13.9.12

Blogueiros manipulados!


O post de hoje vai render pano para manga, pois vou tratar de um assunto que tem me incomodado bastante: blogueiros manipulados!

Sim, noto isso diariamente ao visitar os blogs literários e acredito que vocês também.

As pessoas só leem os mesmos livros e todos os consideram maravilhosos!

Isso é normal? Clarooo que nãooo! Para dizer a verdade, é assustador!

Cadê a opinião sincera do povo??

É inacreditável que as pessoas se vendam por tão pouco.

A sua opinião é comprada por um livro grátis? A minha não!

É triste ver o quanto é fácil se manipular uma população. Basta você dar um presentinho aqui, outro ali e puff! Você tem as pessoas aos seus pés.

Não é à toa que os políticos usam dessa arma para conseguir votos não é mesmo?

É muito triste ver o quanto a blogosfera literária decaiu. Antigamente, era possível confiar nas resenhas. Pois, as pessoas eram sinceras. E isso acontecia, principalmente, porque naquela época não tinha essa moda de as editoras ficarem enviando livros. As pessoas postavam resenhas dos livros que compravam, então realmente falavam suas impressões sobre a obra.

Já, agora, como as pessoas ganham os livros das editoras, sentem-se na obrigação de elogiar. Pois, a maioria, possui medo de deixar de ganhar os livros. O.o

Eu sempre fui sincera em minhas resenhas e nunca nenhuma editora cancelou parceria por causa disso!

Essa banalização de resenhas positivas fez com que os blogueiros perdessem a credibilidade. Eu, por exemplo, dificilmente acredito nas resenhas que leio. São poucos os blogueiros que considero confiáveis.

Em vista disso, a maioria dos blogs literários não consegue mais fazer com que eu compre algum livro baseado em suas resenhas.

Quando quero comprar um livro, leio as resenhas do Skoob e levo em consideração, principalmente, aquelas escritas por pessoas que compraram o livro! Os que ganharam as obras só elogiam! Isso vocês podem observar em qualquer blog ou nas resenhas do Skoob postadas por blogueiros.

Outra coisa que se tornou triste é a competição desenfreada que existe entre os blogs literários. Antigamente, entrávamos em um blog, líamos uma resenha sincera e fazíamos amizade com o blogueiro. Desta forma, sempre acabávamos retornando ao blog. 

Hoje em dia, isso acabou!

Os blogs tornaram-se puramente comerciais e os blogueiros frios. São poucos os que visitam o seu blog sem o interesse de que você o visite de volta só para ele ganhar mais comentários.

Agora o importante são os números e não você! A quantidade de comentários, de seguidores e de divulgações nas redes sociais. É isso o que importa!

Quanto mais seguidores, mais parcerias com as editoras e mais livros de graça. E por que a editora envia livros para você hein, hein, hein? Pensa “muleque”!

Acredito que se você tem um blog literário é porque adora ler! E, se adora ler, com certeza não resiste a um livro novo! Então é quase impossível resistir às parcerias.

Eu adoro quando recebo os livros das editoras parceiras! Quem não gosta de ter os últimos lançamentos nas mãos? Eu seria hipócrita se dissesse algo contrário.
Mas, nem por isso, deixo de ler os livros que realmente quero ler ou minto em minhas resenhas para agradar os parceiros.

Não permito que as editoras me manipulem ao ponto de me fazer ler somente o que elas enviam. Os livros que realmente quero ler são prioridade.

No entanto, não é o que ocorre na maioria dos blogs. Os blogueiros só escrevem resenhas dos livros que ganharam.

Dificilmente você vê algum livro diferente nos blogs literários e isso se tornou muito chato!

Vocês não leem nada diferente?

Várias vezes acontece de eu receber da editora parceira um livro que realmente quero muitooo ler! Então, tudo ok! Mas nada de se esquecer de postar a opinião sincera! Guardá-la somente nos pensamentos não serve para nada...

Enfim, não se deixe manipular! Não torne o seu blog uma máquina de marketing barato! Seja autêntico e verdadeiro.

Leia o que você quer e faça resenhas sinceras! Eu sei que você tem capacidade para isso!

Não se torne ou continue sendo um blogueiro manipulado. Seja alguém de opinião, alguém que pensa e reflete!

Não se esqueça de que as eleições estão aí... Então, nada de se deixar manipular!

46 comentários

  1. Eu não reparei nisso. Mas qnd leio livros e posto algo no blog, eu faço uma resenha imparcial, até pq é isso q considero resenha, minha opinião já é outra coisa. E após a resenha, acabo falando se gostei ou não do livro. E vai tds os livros q leio pq não sou parceira de nenhuma editora. A menos q seja um livro q ganhei em sorteio, o q já aconteceu várias vezes tb. Mas sempre dessa forma, primeiro a resenha e depois se eu gostei ou não.

    ResponderExcluir
  2. Ufa... o que dizer: assino embaixo!!!
    Eu tentei entrar nessa de parcerias, dai mãe mandaram uma merda de livro e me senti muito mal de falar mal dele por ter ganhado, entao peguei leve... muito leve. Até hj me arrependo porque sempre sou sincera no meu blog.
    Qual foi minha saída? Abandonei essa ideia e só falo o que penso de verdade.
    Eu ainda prefiro comprar meus livros! Kkkkkkk

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito que uma editora séria não vai cancelar uma parceria por causa de uma resenha negativa.
    Como eu não tenho parceria, leio o que quero e na hora que bem entender, é chato vê que as pessoas se vendem por tão pouco só pra "não queimar o filme".

    Beijos
    Lu Zuanon

    ResponderExcluir
  4. Olá Angélica,
    O que você disse é a mais pura verdade. É enorme a quantidade de blogs que sai distribuindo seus links por ai, no intuito de apenas ganhar seguidores. Eu me arrisco a dizer, que vários destes blogueiros nem gosta de ler. Mas como o "brasileiro" adora o grátis, entra na competição acirrada para parceria.
    E não é porque se tem parceria, é que tem que elogiar mesmo não. A resenha é a opinião do leitor, se ele não gostou do livro, deve deixar claro isso.
    O que acontece é que os blogs literários estão virando modinha e consequentemente gera a banalização de resenhas positivas.
    Parabéns pelo texto *__*

    ResponderExcluir
  5. Oi Angélica! Tudo bem?
    Eu já briguei com muita gente por aí por esse assunto que você abordou no post. De uns tempos pra cá tenho ficado atenta as resenha e não apenas ao cometários ultra positivos, como também na semelhança entre elas. Claro, como você escreveu, é legal receber o lançamento de uma editora, mas não vamos tapar o sol com a peneira (como diz o ditado popular). E confesso pra você que no Skoob eu pesquiso bem, geralmente olho um número de comentários positivos, outros neutros e outros negativos.


    Beijo!
    ~ Nine
    "Estante da Nine"

    ResponderExcluir
  6. Oi Angélica,

    Ultimamente não consigo mais comentar nos blogs, mas eu sempre acompanho pelo GA, hoje não podia deixar de vir.
    Eu assino embaixo!
    Era tão bom antigamente, quando existiam no máximo uns 50 blogs e conseguíamos fazer amizade e comentar em todos eles.

    E isso das resenhas realmente irrita, é muito blog postando tudo igual. Tem muitos blogs que acompanho e vejo resenhas negativas, mas realmente a maioria...

    E o que acho mais estranho é que nenhuma editora nunca falou nada sobre isso, eu tenho parceria com várias e nunca reclamaram se negativei um livro. Não sei de onde o povo tira isso, que só pode elogiar.

    Agora sobre as modinhas sua crítica serve para mim rs, eu tenho muitas parcerias e acabo lendo só os novos que estão chegando, e os que eu comprei ficam lá na estante esperando.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei tudo o que você disse! Parabéns!!
    Infelizmente a gande maioria só se interessa por livros de lançamento e da moda, e nada fazem pra procurar conhecer até mesmo os clássicos, o que é uma pena e uma grande perda... Só lêem o que as editoras mandam. Algumas sinopses são tão rasas e fracas, que não entendo como algumas pessoas gostam tanto, isso significa apenas uma coisa: não conhecem literatura mais profunda e reflexiva, ficando sem parâmetro e continuarão lendo só os lançamentos, nem sempre bons.
    Seu blog como um todo é ótimo, parabéns.

    abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  8. Oi Angélica, tudo bem?

    Infelizmente, terei que concordar com você. Eu não acho que só pelo fato de a pessoa ser parceira de uma editora, ela é obrigada a só falar bem do livro. Eu acho que tem que falar sua opinião verdadeira, mas é claro, sabendo usar bem as criticas negativas.

    Hoje as coisas ficaram muito banais e não acho isso uma coisa boa. Porque se nós realmente gostamos de ler, temos que fazer isso pelo prazer. Aquele prazer que fez nós começarmos o blog.
    O amor pela leitura deve estar em primeiro lugar.

    Agora, a questão dos livros repetidos é complicado. Realmente, a maioria dos blogs estão resenhando livros iguais, por causa das parcerias. Eu mesma só ando lendo livros que ganhei de parceria. Tenho vários meus que foram deixados para trás, pois o livros vão chegando e acabo lendo eles primeiro. Mas o que você falou não está errado. Vou começar a ler, nem que seja simultaneamente, alguns livros que foram esquecidos aqui na estante.

    De qualquer maneira, ótimo post e ótimo assunto a ser abordado!

    Beijosss

    Lana
    Hunters Culture

    ResponderExcluir
  9. Olá, Gel!
    Ahhhhhhhh, esperei muito ver esse post no ar para comentar.
    Primeiramente, queria agradecer pelas palavras de incentivo e compreensão no post do hiatus do blog. Fiquei imensamente feliz ao saber que adora o CL e que o considera um dos blogs favoritos!
    Adorei o texto e você soube expressar muito bem seu descontentamento com a atual conjuntura da blogosfera. Muitos ainda insistem em nutrir esse medo de perder parceria baseado na falsa ideia de que ao resenhar um livro de maneira negativa, a editora deixará de mantê-lo no rol de parceiros. Isso não existe!
    Antes de o blog entrar em hiatus, cancelei parceria com cinco editora por estar insatisfeita com a política delas e também para ter a oportunidade de conseguir ler os inúmeros livros que comprei e que estava sem tempo mesmo para ler. Agora posso pegar todos eles e ler sem me sentir na pressão em só priorizar os livros de parceria. E te digo, tirei um peso das costas. Jamais dependi delas e me senti aliviada ao manter a parceria apenas com editoras justas e merecedoras.
    Acho que esse post deve ser lido por todos os blogueiros, trata-se de um assunto polêmico, mas pertinente e atual, além do mais irá estimular a reflexão. Concordo plenamente com seu ponto de vista, sempre admirei seu blog e sua autenticidade. Parabéns!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  10. Oi Angelica,
    Eu realmente estou chocado com isso, eu leio tantas resenhas na blogosfera que para parar pra pensar nisso né foda. Eu confesso que ás vezes sou manipulado outras não, gosto de pontuar na resenha o ponto negativo e o ponto positivo do livro, mas é claro que pontuo sempre mais a parte positiva do livro, já quando não gosto mesmo do livro, acuso o livro para quem tem interesse numa parte da minha opinião. Não acho que se eu for sempre sincero nas resenhas as editoras vão parar de fazer parcerias, é uma delícia receber livros de graça, mas vc está certa, vamos parar um pouco e pensar, cadê o caráter nas resenhas de hoje em dia, agradar editoras é muito fácil, e até blogueiros novos estão entrando nessa de ganhar seguidores e mais seguidores para ganhar mais livros de graça, não é bem assim, peraí, isso tem que mudar. Nem que seja pelo modo como as parcerias são feitas hoje em dia. Pelo menos assim, não se sai blogueiros aqui na mídia a cada 5 minutos... Porque ser blogueiro não é fácil.
    Adorei sua opinião, sinceridade assim hoje em dia está difícil mas vou tentar segui-la com todo carinho.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Disse tudo. Eu não aguento mais ver resenhas só de livros "ganhados" nas parcerias. Isso sem falar nos vários livros que eu só lia resenhas positivas e acabei comprando por achar que o livro era bom e quando fui ler o livro era uma porcaria. Principalmente de livros que ainda vem para os blogueiros com "kit" bonitinhos. Se não gostou do livro porque não fala. No meu blog eu não tenho esse problema pois não tenho parceria com editoras. Dai leio o livro que eu quero na hora que eu quero. E se não gostei eu falo.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá! Estou conhecendo o seu blog e gostei bastante! Gostei muito do seu post, só não gostei do momento em que vc generalizou dizendo que todos os blogs são manipulados e publicam as mesmas resenhas. Concordo sim, que muitos blogs são infelizmente manipulados e comprados e que por conta disto, sequer são capazes de dar suas opiniões verdadeiras, mas cuidado ao dizer que todos os blogs são deste jeito, ppis não é assim. Assim como vc não é uma blogueira manipulada, eu tbm não sou e existem vários outros que tbm não são. Tbm dou minha opinião sincera independe decser livro de editora parceira ou não. Leio e dou a minha opinião, e assim como vc, tbm nunca perdi parceria com editoras por conra disso, e se isso algum dia acontecer por conta de uma resenha negativa, vou perder total o respeito pela editora, pois ela deve ser a primeira a querer a opinião sincera de quem esta lendo. Sei que em alguns momentos vc não generalizou, mas na maior parte do seu post, vc generalizou que todos os blogs são assim. No meu blog é possível até encontrar a resenha do livro Cem anos de Solidão. Pois é! Difícil encontrar resenha deste livro por aí, mas temos lá. Fora vários outros livros que nunca vi resenhas em outros blogs. Lemos livros da "modinha"? Mas é lógico! Quem não gosta!? Ainda mais eu que sou leitora assídua de fantasia. Mas sempre dando munha opinião sincera sobre o qye achei. E é legal ver as pessoas agradecendo por vc ter sido sincera. Muito mais legal até do que vc receber livros de graça.
    Mas no geral, gostei do seu post. Vc falou por todos os blogueiros sérios que já estão de saco cheio da quantidade de blogs que só estão aí pra receberem livros de graça. Um beijo!

    www.perdidasnabiblioteca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laisy! Eu gostaria que você me dissesse onde eu disse que TODOS os blogs são manipulados! Não encontrei isso no post...
      Por favor, leia com mais atenção. :)

      Excluir
  13. Não há dúvidas de que a grande maioria das pessoas são influenciáveis e as editoras sabem bem disso, por isso apostam nas parcerias, que é uma forma fácil e barata de divulgar seus livros.
    Concordo com você que é legal receber lançamentos, mas também canso quando entro em outros blogs e todos falam sobre os mesmos livros. Sem considerar se os livros são bons ou ruins, fica naquela mesmice, pra que vou ler mil resenhas do mesmo livro? Não tenho tempo, vontade e nem paciência para isso.
    Essa história de sinceridade nas resenhas é muito complicado, tem vezes que eu chego a pensar que o blogueiro nem ao menos leu o livro, sério! Só que é complicado ficar julgando as outras pessoas só porque elas falaram bem de um livro que eu não gostei. As pessoas tem gostos diferentes, acho normal que outras pessoas gostem do que eu não gostei e vice-versa e inclusive estava escrevendo um post sobre esse assunto durante a última semana.
    Gosto de ler resenhas, conhecer novos livros ou até mesmo ter uma ideia do que esperar de determinado livro, mas elas nunca determinaram realmente se eu lerei ou não o livro. Só a própria pessoa sabe se tem grandes chances de gostar do livro, né? Então comprar livro só porque o blogueiro x indicou é muita furada.
    Ah, não sei de onde as pessoas tiraram a ideia de que precisam falar bem dos livros que recebem das editoras parceiras.

    ResponderExcluir
  14. Angélica, parabéns pela coragem e sinceridade! Sério mesmo, vocês disse as palavras certas, usou os conceitos corretos! É exatamente isso que estamos notando, blogs e mais blogs com as mesmas resenhas, os mesmos livros, chega até ser deprimente. Entre minha lista de blogs que acompanho, as vezes acho que todos parecem combinar que o livro X vai ser resenhado hoje, e todos realmente falam do mesmo. E realmente, são opiniões muito parecidas.

    Apesar das parcerias que tenho, faço questão de ler livros que realmente gosto, que muitas vezes não são de parcerias e claro, dou minha opinião sincera. Se gostei do livros, vão ter elogios, mas tento mostrar que pode haver pontos que outras pessoas não vão gostar, o mesmo se deve a livros que não gosto, mostro o que não gostei, e aponto o que pode outros leitores a vir gostar.

    Acho que a partir do momento, que você cria um blog que vai levar a sua opinião, você deve ser sincero. Não gostou, diga, se gostou, diga. Ficar tentando agradar outros com medo de perder parceira, não é correto.

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  15. Olá Angélica, esse seu post veio bem a calhar nos dias de hoje, na nossa situação atual...
    Eu criei o blog em 2009 e naquela época não tinha isso de parcerias, fiquei um pouco afastada em 2010 e qdo voltei a atualizar o blog me deparei com mtos blogs tendo parceria, ai fui entendendo aos poucos como funcionava, ai claro solicitei parcerias tbm, pois eu comprava e compro mtos livros, mas pq não tbm ganhar e resenhar néh?
    Mas sim tem que ser uma opinião sincera com certeza, se gostou diga que gostou caso não diga o pq não gostou, mas sem avacalhar o livro pq isso tbm não é justo...Sobre ler o que queremos, uma vez eu resenhei um livro que ja tinha comprado a algum tempo eh um chick-lit chamado Procura um Marido e encontrei um cachorro, achei que ngm ia comentar por não ser um livro mto conhecido, mas qual foi minha surpresa ao ver q ele recebeu mais comentarios do que os de parceria rsrs fiquei lisonjeada...Sabe uma coisa que tbm me incomoda é qdo o livro mal foi lançado e o blogueiro já coloca resenha, será q isso tbm é medo de perder a parceria ele quer ser o primeiro a resenhar tal livro? Tenho livros de parceria q recebi no começo do ano e ainda não li, mas irei ler, agora que já não vimos mais tanta resenha de tal livro é legal postar, mas realmente enjoa vc entrar nos blogs e ver sempre as mesmas resenhas, e opiniões mto parecidas, temos que mudar esse conceito sim...

    Parabéns pelo Post mto bem feito

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, Angélica. :)
    Primeiramente gostaria de elogiar seu texto, gostei muito.
    Essas coisas estão me assustando também. E acho que devo começar meu comentário com um ponto que acho que você esqueceu de incluir (são tantos! suhsausah :X): você já viu que as pessoas que dão "piti" por não ter conseguido parceria com alguma editora, são justamente aquelas (em maioria) que já tem milhares de parcerias e mal estão dando conta dos livros de parceiros que já tem para ler? Elas saem xingando as editoras, xingando os blogs que conseguiram, falando que eles não têm tanta qualidade quanto o blog delas e não sei mais o quê. É assustador.
    Bom, eu tenho poucas parcerias e só com editoras que publicam livros do meu interesse. De que adianta sair fechando parcerias com o mundo todo se a pessoa nem se interessa pelos livros que vai receber para resenhar? Para falar mal? Ou pior, para falar bem sem nem ter gostado?
    E eu só fecho parceiras com quem tem políticas que eu concordo: não, eu não vou ler livro com prazos curtos (a não ser que seja um caso muito especial), não vou falar bem do livro se ele não merecer e não vou deixar de ler outros livros que quero. Eu leio por prazer e comecei meu blog muito antes de pensar em ter parcerias.
    Ultimamente, dei mais foco aos livros de parcerias porque eles estavam se acumulando e a maioria me interessava muito. A partir de agora, vou ir revezando. Posso até não ter dado menos de três estrelas para nenhum livro de parceria até hoje, mas porque eles mereceram a nota que ganharam. E, sempre que tenho algo negativo para falar do livro, ele está lá na minha resenha.
    Enfim, adorei seu texto e concordo bastante. :)
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  17. Oi, Angélica!
    Assim como você, sempre fui sincera nas minhas resenhas, já tenho mais de um ano de blog e não perdi nenhuma das minhas parcerias. A última resenha que fiz mesmo foi de um livro de parceria que não me agradou nenhum pouco. Acho que é esse tipo de feedback que a editora precisa, resenhas sinceras, que mostrem o seu ponto de vista, porque você não gostou e tudo o mais. Assim, é bem provável que a editora reveja os tipos de livros que ela anda publicando.
    Estou com uma fila grandinha de livros de parceria para ler porque ando passando os livros que realmente quero ler na frente, os livros que eu comprei, ganhei. Fora os livros que não fazem meu estilo, esses eu procuro ver resenhas dos blogs que eu acompanho para saber se vale a pena dar uma chance para o livro ou não.
    Aconteceu uma coisa muito engraçada quando terminei de ler um livro que não gostei, dei duas estrelas pro livro e fui ver a classificação das outras pessoas, vi gente falando bem (até demais) do livro que até achei que eu tinha lido um livro diferente...
    Enfim, é um assunto para muita discussão! Gostei bastante do seu texto :D

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  18. Oie Angélica =D

    Falar que este texto ficou perfeito fica atá clichê não é mesmo? rs...

    Mas de verdade eu não entendo as pessoas, e para falar a verdade eu já desisti de tentar.

    Vejo tantos absurdos por esta blogesfera que o jeito foi aprender a filtrar, para não jogar tudo para o alto de vez, se é que você me entende.

    É guerra declarada toda vez que sai o resultado de alguma seleção de parceria. É sempre as mesmas resenhas dizendo que amou o livro e blá, blá, blá.

    Blogueiro literário que só lê livros na modinha e claro com menos de 500 páginas. Sinceramente eu não sei se ler está na moda ou a quem essas pessoas estão eganando.

    Eu leio o que me dá vontade, tenho livro que comprei a quase dois anos e não li ainda. Sempre sou sincera em minhas resenhas, procuro mesmo quando elas são negativas realçar os pontos positivos que o livro teve.

    Mas pena que a blogesfera literária está se afundando cada vez mais em um mar de "falsos" leitores ... triste viu ...

    bjus;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  19. A única coisa que blogueiro gosta é ganhar livro de graça e falar mal dos outros. Essa blogosfera está podre. Só por curiosidade fui olhar alguns blogs mais famosinhos e pasmem quase todos estavam resenhando o mesmo livro e jogando fotos de kits que ganharam da editora X ou Y. Se vendem por pouco.. Nojo dessa blogosfera que falam bem de livros ruins só para continuar ganhando e detonam outras editoras que não fazem parceria ou não mandam livros ou ainda que não mandaram o que eles estavam querendo. Minha mãe sempre dizia: "quer comprar algo? Trabalhe e compre".

    ResponderExcluir
  20. Oi Angel
    adoro seus textos, e realmente eu vejo que muitos blogs viraram comerciais. Esqueceram que opinião tem que ser sincera, independente de parceria.
    Eu confesso que ultimamente só tenho lido mais livros de parceria, vez ou outro acrescento um livro que comprei a minha lista, mas a maioria das editoras que eu tenho parceria, eu escolho o livro, então acaba dando no mesmo, porque eu só leio o que eu quero, se o título não me agrada eu não solicito e pronto.
    Só a NC eu dei um tempo ultimamente, mas tem muitos livros de parceria deles que chegou e eu quero muito ler, então meu blog sempre tem resenhas de livros que quero ler.
    E acho a opinião sincera super importante para a credibilidade do blog e do blogueiro. Eu dou nota baixa mesmo se não gostei, independente de ser da intrinseca, record ou outra editora grande.
    Bjos

    ResponderExcluir
  21. Oi Angélica, realmente foi um post polêmico, mas talvez necessário. Talvez não seja fácil colocar a cara a tapa e falar o que realmente acha (claro que não precisa ofender ninguém para isso), e já vi vários pseudo-blogueiros me solicitando para seguir pois só assim conseguiriam parcerias (é mole ou quer mais? rsrs).
    É possível enxergar a sinceridade por trás de cada palavra em uma resenha, e os blogs que mais gosto de visitar são exatamente os que são mais diferentes, seja pelos livros diversificados ou pelas colunas diferentes com opiniões e tudo o mais.
    Claro que gosto quando meu blog ganha um novo seguidor ou tem bastante visitação, mas não é esse meu objetivo principal, e acho que tem que ser feito com prazer, isso sim é o que me motiva a continuar. Como diz Allan Pitz: "E não se mascara o que somos na essência. Não existe essa possibilidade - não aliada à felicidade"
    Talvez isso se encaixe às resenhas também ;)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. O retweet da Julia do Conjunto da Obra me trouxe aqui.
    E Angélica, que post incrível. Palmas pra você.
    Lembro de quando lançaram Estilhaça-me, praticamente quase ao mesmo tempo inúmeros blogs publicaram resenha(parecia uma corrida), eu já nem aguentava mais ler resenha deste livro!:) Será que todo mundo ficou com vontade de ler o livro na mesma hora?
    A obsessão com números é um negócio bizarro, cadê a diversão nisso?

    ResponderExcluir
  23. Amo esses posts polêmicos rss

    Realmente, alguns blogs tem essa irritante mania de falar bem de tudo quanto e livro e, de fato, ha aqueles que só resenham livros de parcerias...

    Mas eu ainda vejo alguns blogs bons por ai, e são eles que leio quando preciso da opinião sobre algum livro. O segredo para saber se um blog é verdadeiro ou miguezeiro é ver a argumentação, no momento da resenha: Se não souber explicar por que gostou (ou por que não gostou) ai para mim já é cilada...

    Vou colocar o link do seu post (com créditos claro) no final de um post que eu escrevi faz algum tempo, chamado 'Blogueiro também pensa. Ou deveria" - aqui está o link http://misscarbono.blogspot.com.br/2011/12/blogueiro-tambem-pensa-ou-deveria.html

    Claro, se você não achar legal eu linkar seu blog no meu post é só falar que eu tiro o link, ok?

    teh mais

    ResponderExcluir
  24. Adorei o desabafo, rs.
    Acho incrível a quantidade de resenhas positivas e iguais que vejo por aí a fora, haha.
    Mas enfim, é praticamente como você disse, blog comercial, você ganha livros e para continuar ganhando faz resenhas falsas :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  25. Concordo com cada palavra sua. Fica cada dia mais difícil comprar algum livro pelas opiniões que lemos na blogosfera, em todo lugar que você lê são as mesmas opiniões plastiicadas, tudo é lindo, perfeito, maravilhoso e as verdadeiras críticas e opiniões são deixadas de lado.
    E tudo isso pra que??? Para ganhar alguns livros. Leitores de verdade que amam e que são viciados, rsrsrs, tem o prazer de comprar, escolher, procurar por promoções.
    No início as coisas eram tão mais legais, blogar era mais divertido, não existia toda essa competiçãoe tudo mais.
    Sinto falta dos verdadeiros blogueiros e leitores que sempre fizeram isso por prazer.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  26. Oi Angélica, desculpa ter lhe decepcionado, mas acredito que você não tenha lido minha resenha direito.
    Li seu post e achei mesmo a sua cara, acho muito justo você colocar a boca no trombone. Mas você viu como está todo mundo aqui se defendendo? Bem, se é assim eu também vou.
    Quanto aos blogs que fazem resenhas para agradar às editoras, realmente acredito que sejam blogs novos e sem experiências, pois quem de sã consciência, arriscando a sua reputação, vai agradar uma editora para conseguir um livro? Não posso julgar nem defender ninguém, mal sei de mim, mas o que posso falar é que diante de tantas parcerias, tive que me desfazer de algumas e uma delas, agora tenho poucas, e me desfiz de uma das mais importante que se tem na blogosfera. Tomei essa decisão por perceber que ela estava comprometendo a leitura dos livros que eu realmente gosto. Foi uma decisão pensada e avaliada, saiba que até agora eu não me arrependi. Agora estou com tempo para ler os livros que quero, e só os solicito as editoras quando tenho certeza que os quero ler. Tenho muitos livros aqui na estante que recebi em parceria, sem o pedi, e que eu me recuso a ler e resenhar. Estou devagar, colocando todos em sorteio.
    E comprar, vivo para comprar lançamentos. Pois os clássicos, já tenho muitos e muitos e muitos, e posso até dizer que já li tantos que acredito que fiquei por muito tempo viciada neles. Ultimamente estou envolvida nos históricos e meu dinheiro está todo empregado neles e nos policiais. Também compro livros para sorteios, não sorteio no blog somente livros de parcerias. Quando vejo que o livro vale a pena ser sorteado, que ele me trará seguidores e mais visitas, eu o compro e sorteio no blog.
    Mas o que temos aqui é mais de 1000 blogs literários querendo o seu lugar ao sol, e deles muitos acham que para isso devem deixar os outros a sombras. Sendo assim se encontra todo tipo de baixaria na blogosfera literária, desde insultos, brigas, e o pior de todos os crimes: o plagio!
    Como são muitos blogs e poucos os lançamentos, sim, pois se você tirar a NC, não se tem 10 romances lançados por mês no Brasil! lemos sobre um determinado livro infinitas opiniões sobre o mesmo assunto, cansando a paciência de quem vai passear pelos blogs. Mas se acontece de algum blog resenhar um livro desconhecido, esta resenha fica às moscas. Ninguém quer saber.
    Eu tenho ido muito pouco visitar os blogs por pura falta de tempo. Por visitar pouco também recebo poucas visitas, e ai cai no tema que você mencionou que é a troca de comentários. Se você não visita um blog, ele não ti vista. Se você comenta lá ele vem comentar aqui. Essa é a regra. Embora também ocorra que você visita muito um blog e a blogueira lhe ignara e faz de conta que você não existe, mesmo sabendo que você é uma das que esta no topo das comentaristas.
    Então eu estou seguindo meu blog sem pensar muito no mundo paralelo que o envolve. Por falar em só resenhar livro de parceria, eu não tenho parceria com a Lua de Papel, mas comprei um livro dela esses dias e fiz resenha dele, acabei de postar. Também estou lendo agora um livro que nem tem no Brasil, comprei pela wook, e devo postar a resenha dele segunda. Muitos blogs que eu visito, eu percebo que a blogueira é uma consumidora compulsiva por livros. Quem no Brasil, ler e compra tantos livros quando nós blogueiras literárias?
    Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mônica, é realmente uma pena que resenhas de livros desconhecidos não recebam a devida atenção tanto por parte dos blogueiros quanto por parte dos leitores! Posso ser das poucas, mas valorizo DEMAIS blogs que trazem NOVIDADES, não no sentido de lançamento, mas no sentido de um livro esquecido que não conheço e que me apaixono pela resenha! Confesso que acabo me enjoando dos livros badalados do momento antes mesmo de ler só pela quantidade de vezes que vejo a capa e leio as resenhas. Por isso adoro blogs que, sim, trazem lançamentos, ou pelo menos apresentam os lançamentos, mas que trazem também os "personal picks" do blogueiro!

      Excluir
  27. Oi Angélica,
    Concordo com você, e eu nem leio mais as resenhas do livro que não li, eu gosto de comentar nas resenhas do livro que li, para poder compartilhar as informações daquele livro lido.
    E veja só, eu postei uma quase resenha da HQ do Neil Gaiman e ninguém comentou... eu devo ter escrito muito mal. hahaha

    Enfim, acho que o pessoal deveria escrever e ir no outro blog comentar qdo sente necessidade, aqueles comentários: "gostei" não serve muito para o propósito né?

    E mais, eu ultimamente tenho gostado de fazer vídeo falando do livro, acho que expressa melhor o que eu tive com o livro... mas as resenhas escritas ainda contam bastante.

    Beijos e não desanima não!!

    ResponderExcluir
  28. Super concordo com você. Eu estou lendo livros de parceria mas são livros que me chamaram atenção e que eu estava aguardando receber para ler. Não faz muito tempo que coloquei uma resenha (foi do livro Conselho de Amiga) que não gostei e disse isso, claro com educação. E outra coisa que acho estranho...os livros mal chegam e já colocam resenhas nos blogs, será que leram mesmo? Ou será que a pressa de "meu blog ser o primeiro a resenhar" não grita mais alto do que uma leitura cuidadosa? Se lerem, será que não leram com pressa em terminar o livro? Eu tenho livros que faz mesesss que recebi e ainda não li, vou ler quando eu olhar pra eles e der vontade de ler. Eu lembro quando os blogs literários começaram a surgir, era troca de gestos de amizade, cada caixinha de correio era algo novo porque as pessoas compravam livros e a gente nunca sabia quais eram. Hoje as caixas de correios são sempre a mesma coisa, infelizmente até a minha e até por isso que parei de fazer vídeos e faço com fotos. (e meu motivo de não comprar livros é por estar desempregada). Mas Angélica, eu pelo menos já vejo uma certa movimentação entre as blogueiras, todos estão vendo que os blogs estão perdendo credibilidade, são cópias e bajulação de editoras. Vejo que cada blogueiro está tentando inovar em vários aspectos, mas um deles tem que ser: opinião sincera, parar de bajular editoras, ter personalidade.

    ResponderExcluir
  29. Oi Angélica! Tudo bom?
    Primeiramente tenho de dizer que o seu texto ficou ótimo, eu gostei muito mesmo.
    Eu gostei muito do assunto que você abordou no texto, pois tudo o que você disse é verdade. Hoje em dia, eu não confio mais em blogueiros que elogiam muito todos os livros que leem e também não acredito muito se elogiam um livro de uma editora parceira. Eu acredito mais em uma resenha de um livro que o próprio blogueiro comprou, porque ai sim, parece que ele se sente livre para expor a sua verdadeira opinião. Enfim, concordo com cada palavra que você falou e é realmente uma pena blogs viraram comerciais.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá Angélica! Tb concordo com vc a respeito dessas resenhas super positivas. Eu tenho parcerias com adietoras e com autores, mas se o livro não me agrada, eu resenho de acordo com o que senti sobre o livro, é claro, com diplomacia, pois não estamos aqui para denegrir o trabalho de ninguém, mas trata-se de opiniões, de gosotos literários diferentes, afinal, um livro pode me agradar e não agradar vc, não é verdade!

    Parabéns pelo post. Vc escreveu o que muita gente tem vontade de dizer e muitas vezes não tem coragem!

    Beijos

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  31. eu super sinto isso também. parece que todo mundo lê sempre as mesmas coisas, tem as mesmas opiniões e parou de ler porque gosta. Eu fiz um vídeo sobre isso recentemente (Por Que Eu Leio?), quando percebi que muito disso estava interferindo no meu hábito de leitura, transformando numa obrigação chata. A galera precisa repensar pra que faz as coisas, porque eu percebo que muita gente que tem o blog o faz pelos motivos errados. Porque virou modinha, porque quer conseguir parceria e ter livro de graça. Poucos são os que mantém um blog falando do que gosta, seja o que for, e que se dedica a fazer uma coisa bacana.
    Beijocas
    Larissa

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  33. Eu via muito disso um tempo atrás, eu seguia muitos blogs, mas acabei cansando da mesmice, selecionei uns dez que eu realmente gosto e me concentro em visitar e comentar nesses, tenho bem menos comentários em meu blog agora, mas também não estou interessada em pessoas que só visitam meu blog pra retribuir visitas, quero que as pessoas leiam meu blog porque gostam, não por interesse. Depois que fiz essa seleção, tenho tido uma experiência muito boa na blogosfera.
    Gostei bastante do post

    ResponderExcluir
  34. Sabe o que me deixa mais triste? É essa mania do povo ir fuçando blog a blog quando sai uma lista de parceria pra saber se o blog " merece" ser parceiro. E também é assustador ver que quando você posta uma resenha de um livro mega desconhecido ninguém aparaceu pra comentar ou pra ver. Fiz isso outro dia e quase ninguém deu atenção. Tenho me perguntado ultimamente se os visitantes e seguidores realmente gostam de ler ou a questão é só ganhar prêmios :( Eu tb já fiz algumas resenhas negativas d elivros de parceria e nem por isso tive problemas, aliás fiz isso em semana de renovação e mesmo assim fui renovada. Acho que não se pode ter medo, se perder a parceria volte a comprar os livros como sempre fez.

    Bjks
    Sam

    ResponderExcluir
  35. Oi Angélica, tudo bem?
    Que post hein!!! Mas o que você diz é verdade infelizmente. Confesso que tenho medo que algo parecido aconteça com o meu blog, agora que tenho minha primeira parceria. Mas vou tentar lembrar do meu primeiro objetivo ao criar o meu blog, que era escrever sobre livros. Gosto bastante do seu blog e são textos como esse que me fazem gostar ainda mais dele.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  36. Angélica,

    Você toca em questões muito pertinente acerca da realidade que vive a blogosfera literária. Eu sinceramente não entendo o que ocorre a um ser humano que deixa de expressar sua opinião sincera acerca de um livro. O problema maior a meu ver é uma pessoa chegar ao ponto de subjugar seu ponto de vista em troca de um livro.Isso é uma triste realidade. E pior, essa situação muitas vezes se configura não por uma exigência da editora de que se resenhe o livro de forma positiva, mas sim da insegurança do blogueiro de expressar-se.

    O ponto que você toca sobre o monopólio dos livros de parcerias nas resenhas de alguns blogs é outra observação pertinente. Eu não me prendo a resenhar livros apenas de parceria, compro um número considerável de livros e gosto de expressar minha opinião sobre esses livros.

    Parece haver uma triste tendência a auto-alienação na blogosfera literária.

    abraços
    Juan - http://sempre-lendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. É....esse post foi um golaço. É complicado confiar em muitas resenhas hoje em dia. Até porque muitos blogs andam com pressa e apenas resumem a história e eu acabo apenas recebendo um resumo e não as impressões pessoais da pessoa que é o que procuro quando leio uma resenha. É complicado.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  38. É....esse post foi um golaço. É complicado confiar em muitas resenhas hoje em dia. Até porque muitos blogs andam com pressa e apenas resumem a história e eu acabo apenas recebendo um resumo e não as impressões pessoais da pessoa que é o que procuro quando leio uma resenha. É complicado.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  39. O pior é que tudo o que vc escreveu é verdade. A maioria dos blogs faz uma resenha superficial e está ficando cada vez mais díficil criar laços entre os blogueiros, parece uma disputa.
    Eu fico muito triste porque hoje infelizmente quase não confio na opinião de ninguem...
    A maioria (sinto dizer isso)só quer ser popular e ganhar livros.
    Bj

    ResponderExcluir
  40. Oi Angélica!!

    Já tinha lido o post há um tempo mas resolvi voltar pra comentar com calma e mais folgadamente já que o assunto é tão polêmico haha

    Acho que essa questão que você tocou é importante. Concordo que existem sim, vários blogueiros manipulados que até sem perceber (ou percebendo) vendem a sua opinião com medo de perder parceria e o quão absurdo isso é; o propósito do blog acaba sendo perdido, a graça vai toda embora.
    Porém, por mais curioso que possa parecer, eu não enxergo isso como algo tão assustadoramente abrangente ou preocupantemente viral - falando com uma visão, pelo menos, dentre os blogs que visito constantemente e já tive a oportunidade de conhecer. Acontece? Sim e muito. Mas acho que ao adentrar em um blog e perceber essa característica eu simplesmente evito e nunca mais retorno.
    Na verdade uma coisa que vem me deixando imensamente triste é essa descrença geral que andei percebendo em relação a blogosfera literária, por parte em sua maioria até mesmo dos próprios blogueiros. Eu li todos os comentários acima que, em sua maioria, são de blogueiros também e o engraçado é que todos são tão veementemente contra isso que é de se pensar que ou a coisa não é tão ruim assim como todo mundo parece pensar ou é hipocrisia. Eu prefiro acreditar no potencial da humanidade para o bem haha e eu realmente acho que muitos blogs encaram com seriedade os seus trabalhos. Existem muitas resenhas de livros de parceria? Sim. Mas por outro lado, todas as editoras - com exceção da NC - mandam apenas os livros que pedimos, ou seja, acaba sendo os mesmo que compraríamos, então o propósito é o mesmo, de ler o que quer. Me considero inclusive, até meio displicente com isso às vezes, pois leio muitos livros comprados e não dou a prioridade necessária aos de parceria quando até deveria de vez em quando; prova disso é que a grande maioria de resenhas do meu blog são de livros comprados e não recebidos. Mas acho que essa questão dos números parceria x comprados nem é tão importante assim, e sim, a questão da sinceridade. Confio, sinceramente em todos os blogs que eu sigo regularmente, e reconheço o trabalho de cada um, assim como o seu, por exemplo. Existe uma questão que todos também tem que levar em consideração que é a do gosto pessoal, então às vezes, algo que pode ser ótimo para um é ruim para outro, sem necessariamente significar que a pessoa está mentindo ou sendo menos sincera. Por exemplo, eu odiei o livro Bem Mais Perto da NC, porém vi muita gente que gostou. Talvez seja o meu otimismo mas não acredito que o fato de alguém ter dado 3 estrelas ao livro considerando-o como "bom" quando eu acho que no máximo ele merecia "regular" necessariamente quer dizer que a pessoa está ocultando algo. O importante é a forma que a pessoa consegue desenvolver o seu raciocínio dizendo os pontos "x' e "y" para que tenha chegado a tal conclusão. Tem também muito de perfil, que também vejo muitos não levando em consideração. Talvez eu esteja me desviando um pouco do foco (ou não) mas o que eu realmente temo é a generalização.
    Então eu concordo com seu post, em parte. Concordo plenamente com o ideal do que você quer atingir e passar para os leitores, a importância da sinceridade e o espírito blogueiro perdido por alguns. Mas sendo bem sincera mesmo, especificamente nesse parte: "Os que ganharam as obras só elogiam! Isso vocês podem observar em qualquer blog ou nas resenhas do Skoob postadas por blogueiros." Acho que o que mais me fez discordar foi o termo "qualquer blog", pois ele assume, todo e qualquer, e nessa parte eu discordo. Tem sim, muitos blogs sinceros e legais, muita gente que leva o seu trabalho a sério e ama blogar e eu vejo muito isso. Da mesma forma que também existe o contrário.
    Enfim, eu espero que tenha conseguido passar o meu ponto de vista da forma mais clara possível rs
    Achei a discussão muito válida e pertinente.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  41. Oi,
    Nossa adorei seu post e tenho muito a falar sobre isso também, mas vou tentar não falar tanto (juro). Hoje em dia a coisa ta complicada mesmo e um saco vc entrar em tipo 10 blogs e todos eles falarem do mesmo bendito livro sinceramente eu leio a primeira segunda resenha mas depois não leio não pois e muito repetitivo. Agora sobre mentir sobre os livros porque os ganhou ai sim e o fim do mundo ne...Não acho legal você detonar o livro também mas a opinião sincera vem antes de tudo. Eu por exemplo tem um livro que ganhei de parceira e tipo cara não consegui ler era uma “grande merda” simplesmente o abandonei e nem resenha eu fiz porque eu simplesmente ia fazer uma propaganda mega negativa o que eu também não acho totalmente ético. Eu tento ao Maximo ser sincera nas minhas resenhas e outra coisa que me chamou atenção foi você falar que não lemos mais nada a não ser de parcerias e tenho que dizer que estava assim há tipo uns dois meses se vc entrar la no meu blog agora vai ver que postei resenhas de livros que não são de parceria são livros que eu queria ler muito e acabei deixando de lado. Enfim concordo com tudo que tu disse e mais um pouco. Ótimo post.
    Bjss
    Raquel machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  42. Concordo com você que ler resenha sempre dos mesmos livros e todas só elogiarem as obras é muito cansativo. A interação entre os leitores também é rara, acabou virando só propaganda. Se a pessoa entra em um blog e lê algo diferente ou algo que não concorda ou não gosta, nem comenta. Ter opinião própria virou ofensa.

    Beijo e parabéns por continuar postando o que realmente pensa.

    ResponderExcluir
  43. Mais uma vez, parabéns pela coragem de falar o que muitos pensam mas não falam! E mais uma vez faço das tuas as minhas palavras!

    ResponderExcluir
  44. Concordo com vc que existem muitos blogueiros assim mas não são todos. Eu pelo menos sou amiga de vários blogueiros seguidores do meu blog e costumo ser sincera nas minhas resenhas, além disso leio muitos livros que eu compro, eles são maioria por sinal. Mas achei muito válida sua chamada para que possamos refletir um pouco, parabéns!!!!

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!

Últimos Instagrams

© Pensamento Tangencial. Design by FCD.