu gostei,.
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  18. Huuum amiga, esse eu passo!
    Hehehe, to com milhoes de livros pra ler tb e um deles é: ANA E O BEIJO FRANCÊS. Ai to tomando coragem...

    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Bom, admito eu esse não é um livro que me chame muito a atenção. E pela sua resenha fiquei mais receosa ainda, não sou muito de livros cuti cuti :P
    Uau, quantos diminutivos XD
    Interessante ver seus pontos de vista. Por enquanto passo, mas se por acaso ele pintar aqui em casa, vou me aventurar.
    Bjão!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  20. Oie menina, a quanto tempo hein?

    Nossa sempre achei que não ia gostar desse livro pelo que me falavam e pela sua resenha já tiver certeza de que não vou gostar ahuahuahua, podem falar o que for mas não quero ler não ahauhahau.

    Muito bem elaborada sua resenha.

    Bjsss
    Reading Books and More

    ResponderExcluir
  21. Olá, Angélica!!
    Senti muito a falta de suas resenhas aqui no blog!
    Que bom que voltou com tudooo!
    Adorei a sua resenha!
    Eu li os dois primeiros livros da série FMF e achei a leitura super agradável, mas confesso que nem reparei no excesso de palavras no diminutivo... Agora, francamente como um livro na 6ª edição pode apresentar erros de revisão? o.O
    Enfim, quero muito ler os dois livros restantes e conferir como será o final da série, mas concordo com você quando disse que a Fani é um pouco irritante. Isso me incomodou um pouco, mas garanto que no segundo livro ela tem uma postura mais madura quando viaja para Londres. Felizmente ela melhorou nesse aspecto rs.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  22. Oi Angel, sou louca pra ler algo da Paula, ganhei um livro dela e estou esperando chegar pra ver se vou gostar.
    Eu não gosto de palavras no diminutivo, então tenho certeza que isso vai me incomodar na leitura (sou chata) e menino falando assim? jamé...rs só em livros...rs
    Amei a resenha, quero comprar essa série, mas os livros são tão caros :(
    bjos

    ResponderExcluir
  23. Oie Angelica!!! Que bom que está de volta ^^ senti a falta de suas resenhas.

    Ah! Eu amo este livro rs... sou suspeita para falar *-*

    Livros com erros de português estão se tornando uma rotina para mim já ¬¬ depois algumas editoras falam que avaliam os blogs justamente pelo português.

    Eu tb odeio pessoas que falam tudo no diminutivo. Adoro meus amigos mineiros mas tem horas que irrita mesmos rs...

    bjus flor!

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  24. Adorei sua resenha, gosto que falem esse tipo de coisa que também me incomoda (demais) nos livros, erros! Como odeio erros, sejam lá de português ou de digitação, argh.
    Quero muito ler esse livro, ele parece ser bem fofinho heheh :)
    Mas concordo com você, é meio tosco um garoto falar coisas no diminutivo, isso é comum em mulheres (apesar de eu continuar achando tão ridiculo quanto).

    ResponderExcluir
  25. Oi Angélica! Tá fazendo falta na blogosfera (odeio esse nome...rs)... :( Já ouvi falar bastante desse livro, inclusive outro dia estava com minha mãe na Saraiva e ela achou interessante exatamente essa inclusão de conversas por msn e tal.

    Um beijo,

    Nay.
    www.dignidadenaocabeaqui.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. eu morro de vontade de ler essa série!

    todo mundo fala super bem, e apesar de ser u livro mais voltado pra adolescente eu amoo essas leituras divertidas, deve ser bem levinho de ler, pra gente se divertir mesmo.
    esses trechos de msn e as citações dos filmes devem dar um super toque especial também.

    ameeei a resenha e as fotinhos do interior do livro^^
    megaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Realmente já li diversas resenhas sobre o livro, mas além de você, só a Tatiana(link abaixo) se atentaram para os erros de português. De qualquer forma quero ler um dia, mas não agora por falta de tempo mesmo.
    Blog da Tatiana (http://frappuccinomochabranco.blogspot.com/2011/01/livro-mulherzinha-adolescente.html)

    Bjssss linda S2

    ResponderExcluir
  28. Oi eu já li o 1 e o 2, e adorei, realmente não prestei atenção nos erros de português que vc mencionou...
    Eu gosto de livros assim, leves, a leitura flui fácil...
    Gostei da sua resenha éh bom dizer o q gostou e o q não gostou..

    BjOs!!!

    http://livrospuradiversao.blogspot.com
    @jannagranado

    ResponderExcluir
  29. Nossa ANgel!
    a sua é a 1ª resenha que não enche só de elogios FMF! Gostei de saber outro ponto de visto e isso é algo que NUNCA tinha lido mesmo! Ainda preciso ler, e espero gostar, mas não sabia esse lado fraco da personagem! rs
    E poxa, tb não gosto desses -inhos todos não! E pra um garoto na adolescencia? eu hein!
    E realmente 6ª edição com erros é fail!

    bjs
    Evellyn!

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!

Últimos Instagrams

© Pensamento Tangencial. Design by FCD.