6.8.15

Resultado da Maratona Literária de Inverno 2015

Infelizmente, a minha Maratona Literária de Inverno 2015, promovida pelo Geek Freak, foi um fracasso.
Mas, não por minha falta de empenho ou vontade de ler... Ontem fez uma semana que perdi uma das pessoas mais importantes da minha vida - minha mãe. Então, como conseguir ler frente a tanta dor e tristeza?

No entanto, a vida continua... e as nossas leituras também.
Aos poucos estou retomando os meus afazeres diários, bem como a minha rotina literária.

Voltando à MLI 2015, acabei lendo cinco livros e outro ficou incompleto:

- Enders, de Lissa Price
- O Mistério da Estrela, de Neil Gaiman
- O Palácio da Meia-Noite, de Carlos Ruiz Zafón
Fim, da Fernanda Torres (iniciei, mas não terminei)
- Muito mais que uma princesa, de Laura Lee Guhrke
- Seis Coisas Impossíveis, de Fiona Woods

O que achei de cada um?


Enders, da Lissa Price, achei um lixo! Sério mesmo gente! Nem vou perder tempo falando sobre esse livro. O primeiro volume da duologia é muito melhor! Não tem nem como comparar... O.o
Avaliação:

Quanto ao Mistério da Estrela, do Neil Gaiman, achei muito fraco. :/ É o segundo livro que leio do autor e que não vejo nada de mais. O tipo de livro que você não precisa ler na vida... Pois, não acrescenta nada. O Mistério da Estrela nada mais é que uma história de fantasia infanto-juvenil, "sem sal", que poderia ser muito melhor. Personagens fracos, história bobinha e forçada... Enfim, leia esse livro para uma criança de cinco anos de idade. Avaliação:

O Palácio da Meia-Noite, do Zafón, entrou para a lista dos livros mais fracos que li do autor. Não gostei. Bobo demais, coisas sem nexo, que ficam sem explicações plausíveis... Mais um que não indico, pois é perda de tempo. Avaliação:

Fim, da Fernanda Torres, não tem nada a ver com ela! É deprimente, forçado, chato. Li o primeiro "conto" e perdi a paciência para ler os outros. Mas, um dia, pretendo dar continuidade. Talvez quando eu estiver mais preparada para ler sobre a temática morte. Avaliação: farei depois que terminar de ler o livro inteiro.

Agora, Muito mais que uma princesa e Seis Coisas Impossíveis... Ownnnnn... Momento suspiros!! Fofos e deliciosos demais!


Muito mais que uma princesa, de Laura Lee Guhrke, é um romance de época. A personagem principal se chama Lucia e é a filha bastarda de um príncipe com uma cortesã italiana. Devido a isso, Lucia passou a maior parte de sua vida em escolas internas e conventos, sendo mantida longe de sua família. Mesmo assim, ela sempre deu jeito de se envolver em escândalos e colocar o nome do pai "na boca do povo". Então, não aguentando mais essa filha bastarda que vive aprontando... O seu pai decide que chegou a hora de a garota casar.
Porém, para escolher o futuro marido, o pai de Lucia contrata Sir Ian Moore, um renomado embaixador britânico. A partir de então, Ian passará pela impossível difícil tarefa de encontrar um marido compatível com Lucia que, mesmo não faltando pretendentes, é uma missão complicada encontrar um cavalheiro à altura de seu jeito livre e apaixonado de ser. Além disso, até ele terá que se controlar para não cair nos encantos da mocinha...

Esse livro é uma delícia gente! Não entendo como o deixei guardado na estante por tanto tempo!
A narrativa da autora é extremamente envolvente, fazendo com que você não consiga desgrudar de suas páginas! Os personagens são bem construídos e Lucia é uma mocinha "às avessas". É cheia de personalidade, fala o que pensa e não resiste a uma boa provocação. Ao mesmo tempo, é doce e querida quando a situação exige. E, quanto ao Ian... Aiii! Como quero aquele britânico para mim!! :p

Enfim... Se você gostar de romances de época, corra e leia esse livro! Pois, irá adorar!

Avaliação:

Outro que me pegou de surpresa foi Seis Coisas Impossíveis, de Fiona Woods.
Apesar de ser um livro infanto-juvenil, é bem escrito e delicioso de ler!


O personagem principal é um garoto de 15 anos, chamando Dan, que está com a vida de cabeça para baixo. O pai faliu a família, contou que era gay e deu no pé. Ele e a mãe, sem terem para onde ir, vão morar na casa de uma tia avó. Em vista disso, Dan precisa ingressar em uma nova escola, fazer novas amizades e encontrar o seu lugar nessa nova vida. O problema é que ele não sabe muito bem como lidar com todas essas mudanças bruscas. Pois, costuma ser um garoto tímido... Mais para nerd que para popular... 
Contudo, meio a tudo isso, uma coisa boa acontece... Ele descobre que ao lado de sua nova residência mora uma menina de sua escola - Estelle. E, então, aos poucos, a sua sorte começa a mudar...

Mesmo sendo mais do mesmo... Um garoto cheio de questões adolescentes, que se apaixona por uma menina... O livro consegue ser muito fofo e envolvente!
A narrativa da autora é super gostosa! Você fica louca para saber o que acontecerá no próximo capítulo!
Os personagens são bem desenvolvidos. A mãe de Dan é uma "figura" e os personagens secundários também são indispensáveis na trama! Até o cachorro de Dan é um personagem importante na história! E o jeito leve e despretensioso de ser de Dan, conquista o leitor a cada página.

Apesar de eu ter mais de trinta, Fiona Woods me conquistou com o seu jeito leve, doce e descontraído de escrever!
Se você gosta desse tipo de leitura, vá em frente! Pois, não irá se arrepender! :D

Avaliação:

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Então, em resumo, essas foram as minhas leituras referentes à Maratona.
Espero que a sua tenha rendido mais que a minha...

E, apesar dos pesares, foi uma delícia ter participado da brincadeira. \o/
Até uma próxima maratona Vítor! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!