3.6.16

Minha Vida na França

Minha Vida na França, de Julia Child, é a sua autobiografia, que foi escrita com a ajuda do sobrinho-neto de seu marido, Alex Prud'homme, onde ela narra como foi parar no mundo da culinária.


Julia Child (1912-1994) era uma americana, que se tornou famosa devido aos seus livros e programas culinários nos Estados Unidos. Fã da culinária francesa, Child tinha como meta ensinar as donas de casa americanas a prepararem os mais variados pratos franceses.

Mas, para chegar aí, foi bastante demorado e não foi uma jornada fácil...

A paixão por culinária começou quando o marido de Julia, que trabalhava para o Serviço de Operações Especiais do governo americano, foi transferido para Paris. Julia e Paul se conheceram através desse emprego nos Estados Unidos. Ela trabalhava na parte de arquivos e Paul em alguns projetos secretos – relacionados à Segunda Guerra Mundial. Em um dado momento, eles acabaram trabalhando no mesmo setor. Então foram se conhecendo, se aproximando e acabaram se casando.

Quando apareceu a oportunidade de transferência para Paul para a França, Julia arrumou as malas, deixou o trabalho, a família e partiu com o marido para a cidade das luzes.

Em Paris, Julia se apaixonou pela culinária local. - Não tem como não se apaixonar, né? - Ficou encantada com a cidade, com a cultura e com o modo de viver dos parisienses. Em pouco tempo, dominou o francês e começou a se aventurar nas escolas culinárias de lá.

Julia acabou ingressando à famosa Le Cordon Bleu, onde aprendeu a autêntica culinária francesa.
Com isso, ficou cismada em passar esse conhecimento para as cozinheiras americanas. Em vista disso, com a ajuda de sua amiga francesa, que se chamava Simca, iniciou o processo de escrever um livro de culinária, que ficou pronto oito anos depois e com mais de 700 páginas.

Contudo, Julia não tem a sorte em ficar em sua amada cidade – Paris – por mais de cinco anos. Paul acaba sendo transferido para outros locais da França e até para a Alemanha.

O transcorrer desses anos você acompanha com detalhes no livro. Julia narra como era o modo de viver em cada local, como eram as suas rotinas e fala, principalmente, sobre a sua grande paixão: as refeições.

Com o passar dos anos, Julia e Paul retornam aos Estados Unidos, onde ela consegue vender os seus livros de culinária e é convidada a fazer um programa de televisão. Com isso, fica muito famosa e até hoje é lembrada com muito carinho pelos americanos.

Aí vai uma “palhinha” de um de seus programas:


Mas Minha Vida na França é muito mais que uma biografia. É um livro escrito para os amantes de viagens e da boa comida! Você degusta, através de suas páginas, os melhores vinhos e saboreia refeições deliciosas. Você vivencia a França e morre de saudades de Paris, junto com Julia.

O livro é repleto de belas fotos - um lindo acervo que foi tirado e guardado com muito carinho pelo seu marido Paul.



Eu me deliciei nas páginas desse livro! Quando estive em Paris, passei pelos mesmos lugares que Julia frequentava. Inclusive, tirei fotos dos mesmos locais. Nostalgia pura!

Foto tirada por Julia, famosa escadaria no Montmarte - caminho para a Basílica "Sacré Coeur".


Foto tirada por mim, subindo as mesmas escadas, em direção à Basílica:


O único detalhe que achei ruim é que, por momentos, a leitura fica muito entediante. Você cansa das descrições detalhadas das refeições e das rotinas sem muito “quê” de Julia. Apesar de ter gostado do livro, eu levei meses para concluí-lo. Precisei intercalar com outras leituras, porque ficava muito entediada e me dava sono.
Contudo, foi uma leitura que valeu super a pena.

Ah! Se vocês quiserem assistir a um filme sobre a Julia Child, tem um que é gostoso, levinho e que, provavelmente, vocês já assistiram: Julie & Julia. O filme é inspirado em algumas memórias contidas nesse livro.


Após ter lido o livro, até me deu vontade de assistir ao filme novamente. Pois, faz alguns dias que terminei a leitura e estou morrendo de saudades de Julia.

Avaliação:



Skoob:
https://www.skoob.com.br/minha-vida-na-franca-67375ed74402.html


Sinopse:
Neste livro, escrito a partir do depoimento de Julia ao escritor (e seu sobrinho-neto) Alex Prud'Homme, está o delicioso relato dos anos em que a culinarista famosa viveu sua grande transformação de vida: de uma americana de classe média acostumada a comida "fast food" como qualquer conterrânea de sua época à estrela da cena gastronômica. 
Julia foi parar em Paris em função da vida profissional do marido, Paul Child, funcionário do governo dos Estados Unidos. Paul, mais velho que ela, já conhecia e era apaixonado pela França quando o casal desembarcou na Europa. Julia não tinha ideia do que encontraria, mas guardava uma secreta simpatia de ouvinte das histórias de Paul. 
"Minha Vida na França" condensa seis anos de descobertas, entre 1948 e 1954. Da travessia marítima até o Velho Continente ao primeiro bistrô. Do contato com o maravilhoso mundo das manteigas "com sabores" à estreia no Instituto Le Cordon Bleu. Tudo isso tendo como cenário a França, e Paris mais especificamente. Esse livro, acima de qualquer coisa, é uma saborosa declaração de amor ao país.


“Lembre-se: ninguém é mais importante que as pessoas. Em outras palavras, a amizade é o mais importante, não a carreira, nem o trabalho doméstico, nem o cansaço da gente. E precisa ser nutrida e conservada. Então fizemos as malas e partimos. E graças a Deus que tomamos essa decisão.”
Pág. 278

2 comentários

  1. Oi!
    Fiz uma troca de livros há uns dias e um dos que peguei se chama Julie & Julia. Agora fiquei pensando se é esse mesmo, mas com outro nome :O
    Achei interessante a premissa! Sonho em conhecer a França e amo boa comida haha acrdito que vou gostar da leitura, apesar dessas partes maçantes de descrições aparentemente desnecessárias.
    Lindíssima essa foto que você tirou <3

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Kemmy! Não... são livros diferentes. Mas, o filme, é inspirado em ambos.
      Humm, se você gosta de comer bem então irá amar a França!!
      Obrigada! :)
      Bjs!

      Excluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!

Últimos Instagrams

© Pensamento Tangencial. Design by FCD.