8.1.15

Confissões de Adolescente

Quando terminei de ler esse livro, que virou uma peça teatral, que infernizei a minha mãe para me levar para assistir e que ela não me levou porque eu tinha uns 12/13 e achou o conteúdo impróprio para a minha idade, que deu origem à série televisiva que passava no canal Cultura e que eu tanto adorava, pensei: fala sério?! É só isso?


Quando eu era adolescente tinha as maiores expectativas quanto ao livro Confissões de Adolescente, da Maria Mariana. Imaginava que, ao abrir as suas páginas, encontraria um universo cheio de segredos e revelações, no qual eu estava começando a entrar nos anos 90.

No entanto, o livro não é nada disso. :s

Em primeiro lugar, não é escrito de forma convencional. É escrito como um roteiro teatral, onde as atrizes cantam, dançam e interpretam os papéis das personagens. Os capítulos são formados por trechos de um diário de uma adolescente. Mas um diário beeeemmmm superficial. Até a minha lista de super mercado tem mais conteúdo. :p



As personagens não são nada mais, nada menos, que a própria Maria Mariana - já que é a autora do diário – a amiga 1, a amiga 2, a amiga 3 e o pai.


Contudo, a temática é super bacana! Aborda questões como o primeiro beijo, a primeira relação sexual/aborto, o primeiro contato com as drogas, relação entre pai e filha. No entanto, é muito mal desenvolvida e extremamente superficial. Algo impossível de não notar que foi escrito por uma menina de 15 anos e não por uma escritora "de verdade".


Além disso, esses assuntos, na época, ainda não eram falados tão abertamente como nos dias de hoje. Acredito que foi esse o principal fator que fez com o livro originasse a peça teatral a tornando um grande sucesso.

Outra coisa me incomodou - e muito! - foi a quantidade de palavras de baixo calão. Todos os capítulos são repletos de "palavrões" completamente desnecessários.
Não é porque você é uma adolescente que tem que falar todos os palavrões existentes no mundo. Na verdade, não conheço nenhuma menina que fale de modo tão "chinelo" como no livro. Nem os meus pacientes, que são moradores de rua, usuários de inúmeros tipos de drogas, falam dessa forma. O.O
Achei muito forçado...

Mas, de qualquer forma, achei o livro criativo e gostoso de ler. Você o lê em uma "tacada" só. Pois, é bem curtinho. Além disso, finalmente saciou a minha curiosidade contida há mais de 20 anos. \o/ Haha!


Avaliação:




Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/3950ED4962

Sinopse:
O livro traz revelações íntimas de uma adolescente: o súbito interesse pelo sexo, a questão das drogas, a importância dos amigos, a relação com os pais. E a montanha-russa de emoções turbinadas pelos hormônios. Essa é a matéria-prima deste Confissões de Adolescente, da atriz e escritora Maria Mariana. Baseada nos diários da autora, a peça homônima teve sucesso estrondoso. Lotou teatros de todo o país, virou série de TV nos anos 1990 e transformou-se em livro, com mais de 200 mil exemplares vendidos.
*  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *

Ainda não assisti à nova adaptação cinematográfica. Por isso, não pude realizar nenhum comparativo. Mas, pelo trailer, é possível notar que não tem quase nada a ver com o livro... A não ser as temáticas abordadas, como primeiro beijo, primeira transa, etc.

Segue abaixo para vocês conferirem:


** Esse foi o primeiro livro, ou melhor - ebook, hehe - lido para o desafio "Quero ler mais nacionais". Quer participar do desafio? Clique AQUI! **



6 comentários

  1. Oi Angelica, nunca tive curiosidade de ler esse livro, para ser sincera, mas sempre ouvi falar bastante nele e na peça de teatro. Que pena ser tão superficial, talvez para meninas de 12/13 seja mais interessante, mas fica terrível quando já se está em outro tipo de leitura. A nova adaptação do filme eu tenho curiosidade, mas acho que vai demorar para eu assistir.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia! Você nunca teve curiosidade, porque não fez parte da sua geração assim como fez da minha. Sem falar que, naquela época, não existia internet. Então, quando surgiu uma peça teatral que falava sobre os "assuntos secretos" dos adolescentes, foi um estouro!
      Mas eu esperava muito mais do livro. Bem coisa de Globo, sabe? Que valoriza qualquer porcaria... Basta ter cenas de sexo e um monte de palavrões para fazer sucesso. :(
      Beijão!!

      Excluir
  2. cara n tenho curiosidade de ler pq n curtiria a escrita o-o
    vendo pelas coisas que vc citou eu tenho certeza que teria dado uma estrela huashuauh sou maléfica. mas sério, n me empolguei pra ler n pq n é mt meu estilo.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Olá, achei a ideia bem interessante e ainda mais por saber que era uma peça é isso?! Fiquei contente em conhecer mais sobre ele!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. hoje em dia o assunto do livro não é mais novidade no mundo literário, né? e mesmo assim é uma pena que a história seja superficial. acredito que quanto mais cotidiano o assunto, maior a possibilidade de transparecer reais sentimentos numa história - pena que não foi o que aconteceu.

    unindo teu Desafio dos Nacionais à minha vontade de conhecer mais autores brazucas e as "regrinhas" que me impus, estou indo lá na outra página me inscrever! \o/

    um beijo Angélica, bom fim de semana! (tomara que consigamos um descanso da chuva e do calor aqui no Sul)

    Ana I tagliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Angélica ^_^
    Então, eu assisti ao filme e gostei muito. É um dos melhores filmes brasileiros, pra mim. Mas não esperava que o livro seria tão decepcionante como vc mostrou.
    Eu não gosto de enredos que tenham muito palavrão. Acho desnecessário. E história artificial? Putz. Isso eu odeio.
    Lendo a sua resenha, não paro de comparar Confissões de Adolescente com o livro Garota Apaixonada em Apuros (que não consegui curtir de jeito nenhum, por ser artificial).
    Vou passar bem longe da leitura desse livro por um bom tempo.
    Parabéns pela resenha sincera. Bjs :*

    Http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!

Últimos Instagrams

© Pensamento Tangencial. Design by FCD.