10.12.14

Desafio: Quero ler mais clássicos!

Você conhece o Desafio Literário "Quero ler mais clássicos"?

Como o próprio nome diz... O desafio serve para você, que tem vontade de ler uma quantidade maior de livros clássicos por ano. Porém, dificilmente consegue cumprir essa meta. :/


O desafio é super fácil! Consiste em fazer uma mega lista, contendo todos os clássicos que você quer ler em vida, e escolher 5 para ler durante o ano.

É claro que se você ler mais que 5 é melhor ainda! \o/ Mas, por incrível que pareça, o ano passa tão rápido... e às vezes nem esses 5 você acaba lendo. É ou não é verdade?!

Por isso, eis a importância de ter essa meta anualmente!

E, como o ano está chegando ao fim, chegou o momento de fazer a contagem dos clássicos que li e comentar um pouco sobre eles com vocês. ;)

Durante o ano, li 6 clássicos: Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley), Drácula (Bram Stoker), O Jardim Secreto (Frances Hodgson Burnett), O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde), O Grande Gatsby (F. Scott Fitzgerald) e 1984 (George Orwell).

E foi um melhor que o outro! Arrependo-me de não ter lido mais! Pois, não há nada melhor do que ler livros de qualidade!


- Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, foi para mim uma das melhores leituras que tive no ano! Uma distopia intrigante que, quando termina, nos deixa nostálgicos e com uma sensação de vazio no peito. Entrou para os meus favoritos!

- Drácula, de Bram Stoker... O que falar desse mega clássico?! Eu simplesmente amoooo a adaptação cinematográfica e não entendo como esperei tantos anos para ler esse livro maravilhoso! É o tipo de livro que requer uma boa dose de paciência. Pois, o desenrolar é lento e a trama se desenvolve a partir de cartas e diários escritos pelos personagens. Porém, o terror é viciante! Uma obra-prima que todos os amantes de vampiros devem ler! Mais um para os favoritos! \o/

- O Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnett, foi um dos livros mais encantadores que li no ano. Sempre fui fã do filme! Então deliciei-me ao ler a obra que deu origem à adaptação. É impossível você não ficar envolvido por aquele jardim gostoso e repleto de magia. Também entrou para os meus favoritos!

- O Retrato de Dorian Gray, do Oscar Wilde, foi um dos clássicos que me decepcionou um pouco... Eu estava com as expectativas lá em cima e acho que isso prejudicou o andamento da leitura. Achei a história bacana e a mensagem que passa também. Sem falar nas diversas frases que não saem da nossa cabeça após a leitura. Porém, não sei como explicar... Não me conquistou... Fato que imaginei que ocorreria. Pode ser que eu não tenha lido no momento certo...

- O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald, foi outro que achei "ok" e não "tudo isso que o povo fala". É claro que temos que levar em conta o contexto da época em que foi lançado. E, sem sombra de dúvidas, é um livro muito bem escrito. Mas, nos tempos de hoje, está meio longe de ser tão polêmico... Está mais para um livro mediano. * Opinião de uma mera leitora, ok gente?

- Já, 1984, de George Orwell, esse sim é genial! Um livro que o deixa angustiado, contaminado por sentimentos controversos que não consegue explicar. Uma obra-prima que o leva à reflexão e que abre os olhos - daqueles que costumam ser inocentes - quanto ao que veem/escutam na mídia, bem como, estudam nos livros de História. É sempre importante lembrar que a História é contada pelos vencedores. Então você acha que tudo o que você lê é verdade? Abre os olhos meu filho!! O.O
Acho que nem preciso dizer que 1984 entrou para os meus favoritos não é mesmo?! :D

E vocês?
Quais foram os clássicos lidos durante o ano?

Eu termino o post um pouco deprimida... com a sensação de que poderia ter aumentado essa lista. Seis é um número ínfimo nesse oceano de clássicos que estão aí para serem degustados e apreciados.

Enfim... Eis mais uma meta para 2015: ler mais clássicos!


Não fique de fora! Participe do Desafio e seja feliz!! \o/
Você não se arrependerá de ler livros de qualidade! ;)

15 comentários:

  1. Da sua lista já li 3. Não consigo achar tudo isso de 1984, talvez não seja pra mim, não sei, mas não consigo achar ele tão bom assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debyh! Pode ser... Cada um tem um gosto diferente. Às vezes, também ocorre de não lermos o livro no momento certo... Isso acontece comigo com relação aos filmes. Vejo em um determinado momento e detesto. Depois de algum tempo, assisto novamente e adoro. Vá entender... o.O
      Beijooo!

      Excluir
  2. Não tenho pretensão de ler tantos clássicos, aliás se fosse colocar uma meta para minhas leituras seriam mais livros nacionais.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose!
      Nem me fala... Eu também preciso ler mais livros nacionais!!
      Bjs!

      Excluir
  3. Oi! Eu li Grande Sertão: veredas; o Jardim Secreto; David Cooperfield; e os quatro primeiros livros de O Tempo e o Vento (é clássico, né?!). Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea! Boa pergunta... Não sei... Mas acho que O Tempo e o Vento é considerado um clássico da literatura brasileira... Então está valendo sim!! Vou pesquisar... Morro de vontade de ler, mas ainda não tomei coragem... :)
      Beijos!

      Excluir
  4. Dessa tua lista eu só não li 1984 e O Jardim Secreto xD Mas eles já estão na minha meta de 2015, vou rever o que andei lendo esse ano, acho que vou fazer um vídeo de retrospectiva pra ficar mais interativo, bjuuu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vais gostar de 1984 Andressa! É o estilo de livro para quem tem pensamento crítico. ;) Já, O Jardim Secreto, é igual ao filme. A adaptação ficou maravilhosa! :D
      Quando o vídeo ficar pronto, me avisa!! :)
      Beijos!

      Excluir
  5. Ixii não li nenhum clássico esse ano mas pretendo ler 1984 ainda no começo do ano que vem ou no final desse rsrrsrs Jardim Secreto eu já vi o filme e é lindo nem sabia que tinha livro.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha! O tempo passa muito rápido Andressa!! Os lançamentos tomam conta e esquecemos os maravilhosos clássicos... :/
      Simmm, leia 1984! \o/ Mas já vou avisando... É um livro que requer uma boa dose de paciência. Mas compensa! :D
      E "O Jardim Secreto" é super fofo! Assim como o filme... :)
      Beijos!

      Excluir
  6. Eu tento inserir clássicos entre as leituras contemporâneas. Li 12 este ano. Da sua lista, só não li "O Jardim Secreto" (aliás, acho que sou uma das poucas pessoas que nunca viu esse filme na Sessão da Tarde...rs).
    "Drácula", "Admirável Mundo Novo" e "1984" são sensacionais.
    "O Grande Gatsby" é um livro pelo qual tenho sentimentos conflitantes. Me irritou durante a leitura, mas depois fiquei pensando sobre a história e passei a gostar mais.
    "O retrato de Dorian Gray" é a minha decepção. Também não sei dizer ao certo o problema, mas já li duas vezes e não gostei em nenhuma delas. Acho que não é para mim...
    bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle!
      Que bom encontrar alguém com a mesma opinião que eu quanto ao Retrato de Dorian Gray. Pois, eu estava sentindo-me um E.T. O.o
      Todo mundo amou coisa e tal... E eu não achei tudo isso que o povo fala.
      Mesmo assim, pretendo reler um dia...

      Beijos!!

      Excluir
  7. Adorei a ideia Angelica e acho que participar desse desafio tb. Afinal é sempre bom ler livros de qualidade. Para o ano que vem pretendo procurar leituras de trama mais densa, ler menos lançamentos e quero ler mais livros de terror, gênero que amo, mas leio tão pouco...

    Bjs
    Vou fazer um post no blog sobre esse desafio e linko essa postagem, ;)

    Aline Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Adorei as suas metas literárias!!
      Oba, que legal que você também irá participar do desafio! :D Ficarei aguardando o seu post com a sua lista de livros para colocar lá no Desafio... :)
      Beijos!

      Excluir
  8. Uau, estava fazendo a contagem de quantos clássicos li esse ano e foram 9! Não imaginava que tinham sido tantos! Dos que você leu, só li Admirável Mundo Novo e também gostei muito! Vou participar "oficialmente" desse desafio em 2015! ;)

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!