13.5.14

Amigas para Sempre

Hoje terminei a leitura de Amigas para Sempre, de Kristin Hanna, publicado pela editora Arqueiro.
Não sei se eu estava com muitas expectativas devido ao grande marketing em cima do livro ou se é porque eu estava esperando algo no mesmo nível do outro livro da autora que li (Jardim de Inverno)... Só sei que me decepcionei...

Devido às resenhas no Skoob, Amigas para Sempre prometia ser uma leitura marcante e inesquecível. Porém, para mim, não passou de um livro mediano.

A história consiste em duas amigas - Tully e Kate - que se conhecem durante a adolescência. No decorrer das páginas, acompanhamos o crescimento e o amadurecimento da ambas as protagonistas.

Tully é uma garota imprudente, popular e ambiciosa, que age sem pensar muito nas consequências. Desde a infância sofre com a indiferença da mãe, que é usuária de drogas, sendo criada, praticamente, pela avó. Já, Kate, é uma menina reservada, que possui dificuldade para fazer novas amizades, sonha com um grande amor e possui uma família unida e carinhosa.

Mesmo Tully e Kate sendo tão diferentes, elas acabam se aproximando e criando uma forte amizade.
Contudo, essa amizade, será colocada à prova quando, já adultas, um homem acaba ficando entre as duas.

A narrativa da autora é extremamente gostosa! E, o modo como ela construiu a história, fazendo com que cada capítulo fosse narrado por uma das personagens, foi muito bacana!

No entanto, a trama, lembrou-me bastante os livros do Nicholas Sparks. Pois, contém os mesmos ingredientes: drama, relações melosas e conteúdo clichê. Com a diferença que, em vez de se prender tanto na história de um casal, se foca em uma história de amizade. Mas todo aquele drama e açúcar (muito açúcar) está lá presente.

Achei o livro muito meloso, repetitivo e com um drama exagerado. Principalmente o final que, a meu ver, foi forçado e apelativo.

Não consegui apegar-me a nenhuma das personagens. Achei as duas muito "nheco nheco". Além disso, o livro é igual a muitos outros que já li... Senti-me como se estivesse assistindo "vale a pena ver de novo", quer dizer, "vale a pena ler de novo". :p

De um modo geral, achei a obra gostosa de ler e a parte inicial, onde as meninas são adolescentes, achei legal.
Confesso que fiquei em dúvida quanto à avaliação que daria ao livro... Duas ou três estrelas? Mas, refletindo daqui e dali, concluí que merece três estrelas sim.

Enfim... Se você gosta de livros estilo "mulherzinha", vá em frente que, provavelmente, irá gostar bastante da obra! Contudo, não vá com muita sede ao pote e imaginando que encontrará algo no mesmo de nível de Jardim de Inverno, porque poderá se decepcionar... :s

É um bom livro para passar o tempo.

Avaliação:


Skoob:

Sinopse:
Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.

Aproveite para ler um trecho do livro! ;)


Até a próxima pessoal!! :D

3 comentários

  1. Oi Angélica

    Que saudade de ter encontrar mais por aqui. Antes de tudo gostaria de agradecer o comentário que você deixou no blog. Lindo, lindo, lindo! Você também faz parte do meu seleto grupo de blog, até porque por muitas vezes nossos gosto se mostraram bem parecidos.

    Com relação ao livro além de Jardim de Inverno, já li O caminho para casa da mesma autora. Gostei bem mais do último, mas ainda assim não consegui encontrar o grande livro da autora, aquele que me faça admirar o trabalho dela e garantir seu lugar na minha estante.
    Amigas para sempre é um livro que divide opiniões. Já li inúmeros comentários positivos e empolgados sobre esse livro, mas também já li alguns criticando bastante.
    Recebi o segundo livro dessa duologia de parceria com a NC, mas ainda preciso comprar o primeiro.
    Não tenho nada contra clichês, nada contra dramas, mas tudo tem que ser dosado e bem escrito pra dar certo.
    Gosto de livros de mulherzinha, quem sabe não me entendo com esse?

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  2. Olá! Ainda não li este, mas li o segundo volume, e tive outras impressões. A história é sim melosa, cheia de drama e repetitiva, mas consegui encontrar outros elementos na escrita da Kristin que fizeram a obra valer a pena.
    Por coincidência acabo de postar a resenha de Por toda a Eternidade, se puder conferir... :)

    http://anna-gabby.blogspot.com.br/2014/05/por-toda-eternidade-kritin-hanna.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Angélica! Eu li da autora este, Jardim de Inverno e O caminho para casa, gostei dos três, sou fã das mulheres fortes que a autora cria em suas tramas, e Amigas para sempre foi emocionante, que pena que não foi tudo o que você esperava.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!

Últimos Instagrams

© Pensamento Tangencial. Design by FCD.