23.3.14

Enfeitiçadas

Não é novidade para ninguém o quanto eu adoro livros que envolvam a temática bruxas! Gosto tanto que, inclusive, tenho uma tattoo de uma bruxinha no braço esquerdo.

Assim que o livro Enfeitiçadas, de Jessica Spotswood, foi anunciado pela editora Arqueiro, fiquei louca por ele!
No mesmo momento em que o livro chegou aqui em casa, comecei a leitura!

Como vocês sabem Enfeitiçadas faz parte de uma trilogia, que se chama As Crônicas das Irmãs Bruxas, e narra a história de três irmãs bruxas (informação redundante? :p): Cate, Maura e Tess.
Neste primeiro volume, a história se concentra principalmente em Cate - a irmã mais velha.

A trama se passa na Nova Inglaterra, em uma época em que a mulher é vista somente às sombras dos homens. As meninas são criadas para serem boas esposas. Não são bem vistas se forem adeptas aos estudos e menos ainda se forem pegas praticando bruxaria.
Na comunidade onde elas vivem, é a Fraternidade a responsável pelo local. Se houver alguma suspeita de prática de bruxaria, a menina/mulher é excluída da sociedade. Na maioria das vezes é perseguida e morta ou, ainda, pode ser enviada ao hospício onde viverá enclausurada pelo resto de sua vida.
Em vista disso, as pessoas que moram nesse local estão sempre com medo e dificilmente questionam as atitudes dos “irmãos” (membros da Fraternidade).
Uma das regras dessa sociedade é que, quando a menina completa 17 anos, ela deve anunciar com quem irá casar. E é justamente esse fato que começa a complicar a vida de Cate. Pois, ela já está com 16 anos e faltam apenas 3 meses para ela anunciar quem será o seu marido.
No entanto, Cate ainda não se sente pronta para isso. Não só pelo fato de ainda não ter escolhido o garoto, mas, também, por guardar um grande segredo: ela e as suas duas irmãs são bruxas!
Elas praticam magia em casa, escondidas de todos, e cada uma delas possui um poder especial.

As meninas conseguem levar a rotina em equilíbrio - estudam na escola local, praticam magia em casa e moram com pai e os empregados em uma grande residência.

As garotas perderam a mãe quando eram crianças e, desde então, Cate passou a ser “responsável” pelas irmãs.
Conforme elas vão crescendo, o pai vai ficando preocupado com a educação das meninas. Pois, como elas estão chegando a idade de se casar, precisam ser apresentadas à sociedade. E, para isso, necessitam ter postura adequada, vestirem-se bem e comportarem-se de modo impecável. O problema é que um pai solitário não tem como assumir toda essa responsabilidade com três garotas. Então, ele decide contratar uma governanta. E, a partir daí, a vida de Cate passa a se tornar um inferno...

No decorrer da trama, Cate se vê envolvida por dois garotos. Um que era o seu melhor amigo durante a infância e, outro, que é o filho da dona da livraria local. Além disso, ela descobre uma antiga profecia em que tem como foco três irmãs bruxas. A partir dessa parte, o livro fica envolto em muito mistério e você não consegue desgrudar de suas páginas.

Não tenho como falar mais detalhes sobre a obra para não estragar as surpresas que acontecem.
Mas posso dizer que gostei bastante do livro. Dificilmente gosto de livros teens e este conseguiu prender a minha atenção.
Cate é uma personagem forte, determinada, assim como sua irmã Maura que, provavelmente, será uma das personagens principais no próximo livro.
Fiquei curiosa para saber como irá terminar a história e o fim do livro deixou gostinho de quero mais.

A única crítica que deixo ao livro é quanto à falta de criatividade na história. Triângulos amorosos, profecias, lutas entre o bem o mal, já estão muito “batidas”. Por isso, avaliei o livro com três estrelas. Pois, não contém elementos novos… Mas, de um modo geral, gostei e aguardarei ansiosa pela continuação! :)

Avaliação:


Skoob:

Sinopse:
Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido?
Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas.


Aproveite para ler um trecho da obra. ;)


Por hoje é isso pessoal!! Boa semana! :D

9 comentários

  1. Tô doida por esse livro! Sério, essa gata na foto é linda! Hahaha

    ResponderExcluir
  2. eu até curto alguns clichês em livros de fantasia pq sou mega cidrada em fantasia, mas é sempre bom um elemento novo pra dar aquele up.
    to afim de dar uma conferida nesse livro em breve.

    ResponderExcluir
  3. Oi Angélica!

    O triangulo amoroso foi um pouco forçado, pois não vi sentido em Cate ficar entre dois, sendo que apenas um deles balançava seu coração. Um ponto que não gostei, foi a Maura, que personagem mais chata! Mas tirando uma coisinha ou outra a trama é boa e eu adorei, espero que a Arqueiro traga logo os demais livros.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  4. Oie Angelica =)

    Saudades de você também! Eu estou bem rs..., mas realmente ter tempo para se dedicar ao blog está cada vez mais difícil mesmo.

    Eu estou bem curiosa para ler esse livro, pois eu gosto da temática. Li algumas resenhas negativas, o que eu acho sempre bom por que ai eu começo a resenha com poucas expectativas e não me decepciono.

    Gosto de clichês, desde que sejam bem construídos. Espero não me decepcionar.

    Sobre Os Ladrões de Cisnei, estou achando a leitura muito lenta =/ e tipo por mais que eu AME história da arte, algumas descrições são cansativas. Mas, ainda não perdi a esperança rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Ei Angélica! Que bom que o blog voltou à ativa! Eu continuo minha maratona de ler ele todo! Um dia acabo! hehehehe
    Gosto demais!

    Fiquei curiosa sobre esse livro!
    E tou mais curiosa ainda sobre o que vc vai achar de Memórias de uma Gueixa (que eu amo)! E esse gato coisa mais linda de Deus na foto com o livro?!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Angélica, eu não gosto de Bruxas, mas acho a capa desse livro tão linda.
    Fui obrigada a rir quando vi que vc foi a primeira a comentar na minha resenha de "Diga aos lobos que eu estou em casa", porque, não sei bem o motivo, mas pensei em você quando terminei de ler, eu posso estar enganada, afinal a gente nem se conhece, mas acho que o livro é a sua cara.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oie Angel
    obrigada pelo comentário lá no blog *_*
    eu estou ótima, tentando conciliar o tempo com as atualizações do blog rs
    Li esse livro pelo mesmo motivo: paixão pela temática com bruxas. Mas foi aquém do esperado. Acho que pelo fato da protagonista ser meio chatinha e mimizenta demais heheheh.
    Mas o romance e mistério me fisgaram. Irei ler o próximo com certeza.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Angélica!
    Quando "Enfeitiçadas" lançou, fiquei bastante curiosa, tanto por sua capa quanto pela sinopse. Mas acabei desanimando bastante com a leitura, não sei ao certo o motivo. Mas acredito que o leria sim.

    Beijão,
    Sofia || Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  9. Oi, Angélica!
    Quando "Enfeitiçadas" lançou, fiquei bastante curiosa, tanto por sua capa quanto pela sinopse. Mas acabei desanimando bastante com a leitura, não sei ao certo o motivo. Mas acredito que o leria sim.

    Beijão,
    Sofia || Lendo de Tudo

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!

Últimos Instagrams

© Pensamento Tangencial. Design by FCD.