19.6.12

Chega de blogs clones!


Gente, o post de hoje vai ser um papo aberto e sincero sobre os blogs literários.

** Se você é do tipo sensível, que não aceita a opinião dos outros e muito menos críticas, então nem leia esse post! **

Os blogs literários estão chatos!


Templates idênticos e sem personalidade, parece que estamos entrando somente em um blog e, não, em uns trinta.

Resenhas que são meros resumos dos livros sem expressar a opinião do dono do blog.

Caixas do correio em vídeo. Todos os blogs fazem isso agora e está uma tremenda chatice! Quem tem tempo para ficar uns 20 minutos em cada blog vendo o que a pessoa recebeu?! Sem falar que a maioria recebe os mesmos livros devido às parcerias com as editoras. Então, qual é a necessidade disso?
Só assisto aos vídeos dos blogueiros que possuem pensamento crítico, o resto, passo reto.

Blogueiros com “medinho” de dizer que não gostaram de uma obra para agradar as editoras.

Blogueiros deixando de ler as obras que realmente querem ler em vista de ganhar mais livros das editoras.

Blogs com colunistas. Gente, odeio isso. Sério! Acho insuportável quando você entra em um blog e não vê o dono do blog escrevendo nele. Tem blogs que eu nem visito mais por causa disso.

Enfim, para mim, os blogs estão se tornando muito impessoais e meramente comerciais.

São poucos os blogs que possuem personalidade e são poucos os blogueiros que escrevem o que pensam.

Vejo livros podres com mil elogios para agradar a editora que o cedeu. Gente, quem vocês querem enganar? Se vocês não gostaram de um livro, falem! Ora bolas.

As editoras já falaram umas mil vezes que ninguém é obrigado a gostar de um livro. Você pode dizer que não gostou da leitura sem medo. A editora não vai deixar de enviar livros somente porque você não gostou de uma obra. O.o

Mesmo eu sendo parceira de algumas editoras, sempre sou sincera em minhas resenhas. Se eu não gostei de um livro, falo. Jamais vou mentir em meu blog!

O nível dos blogs caiu muito... Vários blogs que eu adorava visitar, agora, visito somente por educação. Pois, tornaram-se exatamente iguais aos outros. Como eu disse antes, a maioria dos blogs está muito comercial, a essência se perdeu no meio do caminho.

Eu não acredito que todos vocês pensam da mesma maneira sobre um determinado livro, eu não acredito que vocês não possuem pensamento crítico e, ainda, não acredito que vocês não tenham personalidade.

Então, pessoal, chega de ser clone!

Vamos ser mais criativos ok?!


E, para terminar o post, quero deixar uma pergunta que será o assunto de um outro: você está lendo o que realmente gostaria?

Fica aí para pensar...

37 comentários:

  1. pois é, concordo com você em algumas. Exemplo das caixinhas, pra quem tem blog com e vê constante mente os videos de outros blogueiros acaba se tornando repetitivo, mas pra quem quase não vê isso é novidade, tenho vários seguidores pelo face que so assistem as minhas caixinhas de correio porque não costumam visitar blogs (esse são os mais achegados e alguns que so seguem pelo face). Dai acho bacana a caixinha em vídeo. Mas como você falou sobre dar sua opinião sincera sobre o livro eu admito que concordo, sempre sou sincera quando não gosto de um livro. Sempre! Por que não gosto de paparicação. A pessoa tem que se expressar sinceridade. Também das resenha so fazendo o resumo. Concordo, a pessoa tem que se expressar, sua opinião. Faço isso sempre no meu blog. Até por que, o próprio livro já tem a sinopse, e se a pessoa ler um spoiler de que adianta ler um livro? Gostei da postagem. Bacana. Visita o meu também. Espero que goste. E fique tranquila, não tem colunista, é só eu e minhas idéias. ;)

    http://milleguas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc! Parecem o mesmo blog, mudando o nome (às vezes nem tanto) e o BG e mais nada. Eu já cheguei a visitar blogs que eram praticamente idênticos!
    Sem contar que os leitores são meio que "tapeados" pelas resenhas... o blogueito vai lá e, mesmo que o livro seja horrível, fala mil e uma maravilhas dele. Isso deixa a gente num alvoroço terrível por tal obra. Aí quando você lê, a decepção é do tamanho do céu :/

    ResponderExcluir
  3. Oi Angélica!
    Você acabou de soltar o grito que estava preso na minha garganta! Faz tempo que tenho percebido isso, tanto que reduzi em muito o número de blogs que visito regularmente. Tem blog grande que você nem vê mais o proprietário de tanto colunista. As resenhas estão todas idênticas, a mesma velha opinião sobre tudo, não é possível que todo mundo concorde a respeito do livro.

    Mas o pior para mim são os vídeos! Não só as caixinhas de correio, já vi blogueiro fazendo resenha em vídeo, pode?

    Eu também sinto que nem sempre leio o que quero ler, mas acho que quem lê meu blog deve ter uma opinião diferente e talvez se interesse por aquele livro, então sigo em frente e tento ser o mais verdadeira possível.

    B-jussss! ☻

    ResponderExcluir
  4. Pois é Angel... Já venho me fazendo esta pergunta há algum tempo. E sei bem a resposta. =/
    Não estou lendo o tanto de livros que gostaria de ler. Sim, livros para análise de editoras parcerias, tenho que dar prioridade. Mas acho que a busca desenfreada por mais e mais parceiros cansam. Não vale a pena.
    Há tempos parei de 'acumular' parcerias e me dedicar aos MEUS livros COMPRADOS também.
    Também percebo que muitos blogs tem sido iguais e não tenho medo de dizer quando não gosto de um livro.

    Gostei do seu post. Sincero, como sempre.
    Levantou tópicos que nos fazem refletir. E pensar no real objetivo ao criar um blog.

    Beijos pra vc

    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  5. Falou tudo!! haha.
    No ínicio eu lia os livros somente que as editoras mandavam, mais agora se o livro chega da editora e eu não tenho interesse, nem leio. E algumas editoras eu só solicito o livro que realmente estou interessada.

    E sobre as caixas do correio, eu faço porque gosto de gravar vídeos, e assisto a vários vídeos de blogueiros que gosto muito, mais tem uns que realmente são horríveis...

    ResponderExcluir
  6. Olá Angelica, adorei seu post.
    Já senti na pele em fazer parcerias com blogs de meus livros e no final a resenha postada foi a sinopse! É obvio que os coloquei na lista negra... parceria com estes blogs nunca mais. Sou escritor e é em cima das criticas que moldo meu trabalho. Quanto mais crítica melhor,- desde que fundamentadas - e dessa forma tento produzir livros cada vez melhores. Quando começei a publicar "botava" a ideia da cabeça no papel. Hoje, jamais cometo essa loucura, pois para ser escritor tem que ter estudo literário, conhecimento sobre o que se escreve e acima de tudo, ler com pensamento crítico. Todo escritor que lança seu primeiro livro pensa que é best seller e não é bem assim. Agora é triste quando nos deparamos com resenhas sem pensamento crítico de blogs que tentam comprar o autor com uma resenha pensando apenas em futuras parcerias. Também acho importante salientar sobre "criticos" e criticos, pois tá cheio de gente que não tem o habito de ler e se julgam como "grandes críticos literários", crucificando até best sellers.
    E olha só que estava passando no blog só para dar um oizinho e me deparo com este post...kkkkkkk
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Massa demais teu post hoje! Olha só tentei fazer do meu blog um blog literário porque gosto demais de ler, então recebi meu primeiro exemplar e me vi OBRIGADA a ler ele em uma semana e meia de puro tédio, então fiquei sem graça de dizer que o livro era uma bosta e fiz uma péssima resenha... kkkkkkkkk "balls".

    Não nasci pra isso, mas vi como funciona então selecionei blogs literários que eu acho que são verdadeiros e os visito, mas quando tem vídeo passo reto tb!
    Concordo com vc, não rola perder a personalidade do blog para ganhar livros!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Angélica!
    Adoro posts polêmicos :D
    E assino embaixo em vários pontos que você levantou. Eu também não gosto de vídeo de caixa de correio, dificilmente assisto. Mas eu gosto de ver o que o blogueiro está lendo ou recebeu por fotos.
    Mentir na resenha realmente é algo nada a ver. Eu já dei nota baixa pra livro de editora parceira e não perdi a parceria por causa disso. Não faço distinção entre livro que ganhei e que comprei, avalio do mesmo jeito. E se perdesse parceria por causa disso, dane-se porque, primeiro, não vou morrer por isso, segundo, não vou parar de ler e blogar.
    Sobre deixar de ler o que gosta para ler apenas parcerias, eu adotei para mim mesma o seguinte: leio 2 de parceria e depois 1 que eu comprei, depois 2 de parceria e assim por diante. Felizmente os livros que recebo de parceria são livros que eu realmente quero ler. Eu acho legal quando as editoras perguntam qual livro você quer receber, ao invés de ir enviando qualquer coisa. Assim eu escolho os livros que tem mais a ver comigo.
    E por último... continue com seu blog, eu adoro seus posts e resenhas ^_^

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Angélica,

    Estou nessa também, ando visitando poucos blogs, é tudo tão igual, não sei, mas eu fiquei meio nauseada com isso, e até andei parando de postar coisas com tanta frequencia, quero dizer, eu mal tenho tempo de acompanhar o meu blog todo o dia, quer ver que publica todo o dia alguma coisinha igual. Essa parte de tipo divulgar os livros, to deixando no facebook/twitter...

    Respondendo sua pergunta, siiiim estou lendo o que quero!!! \o/ Mas as vezes eu mesma sou cheia de desejos de leitura. hahahah

    Enfim, outra coisa, eu tinha colunistas para tipo dar uma movimentada no blog, mas confesso, apesar de serem amigas na qual converso pessoalmente, nem elas estão podendo me ajudar, e quer saber? Não estou sentindo tannnta falta...

    É ótimo expressar os nossos sentimentos no blog!!! :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Concordo totalmente, ninguém pode escrever para agradar certa Editora, temos que nos agradar com nossas sinceridades...

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo post, Angélica.
    Há tempos que muitos blogs estão assim, comerciais. E isso prejudica bastante a imagem deles. Ainda bem que existem as exceções, né? Assim, os leitores podem selecionar os que os interessam.
    Preciso confessar que não gosto muito de vídeos, não. Raramente os vejo, só se estou curiosa sobre algum dos livros ou se o blogueiro faz mesmo a diferença com ele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi angélica, tudo bem?
    Isso que você falou realmente algo delicado e infelizmente tem acontecido muito. Não entendo muito como acontecem as parcerias, mas imagino que deveria ser apenas para divulgação e pra você expressar o que realmente acha da obra. Uma critica já que as pessoas tem lido muito mais as resenhas dos blogs do que dos jornais e revistas. E concordo com você, as coisas ficaram meio que comerciais e deixou de ter aquele toque mais pessoal, de debate mesmo sobre um livro que se leu e gostou ou não. Gostei muito do post e ele pode até incomodar alguns blogueiros, mas acredito que é uma crítica construtiva, e respondendo sua pergunta: Sim, estou lendo aquilo que eu realmente gostaria ; ) Pois não consigo ler nada obrigada, tenho o meu tempo sabe? Livros pra mim são quase como filmes que apenas eu estou vendo naquele momento. Em determinados momentos estou mais propícia a lê-los e as vezes não, por isso fico com um pé atrás com as parcerias, as vezes queria ter, mas outras acho que é melhor não, por enquanto me sinto mais livre assim, lendo as coisas no meu tempo. Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  13. Você transmitiu exatamente o que eu penso!
    Tem uma quantidade enorme de blogs e pouco qualidade.
    São poucos aqueles que tem personalidade própria. Quando eu encontro algum viro fã! haha e infelizmente os que encontrei não são Brasileiros! =x
    Mas é bem isso mesmo, Blogueiros chegam e se adaptam a mesmice! =X

    bjos
    Mais posts assim jÁ! haha

    ResponderExcluir
  14. Adorei! Bem legais as suas colocações. Tenho reparado nisso tb, muitos videos para mostrar os mesmos livros, e muitos elogios desnecessários. E é engraçado isso, pois, se vemos determinada pessoa fazendo elogios pra livros que não merecem isso, acabamos achando que ela não tem senso crítico apurado ou simplesmente tem um gosto de leitura ainda muito superficial (o que aí já é de cada um). Ótimas colocações suas, parabéns.

    abraços,
    Luciana
    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi amiga, você desabafou hem? Acho que você mexeu com muita gente, comigo com certeza!
    Começando pelos templates idênticos e sem personalidade, a maioria dos blogs não prima pela própria a aparência, organização é um item raro e a poluição visual é algo constante. Se o visual é conturbado, o que esperar de uma resenha? Para fazer uma resenha é necessário, no mínimo, um bom português, o que envolve não só o conhecimento gramatical, mas também uma cultura, uma noção do mundo. Estar a par do que se passa ao seu redor e fora dele, estar desprovido de preconceitos.
    Quanto às caixinhas de Correios recheada com os mesmos livro, eu passo, já pulei fora faz tempo. Inclusive, no meu blog que eu costumava a mostrar os livros que eu recebia, não mostro mais. Não adianta, não é novidade. Todo mundo recebe os mesmos livros. Também não adianta estar dizendo que tem muito livro, que não vai dar conta.... já chega! Tem? Que bom! Não tem? Que pena!
    Blog que Vaz resenha por vídeo! Isso não existe! O que existe é uma tremenda falta de coragem de escrever aliado a uma enorme vontade de aparecer.
    No início do meu blog eu não queria parceria, vim solicitar quando já tinha mil seguidores e mais de um ano postando e sorteando os meus livros que eu comprei. Acho que fui tomada pela vaidade de ter parcerias, de receber livros de cortesias. Mas nunca pelo livro em si. Pois sempre comprei meus livros e não é agora que eu não os compraria. Mas agora gosto muito de ter as editoras no blog e sempre querer estar com os últimos lançamentos nas mãos.
    Tirando a NC que sempre envia todos os seus lançamentos para todos os blogs literários ou não, eu só recebo os livros que solicito, os que eu realmente quero ler. Confesso que o tempo fica curto e que tenho que me agendar para ler os livros que não são de parceria. Mas eu estou conseguindo driblar e ler pelo menos duas vezes por mês os livros que eu compro.
    O principal e o mais chocante que se percebe é realmente a falta de opinião verdadeira, a falso juízo de valor. Eu mesmo pondero muito a manifestar uma opinião negativa sobre um livro. Tenho que medir as palavras, pois não envolve só o escritor ou a editora, o leitor também. Já teve resenha que eu comentei algo que não gostei de um livro e alguns leitores caíram de pau em cima de mim. Kkkk!!!
    Sei que o sol nasceu para todos mas devemos ser cientes que existem muitos blogs, poucas editoras, poucos livros e muito pouco leitores.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Angélica!

    Concordo que hoje, muita gente só faz parceria com editoras para ganhar livros... acho isso muito feio. Mesmo. Acho que é uma via de mão dupla, acho interessante ter conteúdo no meu blog para que outros vejam. E nunca tentaria fazer com uma editora que não me agradam os livros... acho que isso tudo está por fora e o negócio mesmo é escrever, acho que devemos blogar porque gostamos. E resenha é falar sobre o livro, sem contar a estória... como você disse, vemos isso em muitos blogs, tenho visto isso por ai. Só não vejo nada de errado em ter colunistas nos blogs... acho legal no caso do blogueiro que tem amigos que gostam das mesmas coisas que eles e gostam de escrever, querem compartilhar algo.

    Opiniões e opiniões, não é?! rsrsrs

    Beijos, Marcelle - http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Acho que você expôs o que muitos de nós queria ter falado. Afinal, eu também, fiquei meio mal de ver as mesmas resenhas em vários blogs que acompanho, muitas vezes eu ai lá e comentava pois gosto das blogueiras (os), mas tem sido tão repetitivo ver os mesmos livros resenhados, com as mesma opiniões, que muitas vezes deixo de comentar ou vistar certo blog. Também não sou muito fã dos videos com caixinha de correio, e apesar de gostar de ver os kits que as editoras mandam, preferia que fossem em fotos mesmo, pois é como vc diz, não é todos que tem tempo de ver um video de mais de dez minutos só com itens que chegaram de presente. Quanto as resenhas, também concordo, que muitos falam mais para agradar os parceiros (sendo editora, ou não), no domingo acabei de ler um livro que ganhei de um escritor parceiro, e apesar de ter gostado mesmo do livro, não pude deixar de notar certos pontos que ele tem que melhorar, e isso coloquei na resenha, acho que antes de agradar alguém, seja por qual motivo, devemos levar em consideração nossa opinião também.

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, Angélica!!
    Concordo com você, esse boom de blogs literários proporcionou que encontrássemos sempre os mesmo moldes nas postagens e resenhas. Dificilmente nós vemos resenhas de cunho mais crítico e sincero, porque ainda persiste aquela ideia de que podem algum dia perder a parceira com autor/editora. Infelizmente, a gente encontra também muitos erros e comentários superficiais a respeito dos livros.
    Com relação as caixinhas de correio, eu até confiro alguns que me inscrevi pelo YT, mas até os meus mesmo têm ficado repetitivo por causa dos livros da NC. Eles enviam sem que o blogueiro tenha a necessidade de solicitar, mas já perdi as contas da quantidade de títulos recebidos que não despertaram o meu interesse. Eu só pedo para ler os livros que realmente fazem mais o meu estilo, pois não me sinto obrigada a solicitar livros dos gêneros que não me atraem.
    Parabéns pelo post!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  19. Angélica,

    Você tocou em um ponto muito importante. A enormidade de blogs literários que tem surgido tem apresentado alguns efeitos colaterais. Não é segredo para ninguém que uma parte considerável de blogueiros tem por objetivo receber livros de editoras.
    Em muitos casos esses blogueiros que tem esse objetivo acabam recorrendo a colunistas como forma de diminuir o trabalho.
    Mas a coisa fica realmente complicada quando eles passam a elogiar livros que eles nem mesmo gostam, mas com o objetivo de ganhar pontos com a editora, coisa que acho que só se passa na cabeça dessas pessoas, eles se recusam a ser sinceros em uma resenha. Acho que dentre todos os problemas esse é o que mais me salta aos olhos, e que considero mais importante, afinal o compromisso do blogueiro e antes de qualquer coisa com seus leitores. Eu como leitor não gostaria de ser enganado.
    As caixas de correio em vídeo de fato tem se alastrado, eu vejo apenas a de um blog, que acho bem divertida.
    Sua última pergunta é interessante, mas vou deixar pra tocar nesse assunto no próximo post.

    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    Abraços
    Juan

    ResponderExcluir
  20. Lendo esse seu post lembrei da reação de algumas pessoas que passarm no meu blog e viram uma resenha bem negativa sobre um livro super positivado. Geralmente os livros que eu menos gosto são os que as pessoas mais comentam, parece até que eles nos acham mais sinceros quando não gostamos de um determinado livro e falamos abertamente sobre isso. Acredito que seja exatamente por causa dessas resenhas engessadas onde todo mundo acha a mesma coisa do livro por medo de perder a parceria.
    Sinceramente eu não me importo, a minha opinião vem em primeiro lugar e jamais abrirei mão disso pra ganhar livros.
    Com relação as caixas de correio eu concordo plenamente com você, já vi blogs com mais de 20 minutos de vídeo e as blogueiras no intuito de prender o leitor promete sortear um livro a quem assistir o vídeo até o final. Nunca que eu vou assistir um vídeo enorme desse só pra ganhar um livro. Já recebi comentários me pedindo pra fazer esse post no meu blog no formato de vídeo, não faço porque se eu não assisto o das outras pessoas é claro que não vou esperar que eles assistam ao meu, é chato demais.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  21. Oi flor,
    Nossa adorei seu post....Pois e a coisa toda parece que virou meio que uma receita de bolo ne...huaha...isso realmente e bem complicado...sobre ler o que eu gosto olha so esses tempos mesmo eu estava com esse dilema porque tinha parado de ler o que gostava para ler somente livros de parceria ai falei pro meu namo que tava desanimada com tudo e ele me deu uma ideia muito boa...ele disse tu tem tantos livros que vc comprou e queria ler porque não revesa e é isso que estou fazendo ou tentando hj mesmo postei uma resenha de um livro que eu queria ler eu comprei sem parceria sem nada...agora lerei parceria depois vamos ver....o problema e quando a coisa vira obrigação ai não tem quem tenha saco...outra coisa que sinto falta e de escrever minhas opinioes somente por isso to pensando em abrir uma nova coluna la no blog somente para isso...enfim vamos ver no que dá ne?
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Oie Angélica, gostei demais do teu post.
    Quando comecei meu blog, comecei pelos livros por causa do gosto que tenho por eles... Mas como você sabe eu sempre tento fazer muita diferença, coloco sobre filmes, arte, e algumas outras coisinhas.. pra não parecer um blog fake de outros blogs, claro que isso hj em dia está mais complicado, pq parece que todo mundo resolveu fazer um blog de livros e sair falando bem pra tudo qto é lado.... e do mesmo modo... tento diferenciar o máximo.... e mesmo assim sabe como é.... mas eu faço a minha analise....
    Qto a livros que eu acho ruim, na verdade eu leio, mas se é ruim as vezes nem posto no blog... deixo pra lá...
    Bueno, quanto as parcerias, ainda bem que eu posso solicitar os livros que quero ler pra elas, felizmente não me sinto pressionada e raramente peço um livro, tipo eu gosto de ler o que quero ler, e por enquanto tem sido assim.... chegam os livros, mas não tenho pressa na leitura, se tiver que perder a parceria... tbm não me stresso por isso...
    Bueno caixa de correio em vídeo tbm não curto, eu não vou ver mesmo entaum já nem faço questão... a unica coisa que acho que é meio repetitiva são as novidades literárias que tenho no blog, e mesmo assim pra coisa não ficar muito igual coloquei pra sua estante... curto originalidade...
    então é isso garota, ameii o post.... e sabe neh.. se o meu blog tiver assim muito cópia so passa lá e avisar... comentários construtivos sempre são bem vindo!

    ResponderExcluir
  23. Oi, Angélica! :)
    Gostei muito do seu texto e concordei com quase tudo o que você disse. Apesar disso, vou começar meu comentário discordando de uma coisinha: não acredito que essa questão de "não ler o que realmente gostaria" seja somente de blogs comerciais que só visam ganhar mais e mais livros. Por causa de parceria, cheguei a ler um livro que eu talvez não compraria e ele acabou entrando para os meus favoritos, pois gostei demais. Para mim, essa questão de receber livros de diferentes gêneros (até mesmo dos quais não me interesso muito) é bem interessante, pois conheço outros tipos de livros que eu acabaria não conhecendo por estar focada apenas no meu estilo favorito.
    Quanto ao restante, concordo com tudo. É muito triste entrar nos blogs e só ver "resenhas-resumos" e "puxações-de-saco" de editoras a fim de ganhar mais livros. Sempre sou sincera ao máximo em minhas resenhas, ao mesmo tempo em que continuo gentil. Uma crítica construtiva não ofende nem denigre ninguém, somente acrescenta melhorias. Se uma editora não concorda com isso, para mim não serve. Mentir no meu blog? Nunca!
    Quanto as caixas de correio, só as posto em fotos. Além de eu ser muito tímida, levo em consideração que nem todos tem tempo de ficar assistindo vídeos. Gosto desse tipo de postagem pois acredito que, assim como um leitor quer se informar com o autor de um blog, o autor também queira se informar com seus leitores. Adoro quando meus leitores dão suas opiniões quando já leram ou têm vontade de ler algumas das minhas futuras leituras.
    Haha, também DETESTO esse negócio de colunistas. Sei lá, deixa uma cara de "eu estou aqui para encher linguiça" no blog.
    Enfim, gostei muito da postagem e da reflexão que ela deixa, pois a blogosfera literária anda precisando muito disso. *-*
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito do post, adoro quando falam sobre esse tipo de assunto :p
    Eu tenho uma opinião bem parecida com a sua nos tópicos abordados: não gosto dessas malditas caixinhas do correio, tenho pavor delas! Acho a coisa mais sem graça e cheguei a sentir vergonha alheia nas poucas que assisti. Totalmente sem propósito demorar mais que 5 minutos para mostrar livros que recebeu/comprou/trocou e ainda pior quando é para fazer a resenha. Mas acho legal quando mostram os livros/kits em fotos.
    Já cansei de ver blogs com o mesmo layout, acho isso um absurdo! Comecei a blogar em 2003 e a coisa que eu mais gostava era mudar o visual dele, como assim as pessoas gostam de ter a mesma "cara" que outro blog?
    Essa questão dos colunistas é muito pessoal, mas o pior é que eu também não gosto e é um fator para me desanimar a acompanhar um blog. Quando um blog foi criado por 2 ou mais pessoas não acho nada demais, mas daí a pessoa criar o blog depois enfiar um monte de gente lá porque não está dando conta...
    Essa questão da resenha é muito complicada, pelo menos para mim. São raras as vezes que realmente gosto de uma e os motivos para gostar são diferentes. Não fico procurando alguém entendido do assunto, mas pessoas que falem o que acharam do livro, o que sentiram e pensaram durante a leitura e coisas assim. Acho muito interessante. Gosto muito de blogar, mas infelizmente a cada post que faço é um "O que vão pensar?". Já vi muita gente dizer que resenha não pode ser pessoal, mas como vou falar de um livro que li de forma impessoal? Eu realmente não consigo e nem quero isso, minhas resenhas são super pessoais e quem não gosta tem todo o direito de não ler.
    A coisa que mais me irrita, muito mais que as resenhas-resumo, é blog que fala na cara dura que está lendo livro que não tem vontade de ler. Po, como assim? Fiquei indignada a primeira vez que tive certeza disso, porque antes era só achismo. Não gosto de ficar julgando, mas faz tempo que ando desconfiada de blogueiros que fazem a resenha por obrigação e pior é quando eu fico com a sensação de que a pessoa nem ao menos leu o livro =x
    Para mim, muitos blogs deixaram de ser blogs e outros nunca foram e são meras vitrines das editoras.

    E respondendo a sua pergunta: não sei qual é o sentido de ter uma estante cheia de livros e a maioria não ser do interesse do dono.
    Não consigo ler livros por obrigação, nem os da lista obrigatória do vestibular eu consegui.

    ResponderExcluir
  25. Sempre que venho dar uma passada no seu blog tem um post ótimo pra ler, tipo esse. *o*

    Eu concordo com grande parte do que disse, sou sempre sincera nas minhas resenhas e ultimamente tenho lido mais dos livros que quero do que os de parceria. Tenho vários de parceria para ler, mas também tem os livros que comprei e estou dando prioridade á eles porque sempre acabam ficando para trás. Leio de parceria quando é um livro que desejo muito, aí passo na frente.

    As caixinhas de correio eu gosto de assistir e também gosto de gravar, questão de opinião. Já as colunistas eu concordo com você, tem blog que parece que o colunista é mais dono do blog do que o próprio. Não acho ruim de ter colunista, mas acredito que o dono também tem de marcar presença no blog.

    Um post ótimo, adorei Angélica!

    Só espero que o meu blog não esteja caindo nessa chatice.

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  26. Angelica, gostei mt do post e concordo em algumas coisas.. Meio chato isso de ta todo mundo na mesma, tem blogs realmente sem conteúdo e outros bons, mas fica difícil separar.. Acho que acontece em todas as blogosferas.. Aparece mt da mesma coisa e aí...
    Tenho medo do meu blog ficar assim, mas aí penso que faço o que quero, como quero, quando quero e vejo que não, sem chance, o Hey sempre vai ser minha cara - mesmo que não mt boa.
    Eu ri mt com seu comentário sobre equipe de blog... Sabe, as vezes queria formar uma pra ter mais posts, mas sou meio possessiva e fico 'poxa, criei meu blog pra postar MINHAS resenhas sobre o que EU achei, então não faz sentido chamar outra pessoa' rs Aí nem tem mais resenhas (pq sou uma tartaruga para ler) mas são minhas! :P Por enquanto vou assim, se um dia char q ta fraco ou quiser expandir, chamo alguém!

    E sou super a favor da diversidade.. Acho que tem gostos e estilos para tudo. Só realmente espero que a maioria seja sincera porque tenho o (mau) hábito de acreditar nas pessoas com mt facilidade (é, uma amiga me falou isso).

    bjss

    ResponderExcluir
  27. Eu também não gosto muito de colunistas nos blogs, eu gosto de saber quem escreveu o que estou lendo, não digo os blogs que tem dois donos por exemplo mas quando o blog tem muitos colunistas isso acaba prejudicando. Prefiro seguir um blog que poste só uma vez por semana e que seja autêntico do que aqueles que postam todo dia, mas nunca sei quem está escrevendo.
    Quanto a parcerias, acho que isso acaba tirando um pouco a diversidade dos blogs, isso por que como todo mundo recebe os mesmos livros acabamos lendo as mesmas resenhas, são poucos os blogs em que encontramos resenhas de livros antigos por exemplo.
    Eu fiz parceria a pouco tempo, estava relutante quanto a isso, mas decidi fazer, agora já limitei a quantidade de editoras que posso administrar, tenho duas e no máximo talvez tente mais uma, não quero ganhar mais livros do que posso ler, e ainda quero ter tempo para os MEUS livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Pelo que vi só blogueiros responderam a esse post...
    Pois bem, sou uma leitora. E digamos que visito vários blogs por dia, sou um pouco tímida para comentários, mas quando realmente me chama a atenção algo, eu comento, participo mais assiduamente de alguns, meus preferidos :}
    Confesso, que sempre são os mesmos livros, os mesmos lançamentos, as mesmas caixinhas de correios, que por sinal prefiro em fotos.
    Em vídeo fica cansativo ficar olhando a pessoa mostrando e falando sobre todos os livros.
    E vamos combinar né? Até os comentários nos blogs são repetitivos! "Oi adorei a resenha! Quero muito ler esse livro!"
    Sério, eu gosto de ler comentários também, e blogueiros mais ainda!
    Sou nova nesse mundo, sempre me interessei por livros, mas recentemente que vi esse lado na internet, por fim, acho que é só isso.
    Excelente post.
    ^^

    ResponderExcluir
  29. Concordo com você!
    Sinceramente não tenho paciência pra vídeo de "minha caixinha de correio". Que graça tem em ver o que uma outra pessoa recebeu pelo correio?
    Outra coisa que me incomoda são blogs que têm "livros"/"books" no título. Eles não criam identidade nenhuma. Eu os enxergo como uma única coisa.
    Blogueiro que só elogia livro por causa de parceria então... isso já foi discutido váárias vezes -- e o pior é que não aprendem. (Ou blogueiro cuja "resenha" não passa de um resumo do livro.)

    Também acho que o nível dos blogs caiu muito. Isso até me desestimula a participar mais ativamente da blogosfera. São poucos os blogs que eu ainda visito, por terem um conteúdo mais único e de qualidade. De resto... cuido do meu blog só e pronto.

    ResponderExcluir
  30. Falou tudo, também não gosto muito de assistir aos videos, e são poucos que vejo. Em relação aos colunistas não me importo, mas claro que o dono do blog tem que se fazer presente. E principalmente, opinar com sinceramente sobre um livro é fundamental. Você não precisa esculachar o livro, claro, até porque respeito é sempre bom, mas dizer que não gostou e porque não tem nada de mais e fica muito melhor que encher linguiça. Os dois últimos livros nacionais que recebi de parceria não gostei muito e disse, isso não quer dizer que outras pessoas não possam gostar dele, quer dizer apenas que eu não gostei.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  31. Angélica,
    Eu também estou de saco cheio desses "blogs literários", adorei o seu post kkk. E dá para contar nos dedos quais devemos levar a serio, como não tenho parceria leio o que quero e na hora que bem entender sem pressão hehehe.

    Beijos
    Luciana

    ResponderExcluir
  32. encontrei o link no google. li o post e todos os comentários então não tenho muito o que acrescentar. Tô com a vista cansada de tanto ler ...

    essas caixas de correio é só pra dizer olha só tanto que recebi tenham inveja.. bizarro. tá cheio de gente que compr pela internet e isso não é motivo pra se amostrar. As pessoas deveriam pensar mais em ser do que ter.

    ResponderExcluir
  33. Oie !!!

    Super post! Tanto que li todos os comentários também.
    Super concordo c/o que tu falou. Eu assino diversas news por e-mail de vários blogs, quando chegam os e-mails eu vou excluindo a maioria (assuntos repetidos) e deixo na caixa de e-mails só alguns que quero mesmo visitar, ler e comentar.
    Está tudo igual em todos os blogs literários. Eu no início do meu queria porque queria parceria com editoras, achava legal receber livros delas, mas hoje vejo que não quero mais. Quero adquirir os que me interessarem somente ou ganhar aqueles que meus amigos sabem que estão na minha lista de desejados (que é enorme). Tenho parceria com a NC e faço vídeos mostrando os livros que ela manda. Adoro receber os kits deles, não vou negar, mas sei que meu blog não será renovado quando eles atualizarem a lista de parceiros. Porque? Porque estou lendo os livros no meu tempo. Ultimamente ando lendo muitos sim, mas porque estou desempregada e tenho a tarde para mexer no blog, a noite eu leio todos os dias, só por isso e porque não fico puxando o saco da editora. Sito o site deles, mostro o que me mandam, mas não fico puxando saco de editora. Quando eu perder a parceria, que imagino que vai acontecer, posso sentir falta das caixas que recebo (e quem não gosta) mas vou me sentir livre para comprar somente o que eu quiser. Sobre os vídeos faço porque sou muito tímida e os vídeos de certa forma me ajudam a aprender falar diante uma câmera e para as outras pessoas, está me ajudando a confiar mais em mim falando para outras pessoas, somente por isso que faço os vídeos. As parcerias entre blogs (acho que isso você não citou mas estou falando,hehe)...isso é algo que tenho e sempre procuro divulgar o que está rolando em nos blogs parceiros, para mim isso é parceria. Mas as parcerias entre blogs estão sendo somente para trocar banners! Para mim isso não é parceria. Aliás, nesse sentido estou tão decepcionada que estou pensando em parar com essa historia de parceria, eu ajudo a divulgar o que está rolando em outros blogs, mas e eles? Estão fazendo o mesmo pelo meu blog? Eu respondo: não. Então porque a parceria? Colunistas eu tenho porque passei 1 tempo s/tempo de divulgar muita coisa (aquela história do "tenho que divulgar") ai foram tantas informações acumuladas que nem eu dei conta. Colunistas tenho a Kéllen que fala sobre cinema, ela me ajuda com um assunto que gosto muito mas não tenho tanto tempo de pesquisar. Tenho o Adriel que nem começou, mas que foi ele que se ofereceu para fazer debates. Sim, acho que colunistas em excesso atrapalha demais! Dona de blog que não dá as caras e deixa o blog ser atualizado pelos colunistas e só fica recebendo as glórias do blog, isso não dá! Eu não, faço muitos posts, passo horas e horas em cima do blog, eles só me ajudam de 15 em 15 dias! E eu tanto acho que está 1 onda de blogs clones que eu estou organizando o meu para mudar. Sei que o meu estava sendo uma mera cópia dos outros e eu vi isso início do ano e de lá pra cá estou planejando mudanças no meu, mas as mudanças demoraram para aparecer porque eu estava trabalhando até maio e sem tempo para nada, mas agora em casa, estou aos poucos arrumando (estou na fase de fazer layout legal para ele, fase mais demorada) e com calma. To prezando por posts de melhor qualidade e assim que o novo layout ficar pronto, começar a dar os toques diferentes nele. O meu estava um clone sim e estou trabalhando muito agora para mudá-lo. Falar de livros sempre vou e sempre falando exatamente o que eu pensar e o que eu senti lendo cada um deles, como faço sempre. Eu deixei de visitar muitos blogs e tantos outros ainda vou deixar. Amei o post Angélica, parabéns!

    ResponderExcluir
  34. Além do post tava lendo alguns comentários e parecem que todos os que li concordam com vc. Bom, colunistas: não vejo nada contra quem tem 1 ou 2, até mesmo para ajudar, mas quando são muios, acho que acaba perdendo a identidade primordial. Eu sou só eu (rs) lá, as vezes eu até demoro de postar já quem nem sempre sobra tempo, demoro, mas as postagens são minhas. Parcerias: tem muitas editoras novas, porém como eu sei da minha disponibilidade de tempo, não busco pelas mesmas, pois não podemos dar o passo maior que a perna, pq além disso tem os livros que compramos e que tbm queremos ler.Com autores ocorre o mesmo, só busco uma parceria quando realmente me interessa o assunto, pq se não curti vou expressar minha opinião e se vc não gosta da temática isso é bem fácil de acontecer. Sim, no momento estou lendo o que queria, pois tem os livros de parceria que também desejamos muito ler. Resenhas: vejo em alguns blogs meia duzia de palavras, um resumo do livro,sem apresentar opinião, sendo chamado de resenha,já que esta tem que apresentar uma opinião critica para ter tal nome. Sem falar o ponto que vc levantou, ocultar o verdadeiro sentimento para com o livro. Eu tento sempre dizer o que gostei e o que não gostei. Muita gente não lê,ai pega a última linha,ou seja, pega o bonde andando e algumas vezes interpreta mal sua frase. Tem muito disso também. Eu até postava vídeos, procurava não ultrapassar 10 min, no máx 15, mas realmente fica cansativo as vezes.Eu gosto dos vídeos, mas quando eles chegam a 30 min..é cansativo. Como são muitos os blogs, as vezes eu até demoro de chegar em um determinado, mas quando vou,eu observo o mesmo, olho o que a pessoa tá lendo, ou alguns detalhes que fazem a característica de alguns blogs.

    É isso, essa é minha opinião.
    Beijos :D

    ResponderExcluir
  35. Oi Angélica!

    Ah por isso que adoro passar por aqui, gente! Os seus posts são tão legais e sinceros haha
    Antes de tudo quero dizer uma coisa: adorei essa última pergunta que você fez. Sim, pois vou ser bem sincera, sempre tive um certo problema em colocar os livros de parceria à frente dos outros, essa é uma das razões pelas quais eu procuro pouquíssimos parceiros (isso quando faço), não vejo muito sentido já que recebo tantos que não consigo nem dar conta, realmente não tem porquê ir atrás de mais.
    Querendo ou não, sei que os livros que recebo de parceiros devem ter uma certa prioridade, mas admito que muitas vezes acabo deixando-os para depois, e foi isso que aconteceu em boa parte desse mês, então posso ser bem sincera ao responder: Sim, estou lendo o que quero! o/ Por mais que a gente se interesse por os livros de parceria, tem muitos e muitos livros que eu compro que sinto a necessidade de passar na frente, e quando me dá na telha eu faço isso mesmo; de outra maneira, vou acabar lendo muitos livros mais ou menos, ou apenas legais, e deixar as minhas maiores paixões e vontades sempre pra depois - realmente não dá haha! Por sorte também tenho gostado muitos dos de parceria, o que me leva a outro de seus questionamentos.
    Nunca falei bem de um livro só por tê-lo recebido para análise e sinceramente não entendo o que se passa na cabeça da pessoa que faz isso - perde toda a graça da coisa.
    Agora quanto aos vídeos, confesso que adoro. Por mais que já tenha visto o mesmo livro mil vezes (a exemplo dos da NC), gosto de ver a forma como as pessoas mostram e o que elas falam (tudo bem, eu sou louca), e quase sempre encontro muitas novidades e já tirei ótimas dicas através deles. Lógico que não assisto também o vídeo de qualquer um, só das pessoas que gosto de ver, mas por mais que a ideia tenha se alastrado geral pela blogosfera é algo que eu gosto muito!
    Enfim, falei demais como sempre.

    Beijão, Angie! Ótimo post! o/

    ResponderExcluir
  36. Tirou as palavras da minha boca! Não sou blogueira, mas sigo vários blogs porque amo os livros! Mas realmente tá tudo muito igual! Também estou reduzindo cada vez mais o número de blogs que frequento! Esse lance de parcerias sinceramente acho que prejudica muito os leitores. Sério, enjoei dos livros da Novo Conceito de tanto que são promovidos em TODOS os blogs! Mensalmente temos no mundo milhares de lançamentos, mas parece que nos blogs só aparecem os 10 da moda, de parceria. Não aguento mais! Já pensei muitas vezes em criar um blog, mas tenho quase certeza que teria como princípio não fazer parcerias, a fim de preservar a independência.

    ResponderExcluir
  37. Muito pertinentes suas observações. Eu também me sinto incomodada ao entrar em vários blogs e ver que todos eles estão falando do mesmo livro e, o pior, repetindo as mesmas coisas, apenas com palavras diferentes (às vezes nem isso). Vídeo é uma coisa que não gosto, independente de ser Caixinha de Correio ou não. Só assisto se for muito bom mesmo ou se for algo relacionado a música. Quanto aos colunistas, entendo que às vezes o dono do blog quer fazer postagens mais frequentes e está sem tempo, ou quer postar sobre outros assuntos e chama alguém para ajudar. Não vejo problema nisso, mas a forma como isso é feito é que está estranha. Antigamente, se a gente queria mais posts sem ter que escrever todo dia, chamava uns amigos e dividia o blog numa boa, como colegas com um objetivo em comum, não com a divisão de hoje: o dono + os colaboradores. A pessoa bota um anúncio e pronto. Eu participo como colunista em outro blog porque gosto de escrever sobre o tema que me foi atribuído, mas com certeza não faria uma seleção para encontrar colaboradores para o meu blog. Se decidisse ter colunistas, teria de ser alguém que eu conhecesse (mesmo que só virtualmente) e admirasse as ideias e estilo, alguém convidado.
    Como não tenho parcerias, leio sempre o que quero. Se tivesse, tentaria manter apenas um número pequeno de parcerias, com editoras que têm livros em que me interesso de fato.
    Bjo e desculpa pelo comentário gigantesco!

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!