19.3.13

Lidos em fevereiro!


Nossa, já estamos chegando ao fim de março e eu ainda não fiz o "balanço" das leituras do mês passado.
Para quem não sabe, nesta coluna menciono os livros que li durante o mês e falo um pouco sobre o que achei de cada um... Pois, nem sempre consigo fazer resenhas de todos os livros que leio. Sendo assim, tenho a oportunidade de conversar com vocês sobre as obras.

Então vamos lá!!

O mês de fevereiro iniciou para mim com um clássico e com um leve romance.


- A Mulher de Trinta Anos, de Honoré de Balzac: sempre tive vontade de ler alguma obra do Balzac. Então resolvi entrar no mundo Balzaquiano através de A Mulher de Trinta Anos. Gostei do livro! Acredito que na época em que foi lançado deve ter surgido vários "ruídos". Pois, é nesta obra em que conhecemos profundamente uma mulher... Seus sonhos, desilusões e angústias. O livro começa com Júlia, uma jovem que vivia na França no século XIX, que se apaixona e sonha em se casar com o seu príncipe. No entanto, quando o seu sonho finalmente se realiza, Júlia descobre que o matrimônio é complicado e que a maternidade é mais ainda. Então, com o passar dos anos, Júlia passa por desilusões, reflexões e, também, começa a amadurecer e a carregar o estigma de se tornar uma mulher com mais de 30 anos...
É praticamente impossível falar de um livro do Balzac em apenas um parágrafo. Apenas tentei sintetizar para vocês terem uma ideia do que o livro trata. Por alguns momentos, achei a leitura um pouco arrastada e esperava um pouco mais... Mas, de qualquer forma, é um clássico que não deveria ficar fora da sua estante! :)

- O Encontro, de Richard Paul Evans: em O Encontro conhecemos Alan, um jovem publicitário, apaixonado por sua esposa, que tem sua vida mudada quando ela sofre um grave acidente... A partir de então, ele parte em uma jornada em busca de respostas para amenizar a sua dor. Achei esse livro uma leitura gostosa e rápida. A narrativa do autor é deliciosa! Você só consegue largar o livro quando chega ao fim. Apesar de ser um romance, a história é repleta de mensagens de superação. Não foi um livro que me fez suspirar, mas, mesmo assim, gostei da leitura e pretendo ler outros livros do autor, inclusive, O Caminho, que é a continuação deste.


Conforme o Desafio Literário 2013, fevereiro deveria ser um mês de leituras divertidas. Então, optei por Cotoco e Esposa 22.

- Cotoco, de John van de Ruit: encantador! Fiquei impressionada com Cotoco! Nossa, que livro maravilhoso! É uma leitura repleta de humor, com toque de drama, romance e História. Nele, você se depara com Milton, um garoto de 13 anos, que vai morar em um internato e recebe o apelido de Cotoco. Até aí você pensa que trata-se apenas de mais um livro infanto-juvenil... No entanto, Cotoco é muito mais que isso! É uma história sensível, que faz com que tenhamos saudades da época em que a amizade e a união estavam acima de tudo e, também, uma época em que a África do Sul sofria com a questão do Apartheid... Enfim, não vou falar mais sobre a obra. Pois, me empolgo e não paro mais! Mas se você quiser saber mais, leia a resenha AQUI. :) Super indico!

- Esposa 22, de Melanie Gideon: este livro foi uma grande decepção para mim... Li tantas resenhas e comentários positivos sobre a obra, que não pensei duas vezes em comprá-la. No entanto, achei a história boba e previsível. E a narrativa da autora não me conquistou... Resumindo, não deu certo para mim. Mas muita gente gostou e achou o livro divertido. Então, se você irá gostar ou não, só lendo... ;)


Agora chegou o momento dos livros perfeitos!! \o/

- O Senhor das Moscas, de William Golding: eis um livro inteligente e angustiante! É o tipo de livro que faz com que você fique dias e dias pensando nele. A história é sobre um grupo de garotos que sofre um acidente de avião e cai em uma ilha deserta. Lá, eles precisam se organizar e reconstituir os valores da sociedade, bem como criar suas próprias regras.
É impossível fazer apenas um resumo deste livro ou um pequeno comentário sobre ele, pois contém muitos fatores que devem ser mencionados e reflexões a serem feitas... Portanto, em breve, farei uma resenha. Mas, por enquanto, vou dizer o seguinte: leia este livro urgente!! Pois, você irá compreender por que foi considerado uma obra-prima do prêmio Nobel em 1983. Além disso, se você acompanhava Lost na TV, irá entender de onde surgiu a ideia para se criar a série. Enfim... este livro é sensacional!

- O Senhor dos Anéis vol. 3 - O Retorno do Rei, de J. R. R. Tolkien: aiiii gente, cheguei à conclusão de que amooo o Tolkien! Fiquei apaixonada pela trilogia! E, o último livro, encerrou a história com chave de ouro! Acredito que não preciso falar muito sobre o Tolkien, né? Apenas quero deixar a mensagem de que se você ainda não leu O Senhor dos Anéis não sabe o que é um livro de fantasia! Maravilhoso demais! Deixe a preguiça de lado e leia logo! :D


- A Resposta, de Kathryn Stockett: mais um livro encantador e sensível para a lista! :) Em A Resposta conhecemos Eugenia Skeeter, Aibileen e Minny. Três mulheres que tentarão vencer as barreiras do racismo. A história se passa em 1962, em uma pequena cidade localizada no Mississipi. Época em que os direitos civis nos Estados Unidos estavam começando a ganhar forças e a população negra ainda sofria muito com o preconceito e a exclusão. Como já escrevi a resenha (AQUI), não vou falar muito sobre a obra... Mas, fica aí a dica! Se você estiver procurando por um livro maravilhoso, A Resposta é uma boa pedida! :)

Então, foram essas as minhas leituras de fevereiro pessoal...

Como vocês devem ter notado, estou tentando manter um certo equilíbrio com os clássicos. O desafio Quero ler mais clássicos está me motivando bastante!
Se você também quiser participar, ainda dá tempo!! Não fique de fora! :D


Agora é com vocês... O que leram de bom?
Algum livro marcou durante o mês passado ou neste mês?

No momento, estou lendo o tão falado Garota Exemplar, de Gillian Flynn. Sinceramente... Não estou achando nada de mais... O.o

Enfim... até a próxima! ;)

11 comentários:

  1. Que ótimas leituras, muito bom!! Quero muito ler O Senhor das Moscas e espero que a relação com Lost seja unicamente a questão da ilha, e não o final, senão rolou spoiler do livro, rs...

    Uma leitura fantástica que tive no início deste ano foi Os Homens Que Não Amavam as Mulheres. E depois de ler e ver o filme, não sei como as pessoas gostaram do filme, pq não chega perto dos detalhes e elaboração consistente que é a história... Recomendo muito!
    Também li Peter Pan e me encantei :)

    abraços,
    Luciana
    Folhas de Sonhos artesanatos

    ResponderExcluir
  2. nossa vc leu bem mais que eu em fevereiro
    em março estou tentando recuperar o tempo perdido mas ainda nao consegui

    ResponderExcluir
  3. Oi, Angélica! \o/
    Imagino a bagunça e correria que deve estar por aí pra só agora está saindo o balanço de fevereiro. rs

    Enfim, vou comentar sobre o que já li e gostaria de ler.

    O encontro: adorei esse livro. Não é uma grande história, mas a narrativa ganha qualquer pessoa. Já tinha

    lido outro livro desse autor (A promessa, que é muito gostoso também!) e adorei ler mais este. Alan é um

    protagonista gente como a gente e, embora também não tenha suspirado, não tive como não gostar dele. Realmente não

    dá pra largar até terminar, né? ^^

    Esposa 22: que pena que você não gostou! :( Mas concordo contigo que o modo como é narrado não é fácil! É

    uma misturada, né verdade?! Fica difícil pegar o ritmo e se acostumar com a troca de "estilo". Mas, mesmo assim, eu

    ainda gostei muito. Adorei a Alice, o pesquisador, os filhos dela e, inclusive, coloquei muitos post-its no livro.

    HAHA O que eu mais gostei foram as perguntas e respostas. O único ponto negativo, pra mim, foi o final. Achei

    rápido demais... :/

    O senhor das moscas: Parece interessante, porém, confesso que nunca tinha ouvir falar desse livro. rs Provavelmente, se chegar a lê-lo, adeus unhas compridas pois parece realmente angustiante! oO

    Sobre A resposta não tenho muito o que dizer a não ser que quero lê-lo. rs

    Beijos!

    PS: adorei o gatinho na foto! Eu tenho uma branquinha assim. A minha tem mais de 10 anos!

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, pra você como não se deve confiar no gosto dos amigos. Neste quesitos somos todos suspeitos, kkk
    Eu AMEI Esposa 22. Eu fiquei louca pelo marido dela. Nossa eu gostei muito! e você não gostou? Nem acredito. Sabe eu eu dei este livro de presente de Natal a algumas amigas? e agora fiquei com medo! Será que elas também não gostaram?
    Continuemos, então nessa nossa maratona de leitura. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Desses ainda não li nenhum
    Mas tem A resposta na biblioteca da minha faculdade
    Acho que vou pegar para ler

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Bah guria, um livro que acabei de ler e é a minha paixao de 2013 é Dance, dance, dance. Esse ano decidi conhecer novos autores estrangeiros e estou me surpreendendo! Aconselho muito a leitura. O livro é salgado, custa R$ 65,00. Achei que fosse me entediar MUITO porque é mais um monologo do que diálogo, são pensamentos do protagonista, a solidão de uma cidade grande feito Tóquio. Sensacional! Se puderes, leia! O autor está em voga ultimamente!
    Beijinhos.

    ps: te deixo o link do livro na saraiva

    Dance Dance Dance
    Autor: Murakami, Haruki
    Editora: Estacao Liberdade
    Categoria: Literatura Estrangeira / Romance

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/178696/dance-dance-dance

    ResponderExcluir
  7. É sempre assim! Quando o livro vem com grandes recomendações acaba desapontando!
    Foi um ótimo mes hein!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Angeeel :D

    Gente, como vc consegue ler tantas coisas assim em um mes? hehehehe
    Eu li apenas 2 (Louca por vc e belo desastre). Poxa, nao gostou de esposa 22? tava querendo comprar justamente pelos comentarios positivos heeheheh

    A resposta é outro que quero mto ler, falaram que o filme tb é mto booom!

    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Oie Angelica!

    O.O Nossa que inveja branca que estou sentindo de você agora rs... em fevereiro quase não li nada por conta do meu TCC =/

    Tolkien é divo dispensa comentário rs...

    Beijos e um ótimo domingo para você =)
    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  10. No mês de março li 2 livros para o desafio:
    Anna Karenine
    http://retalhosnomundo.blogspot.com.br/2013/03/resenha-ana-karenina-de-tolstoi.html

    O Grande Gatsby
    http://retalhosnomundo.blogspot.com.br/2013/03/resenha-o-grande-gatsby-de-f-scott.html

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!