1.1.13

Retrospectiva Literária 2013

Chegoouu o dia!!! \o/

É hoje que vamos ficar sabendo quais foram os livros que mais bombaram na blogosfera literária, bem como quais foram os mais apreciados pelos leitores!

Este é o quarto ano consecutivo que a Retrospectiva Literária ocorre - o post coletivo que só serve para fazer a nossa lista de livros desejados crescer! :p

Confira AQUI quem são os participantes deste ano, os visite e veja quais foram as suas respostas para o questionário abaixo.

Agora chega de papo furado e boraaa lá!!!


1. A aventura que me tirou o fôlego
Sim... treze livros se passaram... e inacreditavelmente o fim chegou! Os irmãos Baudelaire deixaram muitas saudades com suas desventuradas aventuras! Desventuras em Série vol. 13 - O Fim, de Lemony Snicket.

2. O terror que me deixou sem dormir
O renomado clássico de Henry JamesA Volta do Parafuso - fez com que eu tivesse diversos pesadelos até chegar ao fim da história! Esse livro, na verdade, não é bem um terror, mas, sim, um thriller psicológico.

3. O suspense mais eletrizante
Lisa Gardner me envolveu por completo em uma trama repleta de suspense em seu livro Sangue na Neve. Um livro enorme que li em apenas dois dias, pois é impossível desgrudar de suas páginas!

4. O romance que me fez suspirar
A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende, está mais para Realismo Fantástico do que para Romance. Porém, foi um dos melhores livros que li no ano, repleto de fatos históricos, bem escrito, contendo muita história do Chile e um belo romance.

5. A saga que me conquistou
É impossível não se apaixonar por essa trilogia tão bem escrita e envolvente! Trilogia Millennium, de Stieg Larsson.

6. O clássico que me marcou
Um clássico que havia sido banido e que entrou para os meus favoritos! Intrigante e angustiante, O Senhor das MoscasWilliam Golding, merece destaque!

7. O livro que me fez refletir
Se vivêssemos em um lugar normal, de Juan Pablo Villalobos, é um livro sensacional! É divertido, sarcástico e, ao mesmo tempo, um tapa na cara da sociedade! Bem o tipo de livro que aprecio!

8. O livro que me fez rir
Cotoco, de John Van de Ruit, me fez rir e também me fez chorar. Um livro sensível, que deve ser lido por todas as idades!

9. O livro que me fez chorar
É impossível não se emocionar com a história de vida do bailarino Li Cunxin. Adeus, China, de Li Cunxin, arrasa!!

10. O livro de fantasia que me encantou
Melhor, impossível:  O Senhor dos Anéis vol. 3 - O Retorno do Rei, de J.R.R. Tolkien.
Depois que passei a ler os livros do Tolkien, todos os outros de fantasia perderam a graça para mim. Pois, isso sim é um livro de fantasia! O único autor que consegue fazer com que eu tenha essa mesma admiração é o George R. R. Martin.

11. O livro que me decepcionou
Eu queria tantoooo esse livro e, quando o li - desculpem-me a sinceridade - achei uma porcaria. :( Inferno, do Dan Brown.

12. O livro que me surpreendeu
Esse livro é maneiro demais!!!! Mais um que é um tapa na cara! Clube da Luta, de Chuck Palahniuk.

13. O thriller psicológico que me arrepiou
Precisamos falar sobre o Kevin, de Lionel Shriver, arrepia todos os cabelos do corpo! TODOS mesmo!!! Esse também foi um dos melhores livros que li no ano!

14. O livro mais criativo
Destrua Este Diário, de Keri Smith. Basta olhar as fotos das "destruições" que o pessoal coloca no Facebook e no Instagram para chegar a essa conclusão.

15. O melhor HQ: não leio HQ.

16. O infanto-juvenil que se superou
A Irmandade das Calças Viajantes, de Ann Brashares. Esse livro é fofo demais! Trama envolvente, que possui uma narrativa deliciosa e deixa gostinho de quero mais!

17. O livro que mudou a minha forma de ver o mundo
Adeus, China, de Li Cunxin.

18. A capa mais bonita
Eu não gostei desse livro, mas acho a capa linda demais! Liberte Meu Coração, da Meg Cabot.

19. A frase que não saiu da minha cabeça
"A primeira regra do clube da luta é que você não fala sobre o clube da luta…" Só quem leu o livro entende... Hehe! Clube da Luta, de Chuck Palahniuk.

20. O(a) personagem do ano
Tyler - Clube da Luta, de Chuck Palahniuk.

21. O casal perfeito
Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander - Os homens que não amavam as mulheres, de Stieg Larsson.

22. O(a) autor(a) revelação
Para mim foi o Juan Pablo Villalobos. Eu ainda não tinha lido nenhuma obra do autor... tornei-me fã!

23. O melhor livro nacional: só li um livro nacional neste ano e não gostei muito. :/ Então este item ficará em branco.

24. O melhor livro que li em 2013:



25. Li em 2013: 67 livros.

26. A minha meta literária para 2014 é
Ler os livros que estão em minha estante. Ler mais clássicos, nacionais e obras com maior valor literário.


FELIZ ANO NOVO PESSOAL!!!
Espero que 2014 seja um ano repleto de ótimas leituras!

Obrigada a todos que participaram da Retrospectiva Literária!
No ano que vem tem mais!! :D

17 comentários:

  1. Olá Angélica!! Poxa quantos livros incríveis e nossa você leu 67 livros, muiiito ein?! Um dia chego lá! hehe
    E Destrua Esse Diário parece ser realmente incrível, tô curiosa pra ter um!!!!
    Já postei minha retrospectiva tbm!!!

    Beijos!!

    Feliz ano novo!!!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não li nenhum dos livros citados =/
    Mas estou super curiosa para ler a série Desventurar em série e o livro Sangue na Neve!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  3. Também citei Precisamos falar sobre o Kevin em thriller psicológico, hahaha! Esse livro é demais, não? Também adorei A Irmandade das Calças Viajantes, mas li há muitos anos e só o primeiro volume. Preciso reler pra acompanhar o resto. Bom, vou roubar alguns títulos pra wishlist de 2014 hehehe

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Angélica!
    Passando para ver sua retrospectiva e falar que a minha já está no ar também. Veja lá minhas escolhas. Ao contrário de você, li muitos nacionais esse ano. Tem muita coisa boa por aí *.*
    Da sua lista só li Precisamos Falar sobre o Kevin. Tem muitos aí que não conhecia, isso é o mais legal nas Retrospectivas, conhecer muitas obras que nem imaginávamos existir :)
    Adorei participar e com certeza estarei aqui de novo na Retrospectiva 2014!
    Feliz Ano Novo
    Bjos

    Samy Rabelo
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    Realmente Lisa Gardner é ótima....\o/....anotando algumas dicas aqui. Adorei participar....bjus elis!!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Agora tive que incluir Adeus China na minha lista, desde que li sua resenha venho namorando ele, mas agora estou simplesmente determinada a ler esse livro...

    ResponderExcluir
  7. Oi Angélica, bacana sua retrospectiva.
    Dela li também este ano "A Casa dos Espíritos", que coloquei na categoria saga. Amei.
    E já tinha lido "O Senhor das Moscas", livro muito bom.
    Ah, e adorei as novas categorias, como capa e o livro que mudou sua forma de ver o mundo. Vou acrescentar na próxima retrospectiva.
    Obrigada pela oportunidade de participar mais uma vez. Beijos e Feliz 2014 com boas leituras.

    ResponderExcluir
  8. Sou louca para ler Clube da Luta. Li pouca coisa do que você leu, mas tem muitos livros que quero ler.

    Beijos,
    Carissa

    ResponderExcluir
  9. O do Henry James esteve na minha retrospectiva de 2012. Também achei muito bom!
    Adoro Os homens que não amavam as mulheres, mas só li o 1º até agora.

    Postei hoje a minha retrospectiva hoje rs Atrasou um pouco por problemas com o editor de vídeo haha Mas no final deu tudo certo!

    E rumo a do ano que vem!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. oiii, adorei sua retrospectiva e poder participar dela! Muito legal a ideia e as categorias.
    Não li nenhum dos livros que você mencionou, mas conheço vários. Sinceramente não sei se eu consigo ler O Senho das Moscas, porque já fiquei muito impressionada com o filme, mas certamente é um livro que tenho muita curiosidade (to juntando coragem, rs).
    Ainda bem que não li Inferno, rs, na verdade já to meio sem paciência com a série desde Anjos, rs.
    O Clube da luta foi outro que só vi o filme, e adorei!!! Quero muito ler o livro
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi! Adorei sua lista. Vc, como sempre, tem bom gosto e não fica só nos lançamentos da blogosfera. Tenho comigo Clube da Luta e Precisamos Falar Sobre Kevin mas logo lerei. Fiquei curiosa sobre Adeus, China.

    abraços!
    Luciana
    Folhas de Sonhos artesanatos

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito dos livros da sua retrospectiva literária.
    Indique seu blog em uma tag lá no meu blog,dá uma olhadinha:
    http://mania-de-livros.blogspot.com.br/2014/01/tagdesafio-de-ferias.html

    ResponderExcluir
  13. Adorei suas respostas. Muito diferentes das minhas, mas ótimas!
    Esse ano completei uma meta de vida, que era ler O Senhor dos Anéis e eu amei amei amei. Foi uma experiência incrível.
    Agora fiquei muito interessada em ler Adeus, China. Amo biografias e amo histórias de bailarinos, já que sou uma.
    Super beijo

    http://thedandelioninspring.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Angélica! Que ótimos "itens" na sua lista de 2013. Tem vários aí que sou louca para ler, e sinceramente não sei porque minhas leituras descambaram para um lado completamente diferente. Minha promessa para 2014 é ler mais coisas que tenho curiosidade, mais clássicos (não li nada em 2013) e mais romances ^^ Li vários em 2013, mas senti que faltou.

    Beijão

    ResponderExcluir
  15. Como sempre, tua lista está ótima. Acrescentei vários títulos na minha lista de leituras futuras!
    Beijos!
    Gisele

    ResponderExcluir
  16. Maravilhosa essa TAG!!!
    To doida pra ler Millennium também, eu curti a adaptação que vi, mas o livro deve ser supremo!
    Clube da Luta também está na minha lista!

    bjs e bom final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  17. Oi Angélica, quantos livros legais. Sua lista está bem diferente da minha, mas tem vários que estão na minha lista para serem lidos ainda.

    Uma amiga me falou muito bem de Inferno, pena que vc não gostou.
    Beijocas
    Tai

    www.gavetaliteraria.com.br

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!