31.12.14

Retrospectiva Literária 2014

Eeeeeee!! Chegou o grande dia!!!
O dia de fazer um balanço das leituras do ano e aumentar a lista de livros desejados! Haha!

Para quem não sabe... A Retrospectiva Literária é uma postagem coletiva, promovida pelo blog, que ocorre anualmente. Vários blogs se reunem e criam um post no mesmo dia - hoje \o/ - fazendo uma retrospectiva de suas leituras durante o ano.

Este é o quinto ano consecutivo que a Retrospectiva ocorre e, desta vez, temos 71 blogs participantes!

Corre lá para ver quais são os blogs participantes e quais foram os livros escolhidos como sendo os melhores do ano por eles! :D


Agora, vamos às respostas...


1) A aventura que me tirou o fôlego: A Tormenta de Espadas (George R. R. Martin)
2) O terror que me deixou sem dormir: O Cemitério (Stephen King)
3) O suspense mais eletrizante: Os Impostores (Chris Pavone)
4) O romance que me fez suspirar:  neste ano, nenhum… :s
5) A saga que me conquistou: As Crônicas de Gelo e Fogo (George R. R. Martin) - Essa faz tempo que me consquistou!! :D
6) O clássico que me marcou: Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley)
7) O livro que me fez refletir: 1984 (George Orwell)
8) O livro que me fez rir: Fiquei com o seu número (Sophie Kinsella)
9) O livro que me fez chorar: nenhum… Ufa!
10) O livro de fantasia que me encantou: A Tormenta de Espadas (George R. R. Martin)
11) O livro que me decepcionou: O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde). Todo mundo amou, menos eu?
12) O livro que me surpreendeu: O Livro Perdido das Bruxas de Salem (Katherine Howe). Top, top favoritos!
13) O thriller psicológico que me arrepiou: As Horas (Michael Cunningham). Não é bem um thriller, mas foi o mais próximo que encontrei entre os livros lidos.
14) O livro mais criativo: Festa no Covil (Juan Pablo Villalobos)
15) O melhor HQ: The Walking Dead (Robert Kirkman)
16) O infanto-juvenil que se superou: A Faca Sutil (Philip Pullman)
17) O livro que mudou a minha forma de ver o mundo: hein?!
18) A capa mais bonita: As Virgens Suicidas (Jeffrey Eugenides), edição da Companhia das Letras, apesar de ser mórbida.
19) O livro que li em um dia: Amor em Minúscula (Francesc Miralles). Ownnn, é muito amor esse livro!
20) O primeiro livro que li no ano: Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley)
21) O último livro que terminei: A Tormenta de Espadas (George R. R. Martin)
22) O livro que abandonei: Um Dia (David Nicholls), que livro chato! Personagens intragáveis, futeis e sem nada para contar. Éca, detestei!
23) O livro que li por indicação: Drácula (Bram Stoker). Mas nem precisava indicar, né?
24) A frase que não saiu da minha cabeça: somente quem leu o livro irá entender...


"Talvez o belo seja triste porque é efêmero como um beijo de borboleta." 
(Personagem Samuel, do livro Amor em Minúscula, de Francesc Miralles)

25) O(a) personagem do ano: Drácula! (Bram Stoker)
26) O casal perfeito: Eleanor & Park (Rainbow Rowell), apesar de Eleanor ter me tirado do sério! Que comportamento mesquinho e infantil! Fala sério! Mesmo assim, é um livro doce, sensível e gostoso de ler!
27) O(a) autor(a) revelação: para mim foi Francesc Miralles. Ainda não tinha lido nenhum livro do autor. Após ler Amor em Minúscula, fiquei apaixonada por ele.
28) O melhor livro nacional: Nu, de botas (Antônio Prata) - fofo demais! Super indico aos nostálgicos de plantão. :)
29) O melhor livro que li em 2014: Memórias de uma Gueixa (Arthur Golden)


30) Li em 2014 40 livros. Ano sereno... Destes, foram 36 livros físicos e 4 e-books.
31) Li em 2014 ....... páginas. (Essa eu passo! :p)
32) Comprei em 2014 15 livros. Troquei 30 e ganhei 10 entre presentes de editoras e amigos. Totalizando 55 livros a mais na estante.
33) A minha meta literária para 2015 é:

Seguir diminuindo a pilha de livros não lidos em minha estante, continuar lendo mais clássicos e aumentar a quantidade de nacionais. \o/


Então é isso pessoal... Esta foi a minha Retrospectiva! Agora, bora a garimpar os livros que vocês indicarem em suas respostas! :D

Obrigada a todos que participaram e que ajudaram a divulgar a brincadeira!

Um feliz Ano Novo!
Que 2015 seja um ano repleto de ótimas leituras!!!


9 comentários:

  1. Oi Angélica, tudo bem? Adorei participar da Retrospectiva e agora é ver as respostas dos participantes!! Adorei as suas respostas. Quero muito ler "Eleanor e Park", eu comecei a ler "Um Dia" mas estava me irritando, e como eu já sabia o que ia acontecer por causa do filme, acabei deixando para lá, acabei nem marcando como abandonado. Também li "Fiquei com o seu número", foi meu primeiro contato com a Sophie Kinsella e gostei muito. Preciso voltar a ler Crônicas de Gelo e Fogo, parei no terceiro, mas pretendo voltar.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  2. Caramba! Da tua lista eu li poquíssimos e nem foram nesse ano :O
    Já estou com uma encomenda para chegar de livros incríveis do Submarino, muitas coisas
    boas já para o começo de janeiro *-*
    Boas leituras em 2015 xuxu :D
    Bjusss!

    http://hippiegrungerajneesh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    Memórias de uma gueixa realmente é muito bom, faz tempo que li, mas gostei muito Nossa em 2015 preciso ler George Martin, todo mundo fala bem, eu comprei mas não tive oportunidade de ler ainda.

    Amo as retro e também vou dar uma olhadinha nas outras respostas.Obrigado por proporcionar mais uma vez essa blogagem coletiva.....\o/...bjus elis!!!

    http:///amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tu escolheu justamente a minha frase favorita de "Amor em minúscula" ♥
    Esse livro é cheio de frases que não me saem da cabeça. Gostaria de tê-lo lido mais uma vez este ano, pena que não deu. E fiquei muito feliz que você tenha gostado!

    Bom, este ano não participei da retrospectiva. Li tão pouco e praticamente os mesmo gêneros, que nem iria responder as questões direitinho.

    Ano que vem tentarei ler mais e voltar a participar da retrospectiva. ^^

    Beijão, Angélica! ♥
    Feliz Ano Novo,
    Jana ~

    ResponderExcluir
  5. nossa vc trocou mts livros. eu n troquei tantos assim, mas foi um número considerável ^^
    cara sou apaixonada pela capa do livro Memórias de uma gueixa, mas ainda n pude adquirir.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  6. ai, sem romances que te fizeram suspirar? eu não vivo sem romances literários - acho que é o meu gênero preferido, afinal.

    já coloquei Amor em Minúscula e Nu, de Botas na minha wishlist!

    adorei tuas respostas, mas AMEI saber que teu livro preferido do ano foi Memórias de Uma Gueixa. é um dos meus preferidos também e volta e meia sinto vontade de reler a história.

    adorei participar do desafio, Angélica! me ajudou muito na hora de criar minhas metas literárias para 2015. agora vou visitar outros blogs na esperança de encontrar respostas tão diferentes das minhas - como foi com as tuas - assim posso colocar muitos livros na minha longa lista. hihi

    um ótimo Ano Novo! muito amor, sorrisos, paz e sonhos realizados - além de ótimas séries e leituras! :D

    beijo,

    Ana I tagliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. O único que eu li foi Um Dia (David Nicholls) e bem... fez em abandonar. O livro é horrível, mas o final é pior ainda.

    :P

    http://espeloteadaepatricinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu tive a maior dificuldade de ler O retrato de Dorian Grey, também não gostei.
    Em 2015 quero mais clássicos nas minhas leituras, quero ler todos os que você citou.

    Bjks

    ResponderExcluir
  9. oie Angel.
    Eu amei O retrato de Dorian Grey, mas pelo visto a Ju também não curtiu rs
    Esse ano não li nenhum clássico. Que vergonha. mas na BF consegui comprar vários, e pretendo lê-los logo. Um dia eu amei. Aliás, David Nicholls é um dos meus autores favoritos.
    Também fiz a retrospectiva atrasada lá no blog: http://www.mybooklit.com/2015/01/retrospectiva-literaria-2014.html
    bjos e feliz 2015
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!