12.10.12

De Amor e Outros Demônios

Oi gente!

Nesta semana, as minhas leituras renderam! Estou com várias resenhas pendentes para postar para vocês.
Entre os livros que li, o que mais gostei foi De Amor e Outros Demônios, do Gabriel García Márquez.

Nossa, como é bom ler um livro bem escrito!

Gente, o colombiano realmente é o cara!

Há alguns anos li o tão aclamado livro do autor: Cem Anos de Solidão. E, na época, eu detestei a obra. Achei um porre! Agora, vejo que eu era uma ameba!! Pois, o autor escreve maravilhosamente bem! Todos os personagens são muito bem construídos e com uma profundidade indescritível.
Enfim, preciso ler Cem Anos de Solidão novamente! E urgente!

Quanto ao livro De Amor e Outros Demônios, não poderia ser diferente. A obra é MARAVILHOSA!

Quando iniciei a leitura pensei “será que vou ter paciência para chegar ao fim?” e, então, algo muito misterioso aconteceu. Grudei-me no livro! Não consegui largá-lo nem para ir ao banheiro! Sério mesmo!

Comecei a leitura em uma noite e na tarde do dia seguinte já havia terminado.

O ponto de partida da história é o próprio Gabriel García Márquez que, em 1949, participa de uma reportagem sobre a remoção das criptas funerárias do convento histórico Santa Clara.

O convento havia sido convertido em hospital e, agora, estava sendo vendido para construírem um hotel cinco estrelas no local.

Gabriel Gárcia Márquez fica impressionado quando, ao primeiro golpe da picareta, em uma das criptas, uma cabeleira viva, de cor cobre intensa, se espalha para fora. Ficando ali dentro do túmulo apenas uns ossinhos miúdos e dispersos.

Essa cripta pertencia a uma menina, que possuía apenas um nome, sem sobrenomes - Sierva Maria de Todos los Ángeles.

Estendida ao chão,  ficou a cabeleira, presa ao crânio, que media vinte e dois metros e onze centímetros.

Essa imensa cabeleira faz Márquez se lembrar das lendas narradas pela sua avó materna, em que havia uma marquesinha, venerada no Caribe por seus milagres, que acabou morrendo de raiva devido à mordida de um cachorro.

Essa marquesinha possuía uma “cabeleira que se arrastava como a cauda de um vestido de noiva”. Então será que a marquesinha ali enterrada seria a mesma da sua infância?

A ideia de que aquela cripta pudesse ser a dela, fez com que o livro De Amor e Outros Demônios fosse originado.

Então é assim que começa a história de Sierva Maria de Todos los Ángeles, uma menina de 12 anos que, enquanto acompanhava a escrava da família ao mercado público, foi mordida por um cão raivoso.

A partir do ocorrido, todos passam a acreditar que a menina está contaminada. Então começam inúmeras e inusitadas tentativas de curá-la.

A menina é levada ao médico, a curandeiros e, por último, é colocada em um convento para passar por um exorcismo. Pois, depois de inúmeras tentativas de curá-la e de mudar o seu comportamento estranho, chegam à conclusão de que a menina não está somente com raiva, mas, sim, dominada pelo demônio.

Enquanto a história vai acontecendo, você vai conhecendo as pessoas que cercam essa menina e o porquê de ela ter comportamentos um tanto estranhos perante os olhos da sociedade.

Os seus pais são pessoas peculiares. Eles não tinham contato algum com a filha e, por isso, não sentiam nenhum carinho por ela. A mãe da menina nunca a quis, então ela foi criada pelos escravos da fazenda. 

Mas não é só isso! Os seus pais possuem muita história. Conforme você vai virando as páginas do livro, vai montando um quebra-cabeça extraordinário.

Todos os personagens possuem algo bizarro e é justamente isso que os tornam tão reais. Não são pessoas idealizadas como acontece na maior parte dos livros, são pessoas que erraram muito e que, por diversas vezes, sentem-se perdidas e frustradas sem saber que rumo dar às suas vidas.

Quando a menina é levada para o convento, para o posterior exorcismo, passa a ter contato com um padre que acredita que ela não está possuída. Ele crê que aquilo é um grande mal entendido e tenta fazer de tudo para liberar essa menina do cárcere que está sofrendo no convento.

Mas o problema é que, conforme ele vai convivendo com a menina, vai apaixonando-se por ela. E, a partir daí, só você lendo para saber o que irá acontecer... ;)

Enfim, o livro aborda as relações humanas de todas as formas e aborda momentos doloridos da nossa história, como a Inquisição e a Escravidão.

Acredito que nenhuma resenha consegue passar tudo o que o livro transmite, pois realmente o autor consegue nos tocar durante a narrativa.

Então, se você está com vontade de ler um livro de grande qualidade e que seja uma leitura rápida, está aí uma bela dica! Super indico!

Avaliação:




Skoob:

Sinopse:
"Do Amor e Outros Demônios" vem de uma inspiração de quase meio século. Mas sua história vai além. García Márquez viaja até fins do século XVIII, em pleno vice-reinado da Colômbia, esta ainda colônia da Espanha, para compor uma história de amor, cercada de mistério, sortilégio e feitiçaria, culminado num processo instaurado pela inquisição.


Filme:

O livro possui uma adaptação para o cinema, feita em 2009 - link IMDB.
Como ainda não assisti, não sei se é legal.

Mas segue abaixo o trailer para vocês:






Bom feriadão galera!!

Boas leituras! \o/

6 comentários:

  1. Oi!! Adorei a resenha (apesar de achar que contou um pouco da história). A história parece sensacional mesmo.

    Tb tenho Cem Anos de Solidão, mas ainda não tive tempo pra lê-lo. Muitos o consideram um livro difícil e intenso (meus professores de literatura na faculdade dizem que é O livro que muda sua vida), então guardo um momento em que tenha mais tempo.

    abraços!
    Luciana

    tem post de dia das crianças no meu blog, com Dumbo! ^^
    Folhas de Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humm... vou dar uma relida na resenha Lu. Se eu achar algum spoiler, vou apagar. :) Obrigada pela dica!

      Beijos!

      Excluir
    2. Que isso! Não é nada demais, só achei extenso, bjos!

      Excluir
  2. uau adorei a resenha.
    bom, se tiver spoiler é só avisar lá o comecinho, é sempre bom prestar atenção (falando isso pq li o comentário acima)
    mas eu nem achei spoiler
    fiquei com vontade de ler isso.

    ResponderExcluir
  3. Oii Alice!

    Já dei uma reformulada na resenha.
    Não contém spoiler, podem ler à vontade! \o/

    Beijooo!

    ResponderExcluir
  4. Garcia Marquez é só prazer, adoro!
    Este ainda não li mas já vi que também vou adorar. Sua resenha ficou muito boa.
    Beijos

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!