31.12.12

Retrospectiva Literária 2012

Chegou o dia que os leitores vorazes mais aguardavam: a Retrospectiva Literária 2012!


Este é o momento de fazermos um balanço de tudo o que lemos em 2012 e planejarmos as nossas leituras para 2013. :D

Obrigada a todos os blogs que estão participando mais um ano (já é o terceiro consecutivo! \o/) dessa "blogagem coletiva" muito gostosa!
Só espero que a minha lista de livros desejados não fique ainda maior! Pois, isso sempre acontece a cada Retrospectiva... :)

Não esqueçam de conhecer os 91 blogs participantes!!
Ainda não consegui visitar todos, mas tenho certeza que são blogs de muita qualidade!


Agora chega de papo e vamos às respostas!! \o/


* RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2012 *


A aventura que me tirou o fôlego:


O terror que me deixou sem dormir:


O suspense mais eletrizante:

Está longe de ser um dos melhores suspenses que já li... No entanto, foi um dos poucos que li neste ano e realmente foi eletrizante!


O romance que me fez suspirar: livro perfeito!


A saga que me conquistou: O Senhor dos Anéis!! \o/


O clássico que me marcou: o autor é genial!


O livro que me fez refletir: mais um livro perfeito - A Elegância do Ouriço, de Muriel Barbey.


O livro que me fez rir:


O livro que me fez chorar: mais uma vez ele...


O livro de fantasia que me encantou:


O livro que me decepcionou: desculpem-me os fãs, mas nunca li um livro tão RUIM na minha vida! Não indico nem para os meus inimigos!


O livro que me surpreendeu:


As Vantagens de ser invisível foi o melhor livro teen que li em 2012. É o livro que todo adolescente deveria ler!


A frase que não saiu da minha cabeça:

"Uma camélia pode mudar o destino."
Personagem Renée Michel, em A Elegância do Ouriço.


O(a) personagem do ano:

Renée Michel, de A Elegância do Ouriço.


O casal perfeito:

Darcy e Elizabeth, livro Orgulho e Preconceito, de Jane Austen.


O(a) autor(a) revelação:

Para mim, foi a Emily Giffin. Passei a ler os livros da autora neste ano e fiquei viciada! A narrativa é gostosa, os personagens muito reais e as histórias envolventes demais! Super indico!


O melhor livro nacional:

Só li dois livros nacionais em 2012. O.o
Entre os dois que li, o que eu mais gostei foi Faces de um anjo, de Hermes M. Lourenço.


O melhor livro que li em 2012:


O Retorno, de Victoria Hislop, é um livro envolvente, que se passa durante a Guerra Civil Espanhola. É um romance histórico maravilhoso! Para quem gosta desse estilo literário, é um prato cheio! :D

Li em 2012 63 livros.

A minha meta literária para 2013 é:

Continuar levando as minhas leituras em equilíbrio... Clássicos, lançamentos e livros que ainda não li da minha estante.



Não me preocupo com quantidade, pois um livro do George R. R. Martin, por exemplo, equivale a uns quatro livros normais. E, os clássicos, costumo levar mais tempo para ler. No entanto, possuem grande qualidade. Então, quantidade de livros é o que menos importa para mim.

O importante é ler o que se tem vontade e quando se tem vontade. Nada de ler por obrigação ou devido à metas numéricas...

*    *    *    *    *    *

Então é isso pessoal... Encerro a minha Retrospectiva Literária 2012 por aqui, desejando a todos um Feliz Ano Novo!!! \o/

Que 2013 seja um ano de muita saúde, amor, realizações e sucesso para todos nós!

Um grande beijo!

19 comentários:

  1. Adorei sua lista, Angélica!
    A elegância do ouriço também figura entre minhas escolhas. E, como esperado, sua lista me fez adicionar mais dois desejados às minhas querências: Horror em Amityville e O Retorno.
    Superbeijo e um ótimo 2013!

    ResponderExcluir
  2. Oie :D

    Nossa quero muito ler senhor dos anéis acho que de Março não passa rs. Me desculpe mais como eu vi em um blog que poderia fazer a retrospectiva quem quisesse eu estou participando espero que não se incomode !

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Lista maravilhosa, Angélica! Adorei! A maioria eu não conhecia sabia? O Segredo de Emma Corigan é realmente hilário =)
    Ah, quero MUITO ler As Vantagens de ser invisível!

    63 livros?! UAU! Eu não consegui chegar a 40 hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns você leu 63 livros caraca eu li a metade rsrs, assisti o filme As vantagens de ser invisível e amei, o livro deve ser bem melhor, da sua lista eu li O Senhor dos Anéis e Orgulho e Preconceito

    Feliz Ano Novo

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Hahahahahaha adorei tua opinião sobre os 50 tons!
    Nossa tirei muitas ideias para novas leituras desse teu post viu!
    Um lindo ano novo, muita paz, alegria e oportunidades!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelas leituras!!

    Um livro melhor que o outro! :D E o mais legal: como Tolkienmaníaca (xD), fico muito feliz em saber que você gostou da Saga do Anel!!! *-*'
    Adorei participar mais uma vez da Retrospectiva! <3

    ResponderExcluir
  7. Olá Angélica,
    Não li nenhum livro da sua lista, mas alguns títulos me chamaram a atenção, e com certeza eu tentarei lê-los no ano que vem.
    Feliz 2013!!!

    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  8. Oi Angélica!

    Fiquei curiosa com A Elegância do Ouriço, vai para minha meta de 2013, ;)

    Desejo um 2013 repleto de bençãos de Deus!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  9. Oi flor. Feliz Ano Novo \o/
    Adorei a retrospectiva :]

    Pretendo esse ano começar Senhor dos Anéis. E nem preciso dizer que fiquei super curiosa pelo O Retorno :].Tenho muita vontade de ler laranja Mecânica *..*
    Bj!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  10. Mais uma fã do Senhor dos ANéis.. bem vinda ao clube da Sociedade do Anel garota \o
    Passando pra te desejar um 2013 super abençoado... que Deus ilumine toda a tua vida e que o blog continue um sucesso! =D

    ResponderExcluir
  11. Viva para contar também está na sua lista na mesma categoria!!! Esse livro é ralmente muito louco, rsrsrs.
    Já tentei ler O Senhor do Aneis mas não deu certo, não consegui me entender com a escrita de Tolkien. Nem do filme eu gostei. Pode ser uma série adorada, mas pra mim não deu certo.
    Tenho muita vontade de ler laranja Mecânica, mas ainda não tive a chance espero que esse ano o clássico consiga um espacinho na minha lista.
    Também li Emma Corrigan e sinceramente não ri em momento algum. Talvez tenha tido muita expectativa, mas foi uma leitura que decepcionou porque eu esperava bastante dela.
    Fiquei bem interessada em A elegância do Ouriço, esse livro deve ter sido muito bom pra aparecer tantas vezes na sua lista. Quero também.

    Beijos
    Caline - Mundo de papel

    ResponderExcluir
  12. Oi Angélica tudo bom?
    Nossa fiquei super curiosa pelos livros que você citou. Vou pesquisar sobre O Encontro para ver se adiciono ele na minha meta de leitura :)
    Aliás, Darcy e Elizabeth são o casal perfeito mesmo kkk

    bjs
    Carol
    Open Page

    ResponderExcluir
  13. Olá, Angélica!!
    Esse ano de 2012 foi péssimo em leituras... Li menos livros do que gostaria e não consegui alcançar a meta que estabeleci em 2011 quando participei do Retrospectiva Literária. =/
    Eu li 50 Shades e gostei do livro. Acho que ele cumpriu bem o seu papel como leitura de entretenimento mesmo e pretendo ler o restante da trilogia. Ganhei o livro As Vantagens de ser Invisível no amigo oculto do trabalho e espero gostar tanto quanto você!
    Feliz Ano Novo!!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Angélica!!
    O ano de 2012 foi bem desanimador, pois meu ritmo de leitura diminuiu mais e não consegui alcançar a meta estabelecida na Retrospectiva Literária de 2011. =/
    Espero que esse ano eu consiga retomar com vigor as leituras pendentes e quem sabe assim conseguir ler mais livros, um por semana pelo menos rs.
    Adorei os livros citados! Entretanto, eu li 50 Tons e curti. Acho que ele cumpriu bem o seu papel como literatura de entretenimento. Pretendo ler os demais livros da trilogia. Ganhei As Vantagens de ser invisível no amigo oculto do trabalho e quero muito ler!! Todos falam super bem a respeito desse livro realmente.
    Feliz Ano Novo!!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  15. Angélica, esse ano não participei da Retrospectiva literária =/

    A trilogia dos 50 tons me encantou, os mistérios de Christian Grey me fizeram perder o sono, rs. Gosto é gosto né?

    Adoro a Sophie Kinsella, quero muito ler esse livro, me falaram muito bem dele. Beijo.

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito de ler A elegância do Ouriço. Uma história bem contada e personagens inesquecíveis. Tenho muita vontade de ler As vantagens de ser invisível. Ainda não encontrei o livro, mas quem sabe agora que estreou o filme isso seja mais fácil

    ResponderExcluir
  17. Ai Angélica, acho que você é a pessoa que mais me faz aumentar minha lista de desejados! rsrs
    Quero muito ler esses romances que você tanto fala, desde que li as resenhas morro de curiosidade. E é bom diversificar, são histórias que não estão nos best seller, mas que muitas vezes são muito melhores!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Angélica, primeiro parabéns pela iniciativa e por promover, mais um ano, essa retrospectiva literária, reunindo vários blogs.
    Gostei da sua retrospectiva. Dos livros que citou já tinha lido "A elegância do ouriço" e gostei muito, uma história bem amarrada que faz a gente sentir gosto e prazer em ler.
    "Laranja mecânica", "O senhor dos anéis" e "A bússola de ouro" assisti aos filmes. Gostei demais dos dois primeiros. O terceiro só aguçou minha vontade de ler o livro que, aliás, tenho, mas ainda não li. Já ouvi comentários de que é bem melhor. Mas também quero ler os outros dois, pois uma coisa é ver o filme e outra, bem diferente - e acho melhor - é ler o livro.
    "Orgulho e preconceito" está na minha lista de livros a ler, vou ver se faço isso este ano.
    Um Feliz 2013 pra você, repleto de muitas e boas leituras. Aliás, pra todos nós. Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Oi Angélica, sua lista ficou ótima.Alguns ainda não li, mas vai tudo pra minha lista. Nossa como tenho vontade de ler O Senhor dos Anéis; quando li Laranja Mecânica, no século passado, kkk, eu não gostei. Quem sabe se eu ler hoje eu venha a gostar; Jane Austen é uma escritora clássica, que graças a Deus está na moda, e está incentivando muitos jovens à leitura. Eu estou lendo Doce e distante e a escritora, Libba Bray, está sempre citando Jane Austen, principalmente Darcy e Elizabeth, adoro isso. Existem livros que deveriam ser obrigado todo mundo ler, Elegância do Ouriço é um deles, outro que eu indico e coloco na lista dos obrigatórios é Tempo é Dinheiro. Livro rico e marcante.
    Nossa, como é bom ler, cada livro uma felicidade. Mesmo sem colocá-lo entre os favoritos, acho que sempre vale a pena ter lido. Quanto às leituras obrigatórias, acho que estas ficam para as escolas e concursos. Para nós leitoras apaixonadas e viciadas pelos cheiros de livros novos e atraídas pelos cheios de livros velhos, leitura é prazer e quanto mais prazer melhor, não é?
    Feliz 2013, muitas leituras
    Beijos

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!