12.8.13

Jardim de Inverno

História linda, forte e tocante! Acredito que essa frase define bem o que se esperar do livro Jardim de Inverno, de Kristin Hannah, publicado pela editora Novo Conceito.

A beleza da obra já começa pela capa, que é linda demais!

E, se você teme livros que contenham mais de 400 páginas, não precisa ter medo deste. Pois, a leitura é tão envolvente que você a termina rapidamente! Eu li o livro em apenas três noites... lendo somente antes de dormir.

Jardim de Inverno é o tipo de livro que mistura fatos reais (fatos históricos, como a batalha em Leningrado, na Rússia, durante a Segunda Guerra Mundial) com ficção. Além disso, contém romance, drama e até mesmo mistério. Pois, os personagens guardam diversos segredos que passam a ser revelados, aos poucos, no decorrer das páginas.

A história gira em torno de três mulheres, uma mãe com mais de 80 anos e suas duas filhas.

A mãe se chama Anya e as suas filhas não conseguem, por mais que tentem, ter uma relação de carinho e intimidade com ela. Pois, Anya manteve-se distante emocionalmente das filhas a vida inteira.
Apesar de terem morado por muitos anos sob o mesmo teto, a mãe sempre as tratou com frieza e indiferença.
Quem sempre conseguiu fazer com que a convivência entre elas não se tornasse algo completamente insuportável e extremamente doloroso, era o pai das meninas, que sempre foi um pai carinhoso e um marido dedicado.
No entanto, o pai adoece, e faz às filhas um último pedido: que elas tentem compreender a mãe e que se esforcem para conhecê-la melhor. Pede a elas para fazerem de tudo para manter a família unida, já que ele que sempre foi o "pilar" da casa, não estará mais junto delas.
O pai teme que, com a sua morte, a família se desintegre de vez, tornando Anya ainda mais solitária e fechada em seu próprio mundo, isolada das filhas.

Mas se aproximar de Anya não será uma tarefa nada fácil para as filhas. Elas terão que se esforçar muito para a mãe deixar o gelo de lado e abrir o seu coração.

Quando as filhas eram crianças, o pouco contato que elas tinham com a mãe, era no horário de ir dormir. Pois, era o momento em que Anya sentava-se no escuro no quarto das meninas e narrava fantásticos contos de fadas a elas.

E, mesmo depois de tantos anos, é através dos contos de fadas que as filhas voltam a ter um canal de comunicação com a mãe. Sendo que, conforme a idosa vai narrando as histórias, elas vão notando que fantasia e realidade estão se misturando e que, talvez, consigam utilizar dessa "ferramenta" para se aprofundar e conhecer o passado da mãe.

E é assim que passamos a mergulhar no universo de Anya...

Além dessa história entre a mãe e as filhas, há também a relação delas com seus maridos/namorados/filhos, tornando a trama interessante, real e bem desenvolvida.

Achei o livro muito bem escrito e a narrativa da autora gostosa demais!
O início é meio parado, mas necessário para podermos conhecer com maior profundidade as personagens.

A única coisa que não gostei foi do final. Achei muito forçado!
E alguns acontecimentos no decorrer da história também não me convenceram... Mas, como um todo, achei o livro muito bom e emocionante!

Apesar de não ter me feito derrubar nenhuma lágrima... as mais sensíveis que se preparem. Pois, vão precisar de vários lenços de papel! Hihihi

Enfim... Jardim de Inverno é um livro que indico sem restrições!
Bom demais! :D

Avaliação:



Skoob:
http://www.skoob.com.br/livro/309875-jardim-de-inverno

Sinopse:
Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família… E mudará tudo o que elas pensam que são. “Difícil não rir um tanto e chorar ainda mais com a história de mãe e filhas que se descobrem no último momento.” – Publishers Weekly A história que sua mãe conta é como nenhuma outra já ouvida por elas antes — uma história de amor cativante e misteriosa que dura mais de sessenta anos e parte da Leningrad congelada e devastada pela guerra até o Alasca, nos dias atuais. A obessão de Nina por esconder a verdade as levará a uma inesperada jornada ao passado de sua mãe, onde descobrirão um segredo tão chocante, que abala a estrutura da família e muda quem elas acreditam ser.

Book Trailer:




Confira mais detalhes sobre a obra no site da editora Novo Conceito. ;)



Boa semana pessoal! \o/

** Voltem para participar do sorteio que vai ter de um kit lindooo desse livro! :D

14 comentários:

  1. Oi Angélica, essa foi minha primeira experiência com a autora e já quero repetir. A história é linda e muito tocante, o final foi bem surpreendente pra mim e eu até gostei.
    A única coisa que me incomodou no início foi o conto de fadas. Demorou muito pra engrenar e ficou no mundo da imaginação por muito tempo, mas quando pegou ritmo e mudou para o mundo real, a história pegou ritmo e ficou bem melhor.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Caline!

      Eu também achei a história linda!
      E sem falar no conteúdo histórico que amei! :D
      Pois é... só o fim que não me agradou muito... Os contos de fadas até que curti. Mas concordo com você que no início estava meio z z zz z... Hehe!
      Também estou louca para ler outros livros da autora! Tenho aqui O Caminho para Casa. Agora fiquei super motivada para ler! \o/

      Beijooo!

      Excluir
  2. cara eu nunca li nada da autora, espero gostar tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice!

      Tomara que você goste!
      Esse livro é um bom início... :D

      Bjs!

      Excluir
  3. Ai que lindo! Me encantei já xom a resenha! Esse vai pra minha lista!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Camila!

      Pelo o que conheço do seu gosto literário, acredito que você vai gostar da leitura! :)

      * Estou com saudades de você! Não tenho conseguido ficar muito online. :s

      Beijooo!

      Excluir
  4. Oi Angélica,
    Realmente a capa é divina...e depois de ler cada palavra da sua resenha, vou subir a colocação dele na minha lista de leituras.

    Beijokas elis!!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisandra!

      Acho que você vai curtir a leitura!
      Livro bem escrito, emocionante e ainda com conteúdo de cunho histórico... Vale muito a pena furar a fila dos outros! :D

      Beijos!!

      Excluir
  5. Acho que sou uma daquelas que precisaria de vários lenços de papel! :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ihhh Taiane... então vai ser bom comprar uma caixa grande para garantir! Hehe! :D

      Bjs!

      Excluir
  6. Oi Angélica!
    Eu adoro livros que misturam fatos reais com romance, e a cada resenha que leio desse livro, me arrependo de não ter pedido na parceria.
    Pena que o final foi decepcionante...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Tenho interesse nessa trama desde o seu lançamento.

    Também acho essa capa muito bonita, :)

    Bj!

    ResponderExcluir
  8. ME tornei fã da autora depois que li De volta para casa. A narrativa leve e delicada dela me conquistou. Adorei saber sua opinião sobre o livro. Espero ter as mesmas impressões tbm.

    ResponderExcluir
  9. Oii eu ainda não li esse, mas sei que quando ler irei me emocioar bastante, eu adorei sua resenha me deixou com muita vontade de ler e conhecer a história de Anya.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!