30.10.12

As vantagens de ser invisível

Gente, que livro maravilhoso!

Todo adolescente deveria ler este livro!

Trata de temáticas polêmicas como sexo, drogas, aborto, homossexualismo, violência, entre outros, sem ser vulgar ou clichê.

O autor Stephen Chbosky consegue abordar esses assuntos com leveza e, ao mesmo tempo, de forma envolvente e realista.

Para mim, foi como se estivesse lendo uma versão mais moderna de O apanhador no campo de centeio. Com a diferença de que a história é mais comovente (ao menos para mim) e o personagem principal é mais cativante.

A história é sobre Charlie, um garoto de 15 anos diferente. Ele costuma se isolar, não tem amigos e possui um pensamento quase que filosófico.

Charlie entrou para o primeiro ano do ensino médio e decidiu que precisa mudar a sua vida! E o primeiro passo para isso será fazer alguma amizade.

Então, em um jogo de futebol, em que Charlie vai assistir, ele faz amizade com Patrick e com sua meia irmã Sam. A partir daí sua vida começa a mudar radicalmente.

Charlie começa a mudar e a deixar de ser um menino inocente e infantil. Começa a ir a festas, namorar e, inclusive, experimentar drogas.
Mas, por mais que Charlie tente ser um garoto normal, ele continua sendo diferente e introspectivo.
E, somente no decorrer de suas cartas, é que você vai conhecê-lo melhor.

"Então, esta é minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim." Charlie

O livro é formado pelas cartas que Charlie escreve a um amigo, que somente no fim você irá saber quem é.
É através dessas cartas que Charlie fala sobre a sua família, suas angústias, medos e sonhos.

Charlie é um devorador de livros nato! Fato que o seu professor de inglês admira e estimula, emprestando livros (maravilhosos!) a ele.
Então, durante a leitura, você se depara com várias citações e dicas de livros. Eu simplesmente amei isso!

Charlie é alguém muito complexo e, por isso, muito real.

Para dizer a verdade, acho que Charlie é o personagem adolescente mais real que já vi em um livro voltado ao público teen. É impossível você não se identificar com ele em alguns momentos e não se emocionar em outros.
Os personagens secundários também são muito bem trabalhados! Adorei os amigos de Charlie e a sua família.

A história prende a atenção do início ao fim. E a narrativa do autor é muito gostosa!
Por várias vezes me senti melancólica e, também, nostálgica.

Quando terminei a leitura chorei, pois Charlie conseguiu me tocar e me fazer sentir “infinita”.

Enfim, leiam leiam leiam leiam leiam!!!

Principalmente se você for adolescente!

Mas, mesmo que você não seja mais um adolescente, duvido que não se emocione ou não se identifique com Charlie em algum momento.

Esse garoto é tudo de bom!

"Mas, principalmente, eu estava chorando, porque, de repente, tive consciência do fato de que eu estava de pé em um túnel, com o vento batendo no meu rosto. Não importava que eu visse a cidade. Nem mesmo que eu pensasse nisso. Porque eu estava de pé no túnel. E eu realmente estava ali. E foi o suficiente para que eu me sentisse infinito." Charlie

As vantagens de ser invisível é o livro adolescente mais tocante e sincero que já li!
Super recomendo!

Avaliação:


Skoob:

Sinopse:
Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

Filme:



Já está passando no cinema e, como o diretor é o próprio autor do livro, acredito a adaptação seja muito boa! Segue abaixo o trailer:


Até mais galera!

Não esqueçam de comentar. Nada de ser invisível por aqui! :p

23 comentários

  1. pronto, fui convencida! haha
    ai, Angélica... geralmente eu não leio livros que são muito elogiados (geralmente não gosto deles), mas quando você elogia, eu confio! ahsuhauhdsuahs

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jana!

      Eu também sou assim! :D
      Tenho medooo de livros muito elogiados. Sempre me decepciono.
      "As vantagens de ser invisível" foi um dos poucos que isso não aconteceu. :)
      Obaaa! Obrigada pela confiança! \o/ hehe

      Beijos!!

      Excluir
  2. Oi Angélica, tudo bem?
    Eu estou louca pra ler esse livro! Não apenas pelas inúmeras resenhas super positivas que li. Mas também porque o Charlie me cativou. Parece ser um livro lindo, profundo, cativante e que te faz pensar.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!

      É bem isso!
      Realmente muito bom! :)

      Beijos!

      Excluir
  3. Oiie!! To com muita vontade de ler livro e assistir o filme também. Parece ser tão cativante ^^
    Beijos
    brubs
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  4. Não sou adolescente, né, mas fiquei com vontade de lê-lo.
    Esse Charlie realmente pela sinopse é cativante.
    Vou dar uma olhada para comprar.
    Você deveria fazer um sorteio, o que acha? rs.

    Um beijo, querida Angélica.

    M&N.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do post, alias seu blog também é muito bonito, parabéns ^^

    Gostaria de participar da coluna "Destaque da Semana" lá no meu blog? Se quiser dá uma olhada lá para saber como ♥
    http://himi-tsu.blogspot.com.br/ Tenha uma boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Angélica, tenho lido as poucas resenhas do livro que vejo por aí e só posso concluir que o livro deve ser maravilhoso!
    Eu não conheço a escrita do autor, mas acho fantástico quando ele consegue criar personagens tão profundos e ainda trabalhar os secundários, e encantar como parece que faz.
    Resenha perfeita, hein? Decidi que preciso mesmo ler esse livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olha, Angélica, já estava super afim de ler esse livro, agora você me convenceu de vez! haha

    Não sei se leio o livro primeiro ou vejo o filme, mas com certeza farei os dois! Ainda mais por causa da linda Emma Watson <3

    Adorei o post ^^
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Angélica!

    Estou completamente louca para ler esse livro, quero assistir ao filme no cinema mas preciso ler o livro antes e até agora todas as resenhas que li foram bastante positivas.

    Eu acho que vou me identificar um pouco com o Charlie, pela sua descrição ele parece tanto comigo. rs'

    Adorei a resenha!

    Beijão;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  9. Ei Angélica,

    Eu nem tinha ouvido falar deste livro nem do filme, a mais lerda rsrs. Até outro dia que vi resenha sobre ele em um blog e fiquei doida para ler. Não sei se vou conseguir ler antes de assistir ao filme, como eu gosto. Mas o trailer é tãoooo lindo.
    Ainda não sei é se rola um romance ou se rola um drama... :)

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi Angélica, eu tenho evitado ler esse estilo de livro, juro, mas nem sempre a gente consegue, kkk Pela sua resenha este é muito bom, mas mesmo assim eu não me rendi. Quem sabe o filme? Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Angélica!

    Ah, eu adorei a sua resenha! me deixou com muita vontade de ler esse livro, gosto das coisas assim, quando parecem reais, te passam a realidade... e eu adorei os elementos que você destacou, foram ótimos. É dificil expressar o que livros assim fazem com a gente.


    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Todo mundo diz que é maravilhoso. Eu pretendo ler em breve.

    Beijos,

    Carissa
    Arte Arouns The World

    ResponderExcluir
  13. Oi Angélica!

    Recentemente comecei a me interessar por esse livro, pois além de me parecer conter certos tópicos para se refletir, parece ter uma história bonita!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Já tinha visto esse livro pela blogosfera, mas essa é a primeira vez que parei para ler sobre ele. Confesso que fiquei super interessada, a história parece ser bem bacana e sua resenha me deixou bastante curiosa. Espero ter oportunidade de lê-lo. :)
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Não sabia que o Charlie é um devorador de livros. Mais um ponto positivo! Na verdade, só descobri o livro depois que começaram a falar das gravações do filme. Preciso ler logo (e ver o filme também).
    beijo e bom feriado!

    ResponderExcluir
  16. Estou convencida! Vou procurar este livro este fim de semana e começar a leitura!

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li este livro
    Mas já me deparei com inúmeras resenhas positivas a respeito
    E a sua não sai do padrão

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Nao conhecia esse livro, mas gostei demais da tua resenha. Vou procurar pata cmhecer melhor! Valeu a dica! Bjs

    ResponderExcluir
  19. São muitas resenhas positivas sobre esse livro que vou acabar precisando ler. Na verdade, só a capa e o titulo chamam atenção.
    Parece ser daqueles livros que ti tira do externo e joga você para dentro da história de cabeça. rs

    Ótima resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Fiquei bem curiosa com esse livro antes mesmo de sair essa nova edição ou começarem a falar do filme. Mas não tinha para comprar, ou seja, agora não tenho desculpa para não ler não é?

    Apanhador no campo de centeio morro de vontade de ler, mas ainda não consegui achar tempo para ele, se os dois possuem temáticas semelhante, acredito que eu vá gostar dos dois.

    Adorei a resenha e vindo aqui para poder retribuir a visita, porque fazia tempo que eu não vinha aqui o.O

    Beijos e se cuida

    ResponderExcluir
  21. Oi Angélica,
    acabei de ler o livro, eu o comprei depois de ver a tua resenha. Realmente é maravilhoso!!! Muito obrigada, as suas resenhas tem sido ótimas para encontrar bons livros!!
    Bjs!
    Gisele

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!

Últimos Instagrams

© Pensamento Tangencial. Design by FCD.