5.6.12

Garotas de Vidro

Gente, como é gostoso quando um livro nos surpreende!

Eu estava doida para ler Garotas de Vidro, de Laurie Halse Anderson, super lançamento da editora Novo Conceito.

Devido à capa (linda!) e à sinopse eu jurava que se tratava de mais um livro teen de fantasia.

No entanto, Garotas de Vidro é muito mais isso! O livro aborda, principalmente, os transtornos alimentares: anorexia e bulimia.

Através de uma narrativa densa e em primeira pessoa, temos a oportunidade de viver no corpo e mente de uma garota que sofre com um desses distúrbios.

A garota que narra a história se chama Lia e possui 18 anos.

Lia tem a vida familiar um pouco conturbada... O relacionamento com a mãe é complicado e com a família de seu pai também não é dos melhores. Mas, mesmo assim, Lia prefere morar com o seu pai, sua madrasta e sua irmãzinha de 9 anos, por quem nutre um grande carinho.

A história começa em clima de suspense... A melhor amiga de Lia é encontrada morta em um quarto de hotel.

Ao saber da notícia Lia sente-se imensamente culpada e faz de tudo para tentar desvendar o mistério que ronda a morte de sua amiga.

E é assim, através desse mistério, que começamos a conhecer melhor Lia.

Como a narrativa é em primeira pessoa, ficamos sabendo dos pensamentos mais secretos de Lia. Ficamos o tempo inteiro dentro de sua mente, fato que nos deixa por diversas vezes agoniados.

É o tipo de livro que não tem como fazer uma resenha muito completa, pois o pouco que for falado poderá revelar muito da história.

Mas o que posso dizer sem medo é que todas as garotas DEVEM ler este livro!

É um livro que aborda as questões dos transtornos alimentares com profundidade e veracidade.
Já tive pacientes portadoras de transtornos alimentares... Eu as encontrei por diversas vezes durante a leitura deste livro...

Enfim, Garotas de Vidro é um livro tocante que nos leva à reflexão.

A autora consegue prender o leitor até a última página com uma narrativa envolvente que, por diversas vezes, prega peças inclusive em nossas mentes.

Super recomendo!!

Avaliação:


Skoob:
http://www.skoob.com.br/livro/234296-garotas-de-vidro

Sinopse:
Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.

Book Trailer:






Antes que vocês perguntem... Claroooo que terá sorteio de um kit aqui no blog! \o/
O kit de vocês já está aqui separadinho, aguardando para ir para a casa de algum (a) sortudo (a).


Pretendo colocar o sorteio no ar até o fim da semana. Então fiquem ligados! :D

Um super beijo galera!!

Ahh, não é nada pessoal, viu? Estou com todas as visitas atrasadas nesta semana! :s
Mas eu chego lá! :)

23 comentários:

  1. Amei a resenha, fiquei super curiosa, assim que der vou começar a ler o meu tbm! =D

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Angélica! Estou ansiosa para ler Garotas de Vidro! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Amiga, ( viu, amiga com A maiúsculo?)
    Eu ainda não tinha lido nada desse livro, não sabia nem do que se tratava, mas pelo visto eu também vou gostar. Sabe que eu estava torcendo pra ser sobre outro caso médico? queria que fosse sobre aquelas pessoas que têm os ossos fracos e que se quebram facilmente. Muitas vezes culpam até os pais por maus tratos, quando na verdade as crianças essa doença. Se eu não me engano chama-se ossos de vidro.
    Bem, nem sei quando vou ler esse.
    Me aguarde que eu vou ti escrever estes dias uma cartona, beijos

    ResponderExcluir
  4. Ohhh agora senti firmeza, não sei você mas ando com dificuldades em ler coisas novas e excelentes. Os melhores livros que ando lendo são mais antigos!
    Esse eu gostei do resumo, e com tua opiniao positiva, vou esperar o sorteio, se não ganhar compro logo!

    Ahhh vc vê True Blood? Passa lá no blog e dá uma olhadinha! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu também me surpreendi bastante com esse livro. Achei a narrativa da autora muito boa, principalmente levando em conta que ela está falando sobre um tema bem complicado.

    Gabi

    ResponderExcluir
  6. Inveja dos meus 5 livros não lidos... eu é q tinha q ter inveja de vc, isso significa q vc já tem os livros, só falta ler. rsrs
    Fora os q eu ainda tenho q comprar... mas agora nem dá. =[

    ResponderExcluir
  7. Oi Angel
    eu estou super curiosa para ler esse livro. Parece ser uma história muito triste e que talvez até choque alguns.
    A capa é muito linda.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Quando eu vi a capa desse livro, também pensei que seria mais um romance de fantasia teen. Quando comecei a lê-lo me surpreendi.

    O livro é maravilhoso :)

    Beijos,
    Books Lovely

    ResponderExcluir
  9. Eu também achava que se tratava de um livro sobrenatural, é por isso que não dá pra julgar pela capa né?
    Acho o tema bem interessante e o fato de você ter gostado tanto me fez querer lê-lo ainda mais.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Um sótão cheio de lembranças
    Escrevi no pó palavras sem nexo
    Retirei uma cartola de uma caixa de cartão
    E senti ao toque o poder da ilusão

    Ilusões…
    Um cavalo de pau perdido ao carrocel
    Uma estola de um bicho qualquer
    Uma escultura talhada a cisel

    Uma foto a preto e branco
    De uma mulher sem rosto
    Uma janela virada para nenhum lado
    Uma traquitana a imitar o sol-posto

    Terno abraço

    ResponderExcluir
  11. Ei Angélica, também jurava que era um teen quando vi a capa, mas já tinha lido outra resenha que tirou isso da minha mente, mas quer saber? Eu fiquei ainda mais curiosa para ler a história. Vou tentar participar da promoção, quem sabe seja minha oportunidade de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Angélica!!

    Eu sou mais uma que acreditava que este livro era mais um teen sobrenatural, me surpreendeu só por isso! E imagino como deve ser estar na cabeça de uma garota com esses problemas, deve ser mesmo uma leitura e tanto! Vou esperar e torcer bastante!!! rs

    Beijos,

    Marcelle!
    http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Angélica!

    Acho interessante narrativas em primeira pessoa. Me lembram as histórias de Sherlock Holmes e as obras de Harlan Coben - que uma amiga meio esquisita que me indicou-,fazendo com que o leitor participe das investigações ao lado da protagonista.
    Ultimamente estou com um pilha de livros teen - detalhe, chicklit-, foras um tanto de resenhas ainda para elaborar. Mas gostei da dica. Entrou para minha estante, apesar de não ser uma garota.kkkkk
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  14. Todas as resenhas que li falaram de uma forma positiva sobre este livro, e é exatamente por isso que estou com vontade de passa-lo na frente de todas as minhas outras leituras.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  15. Oi Angélica, eu já disse a minha irmã que ela está intimada a ler esse livro, acho que é um livro com um tema muito importante principalmente para os adolescentes.
    Também recebi os kits da NC, mas ainda não li ele. Estou adiantando algumas outras leituras, mas acho que ele será o próximo.

    beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  16. Oie Angel!!!!
    Amei a resenha!!
    AAaahhh! Eu imagino que eu vá gostar deste livro! Ver esse mundo em que essas garotas vive deve ser tenso e construtivo!

    Beijos, flor!

    Danni
    http://garotas-e-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Com tantas resenhas positivas estou muito afim de ler esse livro.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  18. Oi, estou lendo esse livro e gostando muito, realmente ele é tocante. Estou achando a narrativa muito forte e o enredo original, só que em compensação a leitura é meio complicada. Gostei da sua resenha, a capa do livro realmente é muito bonita.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá!!

    Vou começar a ler esse livro amanhã, sua resenha me deixou mais empolgada ainda com a leitura!

    Sinta-se sempre bem vinda ao Word In My Bag!

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Gostei bastante do livro. Como você disse ele deixa a gente meio agoniada. Também acho que todas as garotas deveriam ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Estou super ansiosa para ler esse livro, só escuto comentários BEM positivos falando sobre o quanto a narrativa é gostosa, o livro bem desenvolvido, o assunto pesado, porém muito bem elaborado. Infelizmente algo aconteceu e a NC ainda não enviou os meus kits de maio, disseram que iam verificar o ocorrido e até agora nada, já estou perdendo as esperanças rs
    Fiquei ainda mais empolgada com a sua resenha, se é que isso é possível. Ia ler primeiro o Clã dos Magos, mas agora vou começar por esse! Também achei primeiramente que se tratava de uma fantasia, pelo visto estávamos super enganadas - felizmente.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  22. Oie Angélica :D

    Eu tenho meio receio de ler este livro embora eu esteja bastante curiosa... sofri transtornos alimentares e sei que uma vez que se passa por isso é uma briga constante com esta "doença".

    Adorei a sua resenha, por suas palavras consegui sentir que o livro é bem tocante mesmo. Mas não sei se estou preparada para ler algo que pode me fazer reviver emoções tristes.

    bjus ;***

    anereis

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  23. Olá
    Adorei seu blog,tem muito assunto interessante.
    Parabéns.

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!