31.12.16

Retrospectiva Literária 2016!

Finalmente chegou o dia da tão aguardada Retrospectiva Literária!! \o/

Para quem não sabe, a Retrospectiva Literária é uma “postagem” coletiva, promovida pelo blog, que já está em seu sétimo ano!! :D


A Retrospectiva Literária tem por objetivo propiciar que os leitores vorazes façam um balanço dos livros lidos durante o ano e que, através de suas respostas, planejem o ano seguinte. E não é só isso! Através da Retrospectiva Literária você tem a possibilidade de divulgar o seu blog, conhecer outros blogueiros fanáticos por livros e fazer troca de muitas dicas bacanas de leituras!!

Bom, agora chega de explicações e vamos às minhas respostas!!


RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2016 

- A aventura que me tirou o fôlego: neste ano eu não li nenhum livro de aventura propriamente dito. Acredito que o mais próximo desse gênero foi “As Crônicas de Gelo e Fogo - Vol. 3 A Tormenta de Espadas”, do George R. R. Martin.

- O terror que me deixou sem dormir: não li nenhum terror.

- O suspense mais eletrizante: não li nenhum suspense muito empolgante que valha a pena ser citado.

- O romance que me fez suspirar: suspirar não é bem o termo, mas gente… que livro maravilhoso!! Tão bem escrito! Tão sensível! Tão tudo!! "Travessuras da Menina Má", do Mario Vargas Llosa.

- A fantasia que me encantou: o clássico “Contos dos Irmãos Grimm”, dos irmãos Grimm, claro. :-p

- A saga que me conquistou: na verdade, me conquistou há anos… "As Crônicas de Gelo e Fogo", de George R. R. Martin.

- O clássico que me marcou: "Jane Eyre", de Charlotte Brontë.

- A biografia que me inspirou: "Minha Vida na França", de Julia Child. Julia Child é muito amor!! (obs.: adicionei esse tópico agora gente)

- O nacional que adorei: não adorei, mas foi o único nacional que li neste ano “A Hora da Estrela”, da Clarice Lispector.

- O livro que me fez refletir: "O Leitor", de Bernhard Schlink. Gente, amei esse livro!!

- O livro que me fez rir: comecei ler "Menina de Vinte", da Sophie Kinsella. Mas, em vez de me fazer rir, achei a leitura enfadonha. Comecei e ainda não consegui concluir o livro… Durante o ano, não li mais nenhum livro do estilo...

- O livro que me fez chorar: "A menina que roubava livros", do Markus Zusak. Quem não chorou, atire a primeira pedra.

- O livro que me decepcionou: "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada", de J. K. Rowling, Jack Thorne, John Tiffany. Dinheiro jogado fora. :-( Que raiva desse livro!

- O livro que me surpreendeu: "O Leitor", de Bernhard Schlink.

- O livro que devorei: "O melhor lugar do mundo é aqui", de Francesc Miralles. Eu sempre devoro os livros do autor! Amooo!

- O livro que abandonei: "Post Mortem", da Patricia Cornwell. Tentei, tentei, mas não rolou.

- O livro que comecei, mas não terminei: neste ano foram vários!! O.o "Menina de Vinte", da Sophie Kinsella, "Grandes Esperanças", do Dickens, "Um Preço Muito Alto", de Carl Hart, "O Castelo nos Pirineus", do Jostein Gaarder. Mas pretendo retomar a leitura de todos.

- A capa que amei: "Quem Sabe Um Dia", da queridona Lauren Graham.

- A capa que detestei: O livro "Da Próxima Vez", do autor francês Marc Levy, merecia uma capa melhorzinha, né?


- O thriller psicológico que me arrepiou: não li nenhum livro desse estilo neste ano. :(

- A frase que não saiu da minha cabeça: --------

- O(a) personagem do ano: Ricardo, do livro "Travessuras da Menina Má", de Mario Vargas Llosa.

- O casal perfeito: Lucy e Mickey, do livro "Dançando sobre cacos de vidro", de Ka Hancock.

- O(a) autor(a) revelação: para mim foi o escritor alemão Bernhard Schlink, autor de "O Leitor". Quero ler todos os seus livros!! 

- O(a) autor(a) que mais esteve presente entre as minhas leituras: George R. R. Martin.

- O gênero literário que mais li: romance/drama.

- O gênero literário que preciso ler mais: terror e suspense.

- O melhor livro que li em 2016: neste ano, ficou impossível escolher um livro só. Os melhores livros que li em 2016 foram "O Leitor", "A Tormenta de Espadas" e "Travessuras da Menina Má".


Li em 2016 - do início ao fim - 22 livros. E li vários livros até a metade. Este ano tive uma ressaca literária pesada.

A minha meta literária para 2017 é: ler mais! Pois, foi assustador o quão pouco li em 2016. :-( Além disso, sigo com a mesma meta de sempre: diminuir a pilha de livros não lidos da minha estante.



*  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *

E você? O que leu de bom em 2016? Quais foram os melhores livros que você leu??

Aproveite para conferir as respostas dos participantes da Retrospectiva Literária 2016! Bora a aumentar a lista de desejados e conhecer outros viciados em livros!! :D

  1. Da Imaginação à Escrita
  2. SammySacional
  3. Prefácio
  4. Seguindo o Coelho Branco
  5. Attraverso le Pagine
  6. My Dear Library
  7. Sobre Leituras e Observações
  8. Fofocas Literárias
  9. Página da Leitura
  10. Coração de Tinta
  11. Leituras & Fofuras
  12. Mundo de Tinta
  13. Ana Kécia
  14. Sigo Lendo
  15. Um livro e nada mais
  16. Saleta de Leitura
  17. Na minha estante
  18. Para Sempre Leitora
  19. KraheLake
  20. Coruja em Teto de Zinco Quente
  21. Baseado em fatos literários
  22. Livros e Marshmallows
  23. Conjunto da Obra
  24. Escuta Essa
  25. Pensamento Tangencial

Obrigada a todos que participaram de mais uma Retrospectiva Literária!! \o/
Que 2017 seja um ano de leituras maravilhosas para todos!

4 comentários

  1. Oi Angélica, tudo bem?
    Ainda não li "O Leitor", mas gostei da adaptação para o cinema.
    Li 35 livros esse ano e estou com 6 parados aqui...
    Feliz 2017!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. oi ^^
    menina não li nada do que você leu, mas to querendo ler as crônicas de gelo e de fogo. na verdade já deveria ter lido faz tempo. tenho os três primeiros livros em casa.
    que a gente possa ler mais nesse ano de 2017.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Olá Angelica!
    Tudo bem? Adorei poder participar de sua retrospectiva este ano.
    Eu postei a Retropectiva Literária, mas acabei ficando um dia sem luz aqui na minha área em virtude de um temporal e fiz resumida no dia 31 e hoje eu atualizei.
    http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2016/12/retrospectiva-literaria-2016.html
    Um Feliz 2017!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi pessoal! Vou passar no blog de vocês para conferir. :D Beijos!!

    ResponderExcluir

Comente, participe dos bate-papos que rolam por aqui!!

Últimos Instagrams

© Pensamento Tangencial. Design by FCD.